FFUL em Processo de Transformação na Educação sem Esquecer a Sustentabilidade
A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) está num momento significativo de transformação e progresso. Classificada como a melhor entre as Faculdades de Farmácia em Portugal e 69.ª a nível mundial segundo o ranking de Xangai de 2023, a FFUL está a redefinir o seu papel na educação e investigação em saúde, oferecendo novas oportunidades de formação e desenvolvimento profissional num ambiente inovador e sustentável.
O Instituto de Investigação do Medicamento da FCT, integrado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, cria um ambiente imersivo entre a academia e a investigação, promovendo uma simbiose única entre estes dois campos, e permite aos estudantes uma imersão completa na investigação de medicamentos, produtos de saúde e em outras áreas relacionadas com a saúde.
A faculdade organiza as suas atividades científicas em três polos interconectados: I) Centro de Patogénese Molecular, que estuda os mecanismos celulares e moleculares da doença, alvos terapêuticos e biomarcadores. O objetivo é compreender melhor as bases biológicas das doenças para desenvolver novas estratégias terapêuticas; II) Centro de Química Farmacêutica e Terapêutica, focado na conceção, desenho e sintetização de moléculas moduladoras de alvos terapêuticos, trabalhando no desenvolvimento de novos medicamentos; III) Centro do Medicamento e Saúde (CeMS), dedicado à conceção e preparação de formulações para as moléculas como como medicamentos, a par do estudo da sua eficácia e segurança em modelos celulares e in vivo e da avaliação regulamentar.
Inovação na Oferta Formativa
A FFUL mantém um compromisso contínuo com a inovação da sua oferta formativa. A formação oferecida pela faculdade é direcionada para o desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, conceção e desenvolvimento de medicamentos e produtos de saúde, e para a prevenção, diagnóstico, mitigação e tratamento de doenças. A abordagem abrange áreas científicas, técnicas, laboratoriais e regulamentares fundamentais para a intervenção em saúde.
A faculdade oferece diversas oportunidades de desenvolvimento profissional por meio de mestrados multidisciplinares e cursos de pós-graduação, em colaboração com a Escola de Pós-Graduação da Universidade de Lisboa (EPG). Financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a EPG visa atrair jovens para o ensino superior, aumentar a percentagem de graduados na população, dinamizar a formação ao longo da vida e fomentar atividades de investigação e desenvolvimento em Portugal.
Até 2025, a FFUL pretende atrair mais de quinhentos alunos para seus programas, com opções de ensino presencial e à distância. Destaca-se entre os cursos oferecidos o “Acesso ao Mercado Internacional” (International Market Access), pioneiro em Portugal e um dos poucos a nível internacional. Este curso foi desenvolvido para suprir uma lacuna de formação para profissionais que precisem de compreender as normas de avaliação económica e acesso aos mercados nacional, europeu e internacional.
Compromisso com a Sustentabilidade Ambiental
A FFUL também está fortemente comprometida com a sustentabilidade ambiental. Até 2025, a faculdade pretende reduzir em 63% o consumo de energia primária e emissões de CO2, transformando o campus num modelo de eficiência energética e hídrica, com o projeto “(RE)pensar a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa”, integrado no Programa de Recuperação e Resiliência com um financiamento de 4.922.860,52€, envolverá uma transformação profunda nos edifícios da FFUL. O projeto resultará numa transformação do património edificado, na classificação energética A+ nos 7 edifícios, que ficarão dotados de arquitetura bioclimática, de capacidade para produzir energia fotovoltaica para autoconsumo, e de uma gestão técnica com recurso a inteligência artificial aplicada à gestão eficiente dos consumos energéticos e hídricos e das necessidades de manutenção. Com estas iniciativas, a FFUL prepara-se para enfrentar os desafios futuros, oferecendo uma formação de excelência e um ambiente de investigação de ponta aos seus estudantes. A faculdade reforça seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a qualidade na educação e investigação em saúde, assegurando seu papel como uma referência nacional e internacional na formação de profissionais de farmácia e saúde.
A FFUL mantém um compromisso contínuo com a inovação da sua oferta formativa.