
A infância como o passo decisivo na formação de gerações futuras
Inaugurada em 2023 e com um projeto educativo voltado para a infância, a Almada International School promove a aprendizagem ativa, o bilinguismo e o contacto com a natureza. Embora prepare os estudantes para os desafios da constante evolução tecnológica, não deixa de investir em “áreas tecnológicas fundamentais para o mundo real”. Em entrevista, a Diretora de Admissões, Rita Pimentel, apresenta a visão pedagógica da escola e aponta que a principal novidade será a implementação total do currículo internacional de Cambridge no primeiro ciclo.

Perspetiva Atual: A Almada International School disponibiliza um ensino bilingue que responde a um universo multicultural, onde os valores da «bondade, da vivência em comunidade e do respeito são a escolha diária». Quais foram os motivos que levaram à criação da Almada International School?
Rita Pimentel: A Almada International School nasceu da vontade de criar um ambiente educativo centrado na criança, proporcionando uma educação que respeita as diferentes fases do seu desenvolvimento e que responde de forma consciente aos desafios de um mundo cada vez mais global e dinâmico. O nosso projeto procura equilibrar a aprendizagem ativa, o bilinguismo e o contacto com a natureza, criando assim uma base sólida para uma educação holística e orientada para o futuro.
PA: Nos últimos anos, Portugal tem recebido cada vez mais estrangeiros que procuram maior tranquilidade e qualidade de vida. Considera que a abordagem bilingue desta Escola responde às necessidades multiculturais e educativas de qualquer estudante?
RP: Sem dúvida. A abordagem bilingue da nossa escola é pensada tanto para crianças portuguesas como para crianças estrangeiras. O domínio de várias línguas é cada vez mais valorizado, e vivemos numa época em que as famílias reconhecem a importância de aprender a língua do país onde residem. No AIS, tanto o inglês como o português são pilares fundamentais da aprendizagem.

PA: Esta instituição propõe um projeto educativo centrado na criança. É na infância que as valências e a inovação pedagógica são transmitidas da forma mais eficaz, permitindo que as bases da aprendizagem sejam estabelecidas de forma sólida e criativa? Existe a previsão de expandir os níveis de ensino para abranger outras etapas educacionais?
RP: Sim, é na infância que muitas competências, especialmente as linguísticas, são adquiridas com maior sucesso. Embora valorizemos todas as áreas do desenvolvimento, damos especial destaque à aprendizagem de línguas, que é naturalmente mais intuitiva nesta fase. Em relação à expansão, temos um plano estruturado para, nos próximos anos, abranger todos os ciclos de ensino até ao secundário.
PA: Quanto ao ensino do bilinguismo e à sua integração no currículo internacional, as crianças aprendem apenas duas línguas ou a educação inglesa também é aplicada na prática pedagógica?
RP: No jardim de infância, existe uma verdadeira imersão no sistema bilingue, com a presença diária de dois adultos na sala – um que comunica exclusivamente em inglês e outro em português. A partir do primeiro ciclo, seguimos o currículo de Cambridge, o que significa que há uma predominância do inglês, mas o português mantém-se como disciplina obrigatória. Além disso, algumas matérias, como Ciências, Matemática e História, também são lecionadas em português em determinados momentos da semana.

PA: A missão do ensino vai além de transmitir conhecimentos académicos, dado que é apenas o ponto de partida para formar cidadãos responsáveis e preparados para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado. Qual é a principal missão da Almada International School? De que forma a Escola cumpre esse papel na educação dos seus alunos?
RP: A nossa missão é centrada na felicidade dos alunos. Queremos que as nossas crianças cresçam seguras, empáticas e com uma forte consciência social e humana. Estes valores não se limitam ao ensino, mas são fundamentais, uma vez que a escola é o espaço onde os jovens passam grande parte do seu tempo. Num mundo onde a intolerância ainda persiste, procuramos formar cidadãos que valorizem princípios humanistas. No plano académico, vivemos tempos de incerteza e rápida transformação tecnológica. O nosso objetivo não é apenas ensinar os alunos a memorizar e reproduzir informação, mas sim a pensar criticamente, questionar e aplicar o conhecimento de forma inteligente.
PA: É inegável que um dos maiores desafios da atualidade é o avanço da tecnologia digital. Qual é a preparação que a Almada International School oferece às crianças para que enfrentem, com facilidade, os desafios da tecnologia digital do futuro?

RP: No AIS, entendemos que a tecnologia é uma linguagem essencial para o futuro, tal como qualquer outro idioma. No entanto, ao contrário do inglês, a tecnologia exige maturidade, segurança e responsabilidade. Por isso, integramo-la no currículo a partir do primeiro ciclo, sem um enfoque excessivo em idades precoces. Futuramente, queremos investir em áreas tecnológicas fundamentais para o mundo real, como a programação, a robótica e a inteligência artificial, preparando os nossos alunos para os desafios do século XXI.
PA: Para que possamos conhecer melhor a Escola, poderia contar-nos alguns dos principais projetos para o próximo ano letivo? Quais são as parcerias que contribuem para o seu sucesso?
RP: A principal novidade será a implementação total do currículo internacional de Cambridge no primeiro ciclo, um passo que reforça a nossa filosofia de ensino e o compromisso com uma educação de excelência.
PA: Há alguma mensagem que gostaria de deixar aos seus alunos?
RP: Estamos de portas abertas para receber todas as famílias, encarando cada aluno de forma única. Let’s grow together é o nosso lema, e reflete diretamente a forma como trabalhamos: queremos crescer com as nossas crianças e, com elas, construir um mundo mais acolhedor, empático e feliz.