Um Colégio para Todos onde impera a Excelência e a Personalização do Ensino

O INED destaca-se pela sua abordagem educativa singular, que une inovação pedagógica e personalização do ensino, mantendo um forte compromisso com a inclusão e a internacionalização. A nova Direção Pedagógica, composta por Mariana Vilar e Stephanie Peixoto, revisita os valores e práticas que uniformizam a educação, adapta metodologias ao desenvolvimento e ritmo de cada aluno, enfatizando a importância da colaboração entre a escola, a família e a comunidade. Assim, procura-se continuar a formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios globais.

Perspetiva Atual: O Colégio INED iniciou a sua atividade em 1998. Desde então, como se tem destacado no panorama educacional nacional? Quais são os valores que distinguem e guiam a prática pedagógica?

Direção Pedagógica: Desde a sua fundação em 1998, o Colégio INED tem-se destacado no sistema educativo com foco na educação integral e na inovação. Destaca-se a missão na inclusão, na diversidade cultural e na internacionalização, de forma a preparar os alunos para a construção dos seus projetos individuais e sustentáveis no futuro.

PA: Efetivamente, o projeto educativo do INED, sendo orientado para a qualidade e excelência, assume características que o diferenciam dos demais. Quais são os principais fatores que tornam esta pedagogia única?

DP: A pedagogia do INED baseia-se na individualização do ensino e no uso de tecnologias, promovendo uma aprendizagem diferenciada e inclusiva. Os professores aplicam metodologias adaptadas às necessidades de cada aluno, utilizando estratégias como trabalho em grupo, projetos e ensino colaborativo. A avaliação contínua e personalizada complementa este modelo, proporcionando feedback construtivo que fomenta o desenvolvimento académico e pessoal. Destaca-se também a relação de proximidade entre alunos e professores, que promove um bom ambiente escolar e é na construção desta relação de confiança que as estratégias se vão aplicando num processo natural, ao longo do percurso escolar dos alunos.

PA: Considerando que a oferta formativa do Colégio vai desde o 2.º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário, de que forma é que este modelo educativo inovador é adaptado aos diferentes ciclos de estudos?

DP: O currículo do Colégio INED é estruturado, incluindo formação complementar dividida pelos ciclos de ensino, que assegura uma progressão gradual do conhecimento e estimula os alunos a desenvolver metodologias de projeto ao longo do percurso escolar, dando resposta às premissas do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

PA: Além disso, as famílias e a comunidade são também pedras basilares deste projeto. Assim, como é que o INED promove a sinergia entre a escola, a família e a comunidade? Como é que esta articulação estreita impacta o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes?

DP: A colaboração entre a escola, a família e a comunidade é um pilar fundamental do projeto educativo do INED. Através de sessões, eventos e atividades o colégio promove uma articulação constante que fortalece os laços entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta sinergia contribui para o desenvolvimento académico, emocional e social dos alunos, criando um ambiente de apoio e proximidade. As famílias são convidadas a participar nos projetos dos seus educandos e aderem muito positivamente, com frequentes contributos que merecem a nossa atenção e que estreitam a nossa comunicação.

PA: Esta pedagogia é complementada com o Serviço de Psicologia e Orientação. Qual é a importância deste acompanhamento em permanência?

DP: O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), coordenado pela Dra. Ana Cunha, desempenha um papel crucial na educação inclusiva e na construção de metodologias adaptadas no INED, oferecendo apoio especializado a alunos e famílias. A equipa do serviço colabora com os docentes para identificar as necessidades específicas dos alunos e elaborar planos de intervenção personalizados, assegurando que todos os alunos recebem o apoio necessário para atingir o seu pleno potencial. Participa em todos os projetos do Colégio, dando contributos essenciais e foco ao desenvolvimento holístico dos alunos e à estimulação de um ambiente de escola saudável.

PA: Não obstante, o INED dispõe de programas que promovem tanto a mobilidade internacional do corpo docente e discente, como o intercâmbio de conhecimentos. Tendo em conta o contexto atual, como é que estas iniciativas beneficiam os alunos e professores?

DP: O INED é uma instituição acreditada e desenvolve a sua estratégia de internacionalização em programas Erasmus+ e eTwinning. Estes projetos permitem que os alunos desenvolvam projetos com alunos de outras escolas europeias e que os professores aprendam metodologias e inovadoras e as possam aplicar no nosso contexto escolar. Estas iniciativas promovem a troca de experiências e o desenvolvimento de competências interculturais, de sustentabilidade ambiental, transformação digital, empreendedorismo e responsabilidade social. Os projetos internacionais também reforçam as soft skills, como o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a comunicação.

PA: A inauguração das novas instalações do Colégio, permitirá albergar mais dois ciclos de ensino. Além deste projeto, quais são os planos para o futuro? Qual é a linha estratégica adotada pela Direção?

DP: A inauguração das novas instalações marca uma fase de expansão, abraçando a creche, o pré-escolar e o 1.º Ciclo. Para o futuro, o INED continua focado no desenvolvimento holístico, na inovação pedagógica e na personalização do ensino. A aposta na integração de tecnologias e na formação contínua de professores reforça o nosso compromisso com o futuro dos nossos alunos e na melhoria contínua da oferta educativa. A internacionalização e a inclusão mantêm-se como eixos estratégicos fundamentais, visando formar cidadãos preparados para os desafios do século XXI.

About Post Author

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Investigadores do Porto exploram soluções sustentáveis através da química verde

Enquadramento da investigação O Grupo de Reação e Análises Químicas (GRAQ) é uma Instituição de Gestão e um Pólo da...

“O MED destaca-se pela multidisciplinaridade e pela capacidade de integrar saberes da agricultura, ambiente e sustentabilidade”

A partir de Évora, com raízes em Beja e Faro, o MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e...

OKEANOS implementa dois projetos que redefinem a monitorização e a sustentabilidade da pesca

O OKEANOS, Instituto de Investigação em Ciências do Mar, está a desenvolver projetos que prometem transformar a sustentabilidade e a...

O futuro da investigação em Matemática na visão do CMUP

No Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP), a Matemática traça os caminhos do futuro. Nesta entrevista, Helena Reis,...

Fazer ciência diferente: Explorar a matéria em todas as suas formas

O Instituto de Física para Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP) transforma ciência fundamental em soluções...