“Os estudantes dão vida à cidade”

Assumindo-se como uma instituição de ensino superior politécnico público ao serviço da sociedade, o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) é composto por cinco escolas superiores, abrangendo assim várias áreas profissionais. Com o objetivo de, em 2030, ser uma instituição “líder e de excelência, no ensino superior à escala global, na formação de pessoas e no valor que oferece à sociedade”, o IPSantarém mostra-se empenhado em garantir as melhores condições para todos os que constituem a sua comunidade, tanto dentro das escolas, como na região em que está localizado. Ao longo desta entrevista, João Moutão, Presidente do IPSantarém, revela à Perspetiva Atual alguns dos obstáculos e objetivos futuros do Politécnico, incluindo, também, diversas novidades na oferta formativa para o próximo ano letivo.

Perspetiva Atual: No passado mês de março, realizou-se uma conferência no Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) a propósito do Dia Nacional do Estudante, onde o próprio Presidente da Câmara admitiu que os estudantes “merecem mais carinho das pessoas” e que Santarém precisa de “mudar de mentalidade”. Quais são os maiores obstáculos encontrados pelos estudantes do IPSantarém atualmente?

João Moutão, Presidente do IPSantarém

João Moutão: O número de estudantes na cidade de Santarém tem crescido muito nos últimos anos, sendo já superior a 5000, o que, de forma natural, provoca uma mudança na dinâmica social. Isso é muito positivo. Os estudantes dão vida à cidade, ajudam a mudar as mentalidades e isso é reconhecido de uma forma geral pela população.

Claro que há sempre quem se queixe devido ao barulho quando há festas e convívios de estudantes, mas esses são os mesmos que se queixavam por a cidade ser muito parada quando não tinha estudantes. No caso dos estudantes, as suas reivindicações são de que haja mais espaços e eventos destinados aos estudantes, o que é perfeitamente justificado.

PA: A resolução destes problemas, conjugada com um ensino de qualidade, poderia ser o fator revolucionário que a região de Santarém precisa para conseguir evoluir mais e até fixar um maior número de pessoas nesta localidade? Sente que o próprio IPSantarém tem um papel de relevo no que toca ao desenvolvimento desta zona?

JM: Sem dúvida. O IPSantarém tem por missão entregar valor à região, produzindo novo conhecimento para os setores produtivos e tornando a região mais competitiva e atrativa para a fixação de jovens qualificados.

PA: O IPSantarém vai abrir uma loja social na instituição como uma iniciativa dos Serviços de Ação Social, em parceria com o núcleo distrital da Rede Europeia Anti-Pobreza. O que motivou esta decisão e como irá funcionar este espaço?

JM: Em Santarém existe uma grande mobilização das pessoas em torno da vertente social e nós, enquanto Instituição da Região, não somos exceção. O IPSantarém é reconhecido pelo trabalho que desenvolve ao nível da educação inclusiva e pelas redes informais que estabelece de apoio aos seus estudantes. Aqui ninguém fica para trás. Esta iniciativa da loja social é exemplo disso, e permitirá fazer chegar aos nossos estudantes mais carenciados diferentes tipos de artigos a custo zero, como sejam roupas e materiais escolares. Estes artigos são doados livremente pela população em geral.

PA: Nos dias de hoje, com tantos problemas a abalarem o mundo, qual diria que é a grande responsabilidade do IPSantarém para com a sociedade?

JM: Temos uma responsabilidade direta na melhoria das condições de vida da população, através da melhoria das suas qualificações e da sua qualidade de vida. No entanto, diria que o maior contributo que podemos dar é ao nível do desenvolvimento dos valores da tolerância e da participação ativa e democrática na sociedade. Estes valores são praticados diariamente de modo formal e informal, através das vivências do dia-dia no ensino superior. Considero que o Ensino Superior é um dos pilares do nosso sistema democrático.

PA: As necessidades do mercado de trabalho atual são bem diferentes das de há 20 anos. O que se espera, hoje em dia, de uma instituição de ensino superior? O que é considerada uma formação completa e de qualidade?

JM: Espera-se isso mesmo, que seja capaz de interpretar essas mudanças da sociedade e de as acompanhar. Isso exige uma grande flexibilidade nos programas de formação que são propostos, que permitam aos estudantes desenhar um percurso de formação cada vez mais individualizado e de interação com o mercado de trabalho, com recurso às novas tecnologias e metodologias de ensino. Uma formação completa traduz-se nisso mesmo, ou seja, que tenha uma sólida base científica e que esteja alinhada com a realidade do mercado de trabalho e dos seus estudantes, respondendo às suas exigências em permanente mudança.

PA: A permissão para os politécnicos incluírem doutoramentos na sua oferta formativa pode contribuir para chegar a esse nível de “formação completa”? Qual é a posição do IPSantarém relativamente a este assunto?

JM: Esta medida foi natural, atendendo ao grande desenvolvimento científico e tecnológico verificado nos Institutos Politécnicos, nos últimos anos. Na prática, os doutoramentos já eram desenvolvidos nos Institutos Politécnicos, apenas não podíamos outorgar o grau por uma questão legal.  Do ponto de vista do IPSantarém, estamos a trabalhar para podermos desenvolver este grau de doutor em algumas áreas onde somos referência, como no desporto, agricultura e inovação digital.  

PA: Um novo ano letivo está a chegar. Quais são as novidades preparadas pelo IPSantarém e que expectativas têm para 2023/2024?

JM: Neste momento estamos a apostar na deslocalização de ofertas formativas para a Região norte de Lisboa, bem como na formação de adultos. Ao nível da oferta formativa deslocalizada vamos disponibilizar os seguintes Cursos Técnicos Superiores Profissionais: Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, em Vila Franca de Xira; Viticultura e Enologia, em Arruda dos Vinhos; Surfing, no Treino e na Animação Turística, na Ericeira, e Cuidados Veterinários, em Runa, concelho de Torres Vedras. Para além disso, vamos abrir também dois novos cursos que aguardam aprovação: Produção de Insetos, na Escola Superior Agrária, e Gaming e Esports, na Escola Superior de Desporto, que demonstram a preocupação de inovação na formação. No âmbito da formação de adultos, vamos disponibilizar 5 novas Pós-Graduações: Atividade Física na Gravidez, Hospitalização Domiciliária, Dieta Mediterrânea, Inovação Digital, e Educação STEAM.

Outra Perspetiva

População do Alto Alentejo beneficia de cuidados de saúde de Proximidade

No Alto Alentejo, a saúde apresenta outras prioridades comparando com os grandes polos de urbanização. Com uma população reduzida, envelhecida...

Global Health Company: A cuidar da nossa Saúde e Bem-Estar

Com uma abordagem inovadora e centrada no paciente, a Global Health Company (GHC) tem- se destacado na prestação de serviços...

A primeira Unidade Local de Saúde faz 25 anos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) foi criada em 9 de junho de 1999, era então Ministra da...

A inovação em saúde ao serviço do utente

Criado em 2021, o Centro Académico Clínico – Egas Moniz Health Alliance (EMHA) é composto pela Universidade de Aveiro e...