Metodologia Educativa Inovadora: Aprendizagem Ativa e “Fora de Portas”
Com um projeto educativo centrado no aluno, o Colégio Santa Maria promove uma prática pedagógica que fomenta não só o desenvolvimento académico, mas também o crescimento pessoal de cada aluno. Em entrevista, a diretora, Maria Núncio, revela de que forma esta abordagem continua a formar cidadãos autónomos e afetivos, com sentido crítico e preocupados com o bem comum.
Perspetiva Atual: O Colégio Santa Maria (CSM) é uma instituição com mais de duas décadas de História. Assim, considerando a herança prestigiante da escola, como é que o passado influencia os princípios e metodologias educativas que a escola transmite aos alunos no presente?
Maria Núncio: De facto, o CSM completa este ano 25 anos de história e congratulamo-nos muito com esta herança. Estamos, há 25 anos, a formar alunos de excelência. Na nossa pedagogia, o aluno é o centro, e o objetivo da educação é ajudar cada um a desenvolver ao máximo os seus próprios talentos e potencialidades. Olhamos para cada aluno como um ser único e atual, com todas as suas particularidades, com a sua história pessoal e inserido no mundo em que vive.
Há valores e princípios fundamentais do Colégio, portanto é um grande privilégio podermos basear-nos no passado e na experiência de pessoas que fazem parte do CSM desde a sua fundação, adaptando a nossa prática pedagógica àquilo que são os desafios dos alunos de hoje. Ser Educador, ser professor, implica uma reeducação e atualização constantes. Os nossos professores não ficaram no passado das metodologias. Estão diária e anualmente a formar-se, em busca de dinâmicas e instrumentos de trabalho mais atuais, sempre com uma mão no passado e outra no futuro. Os alunos têm aulas de TIC, desde o 1º ciclo até ao 9º ano, com dois professores em sala, procurando responder aos desafios informáticos do nosso tempo. Nestes últimos três anos, reformulamos o paradigma de avaliação, tentando olhar para a progressão e o caminho de crescimento de cada aluno, nesta sociedade em constante mudança.
Em busca de uma formação humana de excelência, procuramos estar sempre em constante atualização sem esquecer a nossa história e exemplo disso são as nossas Jornadas de formação pedagógica em que, anualmente, nos obrigamos a parar, a refletir e a melhorar a nossa prática pedagógica.
PA: A oferta educativa do Colégio estende-se desde o pré-escolar até ao terceiro ciclo do Ensino Básico. Como é que estas opções educativas são estruturadas e constantemente atualizadas para potencializar uma sólida formação académica dos jovens?
MN: O CSM apresenta uma oferta educativa desde os 3 anos ao 9º ano do ensino Básico, sendo um projeto de continuidade pensado e estruturado para 12 anos. A interligação entre os diferentes ciclos permite uma formação integral dos nossos alunos, com uma gradação de autonomia e de exigência proporcionais ao seu desenvolvimento e crescimento.
Introduzimos, no pré-escolar, a metodologia do Trabalho de Projeto que progride até aos Projetos Interdisciplinares no 2º e 3.º ciclos, terminando com uma Cimeira, em que os alunos apresentam, em inglês, a toda a comunidade educativa, estratégias de interligação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para dar resposta aos dezassete ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), tendo como principal foco a erradicação da pobreza, a sustentabilidade e as parcerias em prol das metas a alcançar. Valorizamos uma aprendizagem ativa e fora de portas, sendo uma das nossas atividades mais marcantes uma semana de acampamento, com aulas no exterior e muitas atividades de desafio pessoal e de formação pessoal e espiritual, na Quinta de São Francisco, no concelho de Viseu. Iniciámos também um intercâmbio internacional com um colégio em Frankfurt e outro em Madrid, com trocas de alunos e de experiências.
O Currículo foi pensado para reforçar as disciplinas estruturais, Português e Matemática, com uma rede de apoios académicos pensados para alunos com mais dificuldade, mas também para alunos de excelência que precisam de motivação extra (Motivation Plus). Além disso, valorizamos o inglês, desde o Pré-escolar ao 9º ano, com muitos alunos a realizarem os exames da Cambridge desde Young Learners até ao First Certificate (B2).
O nosso currículo tem uma forte aposta nas ARTES e no DESPORTO, muito presentes no dia a dia. Participamos em vários torneios desportivos, sem esquecer o já famoso “Corta-mato” no Jardim da Estrela, onde, até os pais podem participar numa corrida!
PA: Um fator diferenciador no Colégio Santa Maria é a pedagogia inovadora adotada, que se baseia na experiência pedagógica do Padre Kentenich. De que forma esta prática educativa, resumida em cinco categorias fundamentais, contribui para formar cidadãos abertos ao novo mundo, ligados a ideais e vinculados intimamente à comunidade?
MN: O Colégio de Santa Maria pertence a uma rede de Colégios (Fundación Pentecostés), composta por 13 colégios (Portugal, Espanha e América do Sul), cuja missão é dar uma educação de qualidade e excelência, tendo por base a espiritualidade e pedagogia do fundador do nosso Modelo Pedagógico, o Padre José Kentenich, para quem “Educar outro é, nada mais nada menos, que ajudá-lo a percorrer o caminho que o levará à sua plena realização pessoal”.
As cinco categorias pedagógicas são a base deste modelo pedagógico global e integral, onde o objetivo principal é a formação de alunos com personalidades livres, responsáveis, autónomas, alegres, afetivas, com apurado sentido crítico e preocupadas com o bem comum. Valorizamos a criação de um vínculo forte entre o educador e o aluno (Pedagogia da Vinculação e Pedagogia da Confiança) o respeito pela originalidade de cada aluno e a procura do seu próprio ideal. (Pedagogia do Ideal). Queremos ajudar cada aluno a crescer e a aprender, a descobrir e a potencializar todos os seus dons para atingir aquilo o seu ideal para ser um Homem capaz de se adaptar e transformar, construindo assim, um mundo melhor. (Pedagogia do Movimento)
Tendo por base a relação de confiança e o vínculo que cria com os seus professores, o aluno é levado a fazer o seu caminho de crescimento e autoconhecimento, para atingir a sua excelência. Com esta relação forte com os docentes, a par de uma relação de tutoria com um adulto mais significativo para ele, o aluno consegue ter a confiança para procurar, com liberdade, o seu ideal. Seguimos a pedagogia de uma presença forte na vida de cada aluno e por isso, os educadores do Pré-escolar e professores de 1º Ciclo são figuras de referência e, a partir do 5º ano, cada turma tem dois tutores com tempos letivos dedicados especificamente à tutoria, individual ou em grupo.
PA: As atividades extracurriculares prosseguem os grandes objetivos do projeto educativo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos. Quais são as principais atividades oferecidas pelo colégio, e como é que estas opções complementam o currículo académico?
MN: No Colégio de Santa Maria oferecemos um grande número de propostas extracurriculares, para proporcionar ao aluno a oportunidade de descobrir e desenvolver os seus talentos e as suas potencialidades a par das competências e dos conteúdos trabalhados em sala.
Mais do que isso, trazemos algumas atividades extra-curriculares para dentro do currículo normal, através das chamadas “Ofertas de Escola”, onde cada aluno escolhe duas de entre várias atividades. É mais uma oportunidade de pôr os seus talentos a brilhar ou até desenvolver novos talentos, visando a tal formação integral de que falámos atrás.
Se o curriculum formal é definido pelos professores, as escolhas das ofertas curriculares são dos alunos (com supervisão das famílias), que assim podem ir focando em áreas de interesse ou em dimensões que gostavam de aprofundar (literacia financeira, culinária, costura, teatro, oficina multimédia, programming, robótica, ukelele, coro, desporto).
Voltando ao campo das Atividades extracurriculares, temos tentamos ter um leque variado, musicais, artísticas e desportivas, como: natação, judo, iniciação ao ténis, futebol, skate, ballet criativo, acrodance, ginástica acrobática/trampolins, atelier de barro, skills, inventors, inglês, guitarra, piano, percussão, canto, classe de sopros e Bing Band. Tentamos, desta forma, ajudar também as famílias logisticamente, podendo proporcionar diversas atividades no mesmo espaço escolar, com professores da nossa confiança.
PA: De que forma o Colégio integra a dimensão religiosa e pastoral no quotidiano escolar, garantindo que os alunos vivenciam e refletem sobre os valores cristãos? Quais são as iniciativas levadas a cabo para promover a alegria e a comunhão entre a comunidade educativa?
MN: Para nós, ser um colégio católico implica não separar a vivência religiosa do comum de cada dia. Por isso, somos um colégio Católico de uma forma orgânica, ou seja, a vivência religiosa faz parte da vida e acompanha os seus ritmos, estimulando uma relação próxima com Deus e Nossa Senhora (Pedagogia da Aliança).
No CSM todas as turmas do colégio começam o seu dia com a oração da manhã, num momento de partilha, entrega e agradecimento. Através de diversas propostas, atividades e momentos, a Pastoral convida os alunos a vivenciarem experiências de fé, de reflexão e de trabalho comunitário e social.
Exemplos destas atividades são: as missas semanais (facultativas), onde os alunos gostam de participar, muitas vezes com um papel ativo (ler uma leitura, fazer parte do coro, ser acólito); a peregrinação a Fátima de toda a comunidade, que é um dia fabuloso, em que vamos agradecer a Nossa Senhora de Fátima, Padroeira de Portugal e do Colégio de Santa Maria, todos estes alunos e famílias que em nós confiam; as aulas de Religião, desde os 3 anos ao 9º ano; os grupos de vida dos rapazes e raparigas do 2º e 3º Ciclos; a preparação para a 1ª Comunhão, como um marco inesquecível da vida dos nossos alunos do 3º ano, e todas as campanhas de solidariedade e apoio a quem precisa mais (Banco alimentar, banco de bens doados, Casa de São Francisco…), com propostas de crescimento espiritual, sobretudo nos tempos de Advento e Quaresma e muitas outras atividades, onde podemos ter a mão de Nossa Senhora. As famílias são grandes aliadas neste projeto e são convidadas a integrar todas estas atividades. Colaboram na preparação da 1ª Comunhão, participam nas Missas e podem acompanhar o crescimento espiritual dos seus filhos, na catequese, nas vivências normais do calendário litúrgico (Advento, Natal, Quaresma, Páscoa), bem como em outros momentos mais ligados à nossa pedagogia Mariana (peregrinação anual a Fátima, mês de Maria – maio).
Para terminar, considero que uma das grandes mais valias do Colégio de Santa Maria é o ambiente que se vive e se sente entre toda a equipa e com toda a comunidade educativa, criando as condições favoráveis para um compromisso profissional de docentes e não docentes, que se reflete diretamente nos alunos.
Temos uma equipa de colaboradores motivados e entregues a este projeto e a cada aluno com quem se cruza. Queremos que este ambiente seja humano e de acolhimento a todos, com uma proposta de vida para cada uma das pessoas que aqui vem diariamente: Alunos, Colaboradores e Famílias.