
Colégio Dom Diogo de Sousa: A melhor escola do distrito de Braga nos exames nacionais em 2024

O Colégio Dom Diogo de Sousa continua a ser a escola do distrito de Braga com melhores resultados nos exames nacionais. Em 2024, com uma média de 15,63 valores, a instituição subiu para a 5.ª posição no ranking nacional das escolas públicas e privadas. Através de um modelo educativo “inovador e inclusivo”, o novo diretor, Nuno Cunha, compromete-se a dar continuidade ao legado de 75 anos do Colégio, reforçando as parcerias internacionais, as aprendizagens personalizadas e a modernização das infraestruturas. Recentemente, a instituição promoveu um Sarau que reuniu 1500 estudantes, no Fórum Braga, numa “vibrante celebração da cultura, criatividade e talento dos alunos”.
Perspetiva Atual: O Colégio Dom Diogo de Sousa tem-se destacado, nos rankings educacionais, pela sua constante excelência. Em 2025, quais são os critérios fundamentais do colégio que garantem esse desempenho contínuo?
Nuno Cunha: O Colégio Dom Diogo de Sousa continua a destacar-se nos rankings educacionais, fruto do seu modelo educativo holístico e personalista, que promove o desenvolvimento integral dos alunos. A conjugação harmoniosa entre saber, cultura, fé e vida, sem negligenciar as vertentes física, intelectual, emocional e social do crescimento dos alunos, constitui a base do sucesso da instituição.
A aposta na formação de cidadãos responsáveis e conscientes, sustentada numa sólida base ética e espiritual, alicerçada na cultura humanista cristã, capacita os alunos a agir com respeito, solidariedade e justiça. Neste contexto, o trabalho dos nossos professores é essencial, pois estes são responsáveis por criar um ambiente de aprendizagem inovador, estimulante e adaptado às necessidades e ritmos dos alunos. A cooperação entre professores, alunos e famílias, sustentada por um ambiente de respeito e dedicação, reforça ainda mais o compromisso do Colégio com a excelência educacional.

PA: A recente mudança na direção traz novas perspectivas e, consequentemente, abre caminho para novos desafios. Quais são as principais dificuldades e oportunidades que identifica no futuro deste colégio?
NC: A recente mudança na direção do Colégio Dom Diogo de Sousa apresenta como principal desafio dar continuidade a um legado de 75 anos de história, equilibrando a inovação pedagógica com a preservação dos seus valores e identidade. Neste modelo formativo e educativo personalista, que considera a globalidade das dimensões da pessoa humana como áreas de crescimento e amadurecimento, haverá uma aposta no ambiente educativo, criado de forma a cultivar valores fundamentais que orientam os alunos na direção do seu ideal pessoal. O CDDS oferece às famílias um projeto educativo que valoriza a partilha, a comunhão e a abertura aos outros, destacando a cultura como um meio de comunhão entre os seres humanos e o saber como um compromisso de serviço. Este compromisso é reforçado através de um diálogo constante com a comunidade escolar, promovendo uma liderança transparente e inclusiva.
PA: Além do currículo tradicional, o Colégio Dom Diogo de Sousa investe em projetos educacionais inovadores como o «Eramus+». Poderia dar-nos exemplos concretos de projetos que têm relevância, no contexto educacional e no fortalecimento da rede internacional ou nacional da instituição?
NC: O Colégio Dom Diogo de Sousa investe continuamente em projetos educativos inovadores, como o Erasmus+, reconhecendo o seu impacto significativo no contexto educativo e a sua capacidade de fortalecer a rede internacional da Instituição. Estes projetos promovem inovação pedagógica e intercâmbio de experiências com parceiros europeus, enriquecendo a comunidade escolar através da partilha de boas práticas e do desenvolvimento de novas metodologias educativas.
Para os alunos, a participação nestes projetos é uma oportunidade única de crescimento pessoal e académico, permitindo a aquisição de competências essenciais e promovendo uma cidadania europeia ativa, bem como uma maior sensibilização para a diversidade cultural e linguística. Aos docentes, proporciona-se uma visão alargada das práticas educativas a nível europeu, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências.
Habitualmente, avaliamos o interesse na participação no projeto Erasmus+ com o objetivo de proporcionar experiências educativas enriquecedoras e internacionalizar o percurso formativo dos nossos alunos. Um exemplo concreto desta abordagem é o projeto “Active Learning for a Sustainable World” (2020-2022), desenvolvido em parceria com instituições de países como Dinamarca, Espanha, Finlândia, Grécia e Itália. Este projeto promoveu a aprendizagem ativa orientada para a sustentabilidade, capacitando os alunos com competências essenciais para o futuro e fomentando um espírito crítico e empreendedor.

PA: A formação integral dos alunos é um valor fundamental para o Colégio Dom Diogo de Sousa. De que forma é que o colégio consegue equilibrar a excelência académica, com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores éticos e a responsabilidade social nos alunos?
NC: O Colégio Dom Diogo de Sousa equilibra a excelência académica com o desenvolvimento socioemocional, valores éticos e responsabilidade social através de um modelo educativo personalista e holístico, focado no crescimento integral dos alunos. Esta abordagem assenta não só na aquisição de conhecimentos, mas também no desenvolvimento de competências socioemocionais, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
Inspirados na cultura humanista cristã, os valores ético-morais são integrados em todas as dimensões educativas, promovendo a coerência entre o ser e o agir e incentivando a construção de um caráter íntegro e responsável. Paralelamente, o colégio fomenta a responsabilidade social através de iniciativas comunitárias e de cidadania ativa, sensibilizando os alunos para o compromisso com o bem comum e para uma participação consciente e responsável na sociedade.
As relações educativas estruturam-se com base em interações de coesão humana e social, valorizando a diversidade de capacidades, as fragilidades emocionais e cognitivas e a diferença de competências.
PA: O Colégio Dom Diogo de Sousa valoriza a inclusão e o acolhimento de alunos com diferentes necessidades e características. Como é assegurado o sucesso de todos os alunos?
NC: O CDDS assegura o sucesso de todos os alunos, independentemente das suas necessidades e características, através de uma pedagogia inclusiva e personalizada. Este compromisso é sustentado por uma abordagem que respeita a diversidade de capacidades, dificuldades e estilos de aprendizagem, promovendo um ambiente educativo acolhedor e inclusivo.
A integração dos alunos nas turmas não se limita a processos de aprendizagem massificados e uniformes. Pelo contrário, são ponderadas e proporcionadas pedagogias diferenciadas e ritmos de aprendizagem ajustados às necessidades educativas de cada aluno, promovendo uma avaliação formativa personalizada. Assim, o percurso educativo é adaptado ao ritmo e às características individuais, permitindo que cada aluno alcance o seu potencial máximo.
Desta forma, o Colégio promove uma educação integradora, que acolhe a diversidade e valoriza a individualidade de cada aluno, garantindo o sucesso das aprendizagens e formando cidadãos competentes e responsáveis.

PA: O Sarau do Colégio Dom Diogo de Sousa é um evento que reúne 1500 pessoas e celebra a cultura e a criatividade. Para além dos números, qual é o impacto emocional e social deste evento na comunidade escolar? Como o Sarau contribui para fortalecer os laços entre alunos, famílias, professores e a comunidade em geral?
NC: O Sarau do Colégio Dom Diogo de Sousa é um projeto de cidadania desenvolvido pelos alunos do 12.º ano que integra múltiplas dimensões, transcendendo a ideia de um simples espetáculo artístico. Este evento promove um impacto emocional e social profundo na comunidade escolar, ao fomentar a participação ativa, o sentido de pertença e o compromisso com os valores comunitários.
Este ano, o Sarau reuniu 1500 participantes no Fórum Braga, numa celebração vibrante de cultura, criatividade e talento dos alunos. Mais do que um palco para a expressão artística, o evento reforça o espírito de colaboração e a integração entre todos os envolvidos, unindo alunos, professores e famílias num ambiente de partilha e cooperação. Estas interações fortalecem os laços comunitários, promovem a solidariedade e valorizam as conquistas individuais e coletivas, consolidando o sentimento de pertença à comunidade educativa.
O Sarau não só promove a expressão criativa, mas também educa para a responsabilidade, competência e respeito mútuo. Ao envolverem-se ativamente nas diversas dimensões do evento, os alunos desenvolvem competências emocionais, aprendem o valor da cooperação e são incentivados a agir com responsabilidade e compromisso social.
Além disso, a participação das famílias reforça o vínculo entre a escola e a comunidade, criando um ambiente de fraternidade, apoio mútuo e celebração coletiva. Esta colaboração intergeracional enriquece o evento, promovendo uma comunidade educativa coesa e solidária.
Assim, o Sarau do Colégio Dom Diogo de Sousa desempenha um papel fundamental na promoção da coesão social, no desenvolvimento das competências emocionais dos alunos e no fortalecimento das relações dentro da comunidade escolar, consolidando-se como um evento anual de grande relevância educativa e comunitária.
“São ponderadas e proporcionadas pedagogias diferenciadas e ritmos de aprendizagem ajustados às necessidades educativas de cada aluno, promovendo uma avaliação formativa personalizada”.
PA: Gostaria de deixar alguma mensagem aos alunos que consideram o colégio como uma possibilidade para o seu futuro?
NC: Aos alunos que consideram o Colégio Dom Diogo de Sousa como uma possibilidade para o seu futuro, gostaríamos de deixar uma mensagem de acolhimento e incentivo. O nosso colégio é um espaço onde se valoriza não só a excelência académica, como também o desenvolvimento integral de cada aluno, incentivando-o a crescer como pessoa, a cultivar os seus talentos e a aprender a ser responsável, solidário e ético.
Acreditamos que cada aluno tem potencial para alcançar os seus objetivos e, por isso, proporcionamos um ambiente estimulante, inclusivo e respeitador, que desafia cada um a dar o seu melhor. A formação que oferecemos vai muito além dos conteúdos curriculares, pois ajudamos a construir cidadãos preparados para contribuir de forma ativa e consciente para a sociedade.
No Colégio Dom Diogo de Sousa, os alunos encontrarão uma equipa de profissionais dedicados a apoiar o seu percurso e a ajudá-los a conquistar os seus objetivos. Juntos, trilharemos esse caminho duro do futuro.
PA: O que falta ao colégio Dom Diogo de Sousa alcançar?
NC: O Colégio Dom Diogo de Sousa tem um percurso sólido e um compromisso contínuo com a excelência, mas, como qualquer instituição educativa, há sempre espaço para evolução. Apesar de já oferecer um ambiente educacional de qualidade, com um modelo pedagógico inclusivo e inovador, o colégio pode continuar a investir em áreas como a personalização da aprendizagem, adaptando ainda mais os métodos e recursos para atender às necessidades individuais dos alunos, especialmente aqueles com dificuldades específicas de aprendizagem.
Além disso, a integração de tecnologias educativas de ponta e a melhoria constante das infraestruturas são áreas em que o colégio pode continuar a fazer avanços, garantindo que os alunos tenham acesso às melhores ferramentas para o seu desenvolvimento académico e pessoal.
Outro aspeto importante é a ampliação das parcerias internacionais, proporcionando mais oportunidades de mobilidade para alunos e professores, estreitando laços com outras instituições de ensino de todo o mundo e promovendo uma verdadeira cidadania global.
Por fim, o fortalecimento da ligação com a comunidade local e a promoção de uma cultura ainda mais dinâmica de participação ativa de alunos, pais e professores pode contribuir para consolidar o papel do Colégio Dom Diogo de Sousa como um ponto de referência na educação, preparando ainda melhor os seus alunos para os desafios do futuro.