Governo cria grupo de trabalho para combater bullying nas escolas

O Governo decidiu criar um grupo de trabalho para combater o bullying nas escolas, que irá apresentar os primeiros resultados em dezembro, anunciou a ministra da Juventude e Modernização.

Durante uma reunião na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes explicou que o grupo inclui uma “personalidade de reconhecido mérito” e representantes das direções gerais de Educação e dos estabelecimentos escolares e dos gabinetes dos Ministérios da Juventude e da Educação.

Este grupo irá “estudar o fenómeno”, propor uma “campanha nacional sobre os efeitos devastadores do ‘bullying'” e propor a criação de “materiais para todos os intervenientes no meio escolar, guiões para técnicos e docentes e infografias para os alunos”, bem como “recomendações concretas para o próximo ano letivo” e uma proposta de um “mecanismo eficaz de denúncia”, disse a ministra aos deputados.

Em declarações à Lusa, a governante explicou que, até dezembro, o grupo deve “preparar uma campanha nacional de combate e prevenção do bullying”, fazer “um guião do ponto de vista operacional para os assistentes operacionais para saber como atuar” entes casos, um guião para professores e informações aos estudantes, para “compreenderem se são potenciais vítimas de bullying, mas também os colegas que estão à volta”.

Será também feito um documento infográfico sobre “o que é que é bullying, o que é que devem fazer, com quem é que devem falar. Esta dimensão é muito importante”, explicou a governante. “Uma outra tarefa deste grupo vai ser propor um canal de denúncia deste tipo de situações” e será “feito também um inquérito” que faça “um diagnóstico da situação atual”, disse Balseiro Lopes.

About Post Author

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Investigadores do Porto exploram soluções sustentáveis através da química verde

Enquadramento da investigação O Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) é uma Instituição de Gestão e um Pólo da...

“O MED destaca-se pela multidisciplinaridade e pela capacidade de integrar saberes da agricultura, ambiente e sustentabilidade”

A partir de Évora, com raízes em Beja e Faro, o MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e...

OKEANOS implementa dois projetos que redefinem a monitorização e a sustentabilidade da pesca

O OKEANOS, Instituto de Investigação em Ciências do Mar, está a desenvolver projetos que prometem transformar a sustentabilidade e a...

O futuro da investigação em Matemática na visão do CMUP

No Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), a Matemática traça os caminhos do futuro. Nesta entrevista, Helena Reis,...

Fazer ciência diferente: Explorar a matéria em todas as suas formas

O Instituto de Física para Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP) transforma ciência fundamental em soluções...