Centro de Senologia e Ecografia comemora mais de 40 anos na luta contra o cancro da mama
Fundado em 1983, em Coimbra, pelos radiologistas Dário Cruz e José Meireles e Silva, o Centro de Senologia e Ecografia (CSE) acompanha a evolução do diagnóstico do cancro da mama em Portugal. “Vários estudos confirmam o aumento da incidência da doença em mulheres com menos de 50 anos, um dos quais revela um aumento de 80% entre os anos de 1990 e 2020. Face ao prolongamento da esperança de vida é fundamental que mulheres mais idosas também sejam incluídas em programas de diagnóstico precoce”, alerta José Leão, o Diretor Clínico do CSE. “Ao contrário dos programas de Rastreio Populacional, que têm de ser idênticos para todas as mulheres, o nosso objetivo é aconselhar um seguimento personalizado, tendo em conta a história pessoal e familiar, a estrutura da mama, entre outros fatores”.
O Centro de Senologia e Ecografia (CSE) está nas atuais instalações da Avenida Calouste Gulbenkian desde 1990. Dário Cruz (1933-2016), natural de Trás-os-Montes, pioneiro da mamografia em Portugal, iniciou e dirigiu, durante 24 anos, o Departamento de Radiologia IPO de Coimbra de Francisco Gentil.
O atual Diretor Clínico do Centro é José Leão e conta com quatro sócios, todos médicos radiologistas: José Leão, Elisabete Pinto, Luís Cruz e Manuela Gonçalo, sendo a última responsável pelo Setor de Mamografia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Além destes, colaboram mais três médicos, com experiência em várias áreas da radiologia: Artur Costa, Pedro Rabaça e Olga Vaz.
Através da disponibilização de tecnologias avançadas, o CSE foi dos primeiros espaços de saúde a facultar Mamografia Digital e Tomossíntese Mamária, esta desde 2012, também conhecida como Mamografia 3D, uma técnica que melhora significativamente a deteção de anomalias, especialmente em mamas densas e com predomínio fibroso. O Centro dispõe agora de dois mamógrafos, da Fujifilm e da Hologic, ambos equipados com Tomossíntese.
“Outro serviço do CSE é a realização de biópsias mamárias guiadas por ecografia e por mamografia (estereotáxia), sendo um dos poucos centros privados com esta última capacidade. Para além da mamografia, o Centro possui três aparelhos de ecografia com sondas diversificadas, nomeadamente endocavitárias, permitindo todos estes a realização de estudos com Döppler e um com elastografia. O CSE está também equipado com densitometria óssea de última geração”, revela José Leão.
O Centro realiza, além das citadas citologias e biópsias com recurso a ecografia e estereotáxia, galactografias, colocação de arpões e clipes em lesões mamárias, assim como citologias da tiróide. “O CSE tem, desde 2009, um sistema de PACS onde estão armazenados todos os exames e relatórios e pretende explorar, logo que viável, outras inovações tecnológicas, incluindo a Inteligência Artificial (IA), que em ensaios no rastreio do cancro da mama tem tido resultados bastante promissores”.

