ISEP lidera projeto europeue-Hospital4Future

O projeto e-Hospital4Future – Building the future through an innovative and digitally skilled hospital, apoiado pela União Europeia no âmbito do programa EU4Health, é liderado pelo ISEP para “capacitar os profissionais de saúde com ferramentas essenciais para o seu desenvolvimento, proporcionando conhecimentos aplicáveis diretamente no local de trabalho, sem qualquer custo associado”. A coordenadora do projeto, Ana Madureira, Professora do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e investigadora integrada no INESC INOV-Lab, aponta a relevância desta iniciativa como “o desafio da transformação digital na área da saúde”.

Análise das necessidades e implementação tecnológica

Numa fase inicial, foi realizada uma análise aprofundada das necessidades de formação dos profissionais de saúde nos países participantes, com especial enfoque nas competências digitais. “Foram identificadas lacunas e necessidades emergentes, como a atualização de competências e a adaptação a modelos de saúde mais eficazes e centrados no doente. O projeto não se limitou a identificar desafios atuais, mas antecipou também exigências futuras do setor”, revela Ana Madureira. O e-Hospital4Future encontra-se, neste momento, na fase de implementação dos diferentes cursos nas Unidades Locais de Saúde (ULS), estando previstas ações de formação presenciais e remotas para facilitar a adoção da plataforma digital de ensino associada ao projeto.

Resiliência e transformação digital na saúde

A génese do e-Hospital4Future remonta ao período pós-pandemia, num contexto em que os sistemas de saúde dos países parceiros demonstravam uma crescente necessidade de inovação digital. Entre os desafios identificados estavam a interoperabilidade de dados, a desmaterialização de processos, o uso da inteligência artificial (IA), a monitorização remota de doentes e a telemedicina. O consórcio do projeto, liderado pelo ISEP (P.PORTO), reúne especialistas de seis países europeus com competências multidisciplinares para desenvolver cursos de formação contínua, abordando desde conhecimentos técnicos em medicina até competências em resiliência emocional, liderança, trabalho em equipa e digitalização.

Aprendizagem digital ao serviço da saúde

O e-Hospital4Future disponibiliza atualmente 19 cursos/módulos de formação em formato e-learning, desenvolvidos para hospitais e unidades de saúde. Estes cursos abordam competências:

• Sociais – Liderança, gestão do stress e trabalho em equipa.

• Digitais – Saúde digital, data-driven healthcare, governance digital e Internet of Medical Things.

• Técnicas – Uso de inteligência artificial e realidade mista em cirurgia, utilização de pacemakers e ECMO, entre outras. Os conteúdos do concurso estão disponíveis numa plataforma digital de acesso livre: https://eh4future.eu/.

Colaboração internacional para um futuro digital

O projeto conta com 10 instituições de oito países europeus, incluindo universidades, centros tecnológicos, hospitais e instituições de saúde pública, que trabalham em conjunto para transformar a formação digital na área da saúde. A coordenadora do projeto, Ana Madureira, destaca que esta iniciativa representa “um esforço europeu significativo para criar soluções de aprendizagem flexíveis e eficazes, respondendo aos desafios diários dos profissionais de saúde”.

Consórcio do e-Hospital4Future:

• Universidades e centros tecnológicos – ISEP (Coordenação, Portugal), Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Hogeschool PXL (Bélgica), Fundació EURECAT (Espanha), Universidade de Nápoles Federico II (Itália) e Molde University College (Noruega).

• Instituição de saúde pública – Institute for Public Health of Federation of Bosnia and Herzegovina.

• Hospitais – Centro Hospitalar Universitário de Santo António (Portugal), Paula Stradina Kliniska Universitates Slimnica (Letónia) e Vilniaus Universiteto Ligonine Santaros Klinikos (Lituânia).

About Post Author

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Avançar para o futuro: DAO forma estudantes para a sustentabilidade e conhecimento global

Há quatro décadas, a Universidade de Aveiro tornava-se pioneira, em Portugal, ao incluir as questões ambientais na sua oferta educativa....

Departamento de Física da UA traça metas de atratividade, inovação e impacto social

O Departamento de Física da Universidade de Aveiro (DFis/UA), criado em 1976, lançou recentemente o Mestrado em Engenharia de Dispositivos...

Os computadores como aliados de uma geração que pode transformar a ciência

Com raízes que remontam à década de 80, o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade...

FMDUP: Um espaço de ciência, prática e cidadania

Na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, formar médicos dentistas é abraçar uma missão que combina ensino, investigação...

EDUM renova oferta académica e prepara nova geração de juristas e investigadores

A Escola de Direito da Universidade do Minho avança para o novo ano letivo com novas propostas. Entre as prioridades,...