Educação Bilingue de Excelência honra Tradição Luso-Britânica
A Queen Elizabeth’s School é uma escola com 88 anos de existência, que ministra o ensino bilingue da língua portuguesa e inglesa, desde a Creche até ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. A sua ação educativa centra-se nos princípios de uma formação humanista e holística, adaptada a cada criança, visando o desenvolvimento integral, o bem-estar, a inclusão, a realização pessoal e o bom aproveitamento escolar.
A fundadora Margaret Denise Eillen Lester, O.B.E., súbdita britânica, criou no dia 3 de novembro de 1935 a Queen Elizabeth’s School (Q.E.S.) como uma Escola bilingue para crianças portuguesas e nativas da língua inglesa residentes em Portugal. Os ideais que Denise Lester preconizou prendem-se com a promoção de uma educação bilingue desde tenra idade, de forma a que os alunos estudem estas duas línguas, assim como, sejam introduzidos à cultura e história de Portugal e do Reino Unido, de uma forma natural em ambiente escolar. Faz parte da cultura de escola da Queen Elizabeth’s School a preservação dos laços históricos e culturais entre estes dois países, constituindo esta escola um elo na aliança diplomática mais antiga do mundo com 650 anos de existência.
A fundadora da Q.E.S. pretendia que as celebrações culturais do Reino Unido não se perdessem, nomeadamente a celebração do Halloween, Guy Fawkes, Remembrance Day e participação dos alunos finalistas no Remembrance Sunday Service na Igreja Anglicana de St George’s (à Estrela), os Christmas Carols Concerts na quadra natalícia, a apresentação do Nativity Play escrito pela fundadora, a alusão ao dia de St.George’s, o Sports Day e a realização da viagem de finalistas do 4.º ano a Cambridge e Windsor.
Desde o ano letivo de 2013/2014, que esta escola segue um modelo integrado de ensino bilingue, em todas as valências, recorrendo a uma metodologia aplicada em alguns países da União Europeia no domínio da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos, denominada Content Language Integrated Learning. Além das orientações pedagógicas recomendadas para a valência da Creche, segue também as orientações curriculares do Jardim de Infância e do currículo oficial do 1.º Ciclo do Ensino Básico Português, sendo lecionadas as disciplinas da Cambridge Primary Programme: Cambridge Primary English as a Second Language, Mathematics and Science.
A dimensão internacional da Queen Elizabeth’s School é patente enquanto Cambridge International School e Cambridge Primary School da Cambridge Assessement International Education.
Além dos Clubes de Inglês e do Clube de Férias em julho (programa praia/campo), a instituição proporciona aos alunos como atividades extras, aulas de piano e canto, neste caso em particular, quando tal é solicitado pelos encarregados de educação, e várias modalidades desportivas, designadamente: ténis, futebol, karaté, natação, patinagem e ballet (método da Royal Academy Of Dance).
Os alunos que frequentam as aulas de piano podem realizar um exame de Música, adequado às suas faixas etárias, que vai do nível preparatório até ao nível 2 da Associated Board of the Royal Schools of Music, líder mundial na área de avaliações e exames de Música de quatro dos mais prestigiados conservatórios do Reino Unido: Royal Academy of Music e Royal College of Music, ambos em Londres; Royal Northern College of Music, em Manchester e Royal Scottish Academy of Music and Drama, em Glasgow.
A escola é ainda centro de exames da Cambridge English, prepa rando os alunos para a realização dos Young Learners English Tests (Pre A1 Starters, A1 Movers e A2 Flyers), B1 Preliminary for Schools, B2 First for Schools, C1 Advanced e C2 Proficiency; do Trinity College London – Trinity Stars Young Performers in English Award. Os níveis acima do Flyers destinam-se aos antigos alunos que frequentam os Clubes de Inglês, em horário extralectivo. Nesta instituição é dada especial relevância tanto à educação para os valores, como ao exercício de uma cidadania ativa, que prepare as crianças para a riqueza da diversidade cultural e religiosa.
Além disso, fomenta-se a promoção da dignidade da pessoa humana e dos seus direitos, em especial os das crianças, o apelo à solidariedade social, à paz, e ao voluntariado na constru ção de um mundo melhor e mais fraterno. Assim, a convivência das crianças com outras culturas e religiões é fundamental porque se alargam horizontes e novas experiências que as ajudam a compreender melhor a globalização da economia, numa sociedade cada vez mais inclusiva e que dá expressão às necessidades de interesse geral dos cidadãos num estado de direito democrático.
Certamente, a Educação Moral Religiosa e Católica é intrínseca à formação de carácter que acompanha o crescimento das crianças. Os alunos são preparados para receber os sacramentos da iniciação cristã pelo Prior da Paróquia de S. João de Brito, Reverendo Padre João Valente. Apesar de a Queen Elizabeth’s School se identificar como uma escola católica, reconhece e valoriza outras confissões religiosas como fonte de crescimento interior e diálogo ecuménico.
Esta escola valoriza o ensino artístico enquanto forma de expressão da liberdade de pensamento e criatividade dos alunos. Portanto, na Educação Pré-Escolar e Creche é adotado um modelo de imersão parcial no ensino do Inglês, sendo as expressões dramática e musical usadas como instrumentos de excelência na aprendizagem desta língua.
A Q.E.S. tem vindo a participar em parcerias no âmbito de programas de intercâmbio educativo e cultural, a nível internacional e nacional, tendo coordenado duas parcerias multilaterais entre escolas europeias no programa setorial COMENIUS.
Os seus 88 anos ao serviço da educação têm sido reconhecidos nos bons resultados escolares alcançados pelos alunos quer a nível do Currículo Nacional Português, quer a nível dos resultados obtidos em Exames Internacionais, o que é motivo de regozijo para toda a comunidade educativa.
Este mural coletivo foi apresentado e inaugurado pela Vereadora da Cultura, Engenheira Laura Galão, pelo coordenador do projeto, Dr. Ricardo Branco, e pela professora de artes plásticas, Ms. Ana Nunes, a 31 de agosto de 2024, no Museu da Tapeçaria, em Portalegre, por ocasião da 3.ª edição da bienal de cultura “III Encontros de Cultura do Alto Alentejo 20|30”. O evento, organizado a convite da Câmara Municipal de Portalegre e inserido no programa oficial das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. O projeto será candidato ao prémio “Young European Heritage Makers” em 2025, uma ação pan-europeia conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia que, desde 2018, está inserida no programa das Jornadas Europeias do Património | European Heritage Days, este ano subordinado ao tema: “Rotas, Redes e Conexões”. Este terá como objetivo primordial promover o reconhecimento e uma maior ligação das gerações mais novas ao seu vasto património cultural (material e imaterial), incluindo valores e direitos fundamentais e constitucionais, como o da liberdade de expressão, aqui representado. O mural é composto por 260 azulejos tradicionais portugueses 14×14 da Aleluia Cerâmica em Aveiro, pintados à mão por 36 alunos do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico da Queen Elizabeth’s School em Lisboa no ano letivo de 2023/24, em parceria com o Museu Nacional do Azulejo em Lisboa e coordenado pelo projeto de Cooperação Europeia – DIVA´s – Digital and Imaterial Village´s Archives | Arquivo digital e Imaterial da Comenda. (NUTS PT186). |