Uma Escola Integrada e Dotada de Paralelismo Pedagógico
Como referências de educação particular e cooperativa, o Grande Colégio da Póvoa de Varzim e o Colégio de Amorim disponibilizam um currículo coeso e abrangente, que vai desde a Creche até ao Ensino Secundário. Rui Maia, diretor, explica como, alinhados por uma missão educativa que prioriza o rigor e a inovação, estas instituições apostam na formação integral dos alunos, respondendo ativamente aos desafios da sociedade contemporânea e promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e cultural.
Perspetiva Atual: O Grande Colégio da Póvoa de Varzim e o Colégio de Amorim, tal como o Colégio Jardim das Cores, são estabelecimentos de ensino particular e cooperativo integrados num Complexo Colegial. Assim, quais são a missão, os valores e os princípios orientadores que norteiam estas instituições? De que forma estes ideais se refletem no quotidiano escolar?
Rui Maia: A nossa ação educativa pauta-se pelo rigor e coerência de um projeto que visa corresponder aos desafios de uma sociedade em constante transformação, proporcionando aos nossos alunos todas as condições necessárias aos seu pleno e harmonioso desenvolvimento, desenhando projetos que lhes permitam assumir, no futuro, a condição de cidadãos ativos e de pleno direito.
Fomentamos estes ideais através da implementação de uma cultura de responsabilidade na defesa e melhoria contínua dos serviços prestados, bem como do envolvimento efetivo e da participação ativa de todos os agentes educativos.
A nossa missão é um exercício diário do nosso compromisso, plasmado no ideário de nosso Projeto Educativo.
PA: O Grande Colégio da Póvoa de Varzim possui uma oferta educativa que vai desde a creche até ao primeiro ciclo do Ensino Básico, enquanto o Colégio de Amorim cobre do segundo ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. Como é que este extenso currículo visa o desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os adequadamente para o futuro?
RM: A formação do aluno é um processo integral. Neste sentido, perspetivamo-lo com base num respeito muito grande pela trajetória pessoal do aluno, pelas suas preferências e interesses. Preocupação que derrama num sistema de ensino integrado. Os projetos por nós desenvolvidos pretendem abarcar a totalidade do “ser em devir” – nas suas múltiplas dimensões – cognitiva, física, emocional, afetiva e cultural – e sustentam-se em processos educativos contextualizados, interativos, com foco na singularidade do aluno.
Consideramos a continuidade educativa, e consequente articulação curricular entre os diferentes níveis de ensino, como uma mais valia. Conhecemos muito bem, e desde muito cedo, os nossos alunos e as suas famílias.
A complementaridade educativa entre ciclos traduz-se numa evolução do processo educativo do aluno, o que demanda muita coerência e inovação a toda a nossa equipa pedagógica. Simultaneamente, exige um delicado, desejado, imprescindível, coerente e refletido equilíbrio no que se refere ao “sempre a acontecer” das exigências da sociedade atual.
É através de um diálogo esclarecido e construtivo – inter e intra equipas – que construímos um currículo de sucesso e que preparamos os nossos alunos para o futuro.
PA: Além do tradicional projeto educativo, os Colégios possuem uma variada oferta complementar. De que forma as atividades extracurriculares contribuem para a valorização pedagógica das instituições e fomentam o enriquecimento artístico, cultural e científicodos jovens?
RM: A nossa oferta ao nível das atividades extracurriculares constitui-se como um verdadeiro complemento à oferta curricular e perseguem o mesmo princípio: contribuir para a formação integral dos nossos alunos, fortalecer as suas competências académicas, ampliar os seus horizontes culturais e promover a sua inserção na sociedade.
Todos os nossos alunos se devem deixar contagiar pelos diversos “verbos da vida”: ser; estar; sentir; ver; experimentar; descobrir. Compete-nos inundá-los de experiências e oportunidades que promovam essa vivência. Não podemos esquecer um dos elementos importantes desta equação, que se prende com o incremento da interação e inter-relação da tríade família/colégio/comunidade. As nossas atividades extracurriculares (área desportiva: Natação, Futebol, Judo, Padel, Karaté, Ténis, Yoga | área artística e cultural: Hip Hop, Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Guitarra Clássica, Piano, Violino, English Plus | área científica: Robothink, The Inventors, Xadrez) completam a formação educativa oferecida no currículo de cada ciclo de estudos, emanada no Projeto Educativo.
Cada uma delas é ocasião de aprendizagem autónoma, complementar ao currículo formal e traduzem-se em efetivas oportunidades de desenvolvimento pessoal e interpessoal dos alunos que ocorrerem no âmbito de relações dinâmicas e recíprocas nos contextos em que decorrem.
PA: Quais são os principais protocolos e colaborações que têm com outras instituições de ensino, empresas ou indústrias? Como é que esta rede de parceiros beneficia os alunos?
RM: O Complexo Colegial desenvolve parcerias com diversas entidades dos territórios em que se encontra inserido. Esta relação é benéfica nos dois sentidos, assume ganhos bilaterais porque emana da reciprocidade de esforços e da comunhão de propósitos.
Acolhimento e reforço de formação com organismos oficiais e instituições de ensino: Universidade do Minho; Instituto Politécnico de Viana do Castelo / Escola Superior de Educação; Escola Superior de Educação Jean Piaget; Escola Profissional de Vila do Conde; Instituto de Emprego e Formação Profissional da Póvoa de Varzim; Instituto de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo; Centro de Formação Talento.
No nosso Plano Anual de Atividades, de acordo com os projetos em curso para o ano letivo, estabelecemos protocolos com entidades do território: Lipor; Biblioteca Municipal; Companhias de Teatro, Centro de Ciência Viva; Departamento de Educação e Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
Realização de Caminhadas Solidárias (valorização da solidariedade), a favor da Liga Portuguesa Contra o
Cancro. Este evento é fortemente dinamizado pela nossa comunidade educativa, com a colaboração efetiva e afetiva dos nossos professores, alunos, pais e colaboradores.
Participação do Coro Colegial nos Concertos de S. Martinho (valorização da vertente artística e cultural), levada a cabo pelo Póvoa Andebol Clube. Mais de 140 alunos pisam, anualmente, o palco do Cine-Teatro Garret (Póvoa de Varzim), acompanhando bandas e músicos portugueses de referência (Vitorino, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Teresa Salgueiro, Tim (Xutos e Pontapés), Carlão, Camané, GNR, Rodrigo Leão, Janita Salomé, Ana Moura), o que se traduz numa vivência muito rica quer para os nossos alunos como para os artistas. Este ano iremos participar novamente deste grande evento, que vai já na sua oitava edição.
Promovemos, ainda, intercâmbios com diversos clubes: Clube Desportivo da Póvoa, Varzim Sport Club, Póvoa Futsal Clube, Clube Naval Povoense, Ginásio Clube Vilacondense, Vila do Conde Kayak Clube, Clube Fluvial Vilacondense, Rio Ave Futebol Clube, entre outros.
PA: Quais são os objetivos e projetos que planeiam implementar no futuro para conseguir continuar a dar resposta e a adaptarem-se às mudanças iminentes no panorama educacional? Existem áreas específicas de expansão ou desenvolvimento que pretendem priorizar?
RM: Pensamos que a resposta a esta questão parte, necessariamente, dos alunos. Da auscultação dos seus interesses e necessidades. Os nossos alunos são o nosso “barómetro”, deles nascem os indicadores dos projetos que é necessário implementar. A construção do futuro está nas suas mãos. Nas nossas, as ferramentas para que possam concretizá-lo “à sua medida e feição”.