
O ensino ao serviço da Educação 5.0

O Colégio Alfacoop, em Braga, é pioneiro na implementação da Educação 5.0, em Portugal, com um projeto inovador que prepara os alunos para os desafios do futuro. A instituição, que recebe estudantes de 13 concelhos, aposta na integração da música e das tecnologias, como o Microsoft 365, no processo de ensino, promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens. De acordo com Sérgio Lino, Presidente do Conselho de Administração, os objetivos da escola incluem a promoção de valores como o altruísmo, o respeito e o trabalho em equipa. Em entrevista, a direção da escola revela as iniciativas em curso, as metas para os próximos anos e o impacto do projeto.
Perspetiva Atual: O Colégio Alfacoop tem como missão «contribuir com inovação na educação capaz de formar e preparar cidadãos mais ativos e empáticos». Esta instituição tem investido em projetos educativos inovadores e modernos. Poderia apresentar-nos alguns dos projetos que estão em curso?
Sérgio Lino: Assumimos como missão tornar este mundo melhor do que o encontramos com a Educação 5.0, um projeto educativo, do qual somos pioneiros em Portugal, que visa preparar cada aluno para os desafios da globalização e, ao mesmo tempo, incentivá-lo a ser um cidadão ativo, atento e preocupado com o mundo que o rodeia, como referi. A Educação 5.0 assenta em valores como o altruísmo e o respeito, valoriza o desenvolvimento psicoemocional da criança, o trabalho em equipa, engloba a aprendizagem de línguas, o raciocínio, as ciências, o desporto, a música e a tecnologia e estimula uma vida saudável. Trabalhamos, diariamente, para que cada criança do Colégio Alfacoop atinja os seus objetivos, alcance os seus sonhos, sendo um cidadão preparado, bom e empenhado em construir um mundo melhor.

PA: Qual é o principal foco da Direção do Colégio Alfacoop para os próximos anos, considerando os desafios e oportunidades do cenário educacional em constante mudança?
SL: Estamos sempre focados em inovar na educação. O projeto educativo que temos, hoje, só o demonstra, mas nunca estaremos satisfeitos, porque reconhecemos que há sempre espaço para sermos melhores. Temos feito um grande investimento em tecnologias educativas e em formar os nossos docentes para os desafios atuais da transformação digital e da inteligência artificial. Mas nunca podemos esquecer que a base da educação são os afetos. Dizemos que esta é a família Colégio Alfacoop e sentimos que, de facto, somos uma família. O nosso foco será sempre este aliar a inovação à educação, tendo como missão de deixar o mundo melhor.
PA: Qual é o papel da música no Colégio? De que modo a vertente artística contribui para o desenvolvimento integral dos alunos, no que toca aos aspetos cognitivos e aos que são de cariz emocional?
SL: Aprender Música é despertar para a sensibilidade e cultura artísticas, mas também para a curiosidade e para o desenvolvimento de atitudes que promovam a concentração, a responsabilidade e o empenho, estimulando a vontade de aprender. Os alunos que pretendam iniciar, ou dar continuidade à sua formação e cultura musical, podem escolher aprender um instrumento ou experimentar outras modalidades, nomeadamente através dos Cursos Livres de Música. A nossa Academia de Música está aberta a crianças, a partir dos três anos e não tem limite de idade de frequência. Qualquer pessoa, interna ou externa ao Colégio, pode estudar música. O Colégio Alfacoop oferece o Regime Integrado do Curso Básico de Música do Ensino Artístico Especializado de Música, como opção a partir do 5º ano. Ministrado nos principais Conservatórios Nacionais de Música, o Regime Integrado permite lecionar a componente curricular artística e geral no mesmo estabelecimento. Através da construção de uma estratégia pedagógica personalizada, essencial numa educação holística. O Ensino Artístico Especializado de Música permite nutrir o talento dos nossos alunos, promovendo competências técnicas, interpretativas, cognitivas e socioemocionais, agregando toda a comunidade educativa em prol do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. Está comprovado, cientificamente, que a aprendizagem de um instrumento musical está, diretamente, associada ao desenvolvimento cognitivo, emocional e motor, potenciando a autodisciplina, a persistência e o trabalho em grupo.

PA: Considerando a crescente importância da tecnologia na Educação, de que forma o Colégio Alfacoop integra ferramentas digitais, como o Microsoft 365, na dualidade ensino-aprendizagem? Quais são os resultados observados nos alunos, em relação à qualidade do ensino e à preparação para o mundo digital?
SL: A tecnologia é um dos pilares da Educação 5.0, mas não existe para substituir os livros, por exemplo. A tecnologia é uma ferramenta. Trabalhamos com os nossos alunos para que sejam capazes de aplicar as tecnologias de forma ética, crítica e criativa, utilizando-as como ferramentas para resolver problemas e criar soluções inovadoras. Educamos os nossos alunos para desenvolverem competências digitais essenciais, incluindo a literacia para a utilização da inteligência artificial, programação, robótica e a gestão de informação.
PA: A Tecnologia, Espaço, Pedagogia, Emoção e Envolvimento são os cinco pilares do projeto educativo «Educação 5.0». O que esta proposta traz de particular ao ensino e o que acrescenta aos alunos para lidarem com os desafios do século XXI?

SL: O aluno do Colégio Alfacoop caracteriza-se por um conjunto de valores, competências e ideais que refletem uma formação integral e alinhada com as exigências do século XXI, inspirada nos princípios do Projeto Educação 5.0. Este perfil é sustentado pelas dimensões da tecnologia, espaço, pedagogia, emoção e envolvimento, promovendo o desenvolvimento de cidadãos conscientes, participativos e inovadores. A Educação 5.0 amplia de forma exponencial as noções de cooperação e colaboração, não só entre os alunos, mas também com os professores e restante comunidade de aprendizagem, potenciada pelo digital. O aluno do Colégio Alfacoop estará preparado para enfrentar os desafios de uma sociedade global e complexa, conjugando competências académicas, tecnológicas e socioemocionais com valores éticos e cívicos. Como indivíduo resiliente, criativo e comprometido, é capaz de liderar com responsabilidade, contribuir para a construção de um mundo mais justo e sustentar uma aprendizagem ao longo da vida.
Num mundo em constante mudança, há competências fundamentais que aqui são trabalhadas como a adaptabilidade, a empatia, a colaboração, a comunicação, a criatividade, a inteligência emocional, a resiliência, a persuasão, a gestão de conflitos e a relação interpessoal que tornarão os nossos alunos cidadãos mais capazes de conviver com os desafios dessa mutação constante.
“Trabalhamos com os nossos alunos para que sejam capazes de aplicar as tecnologias de forma ética, crítica e criativa, utilizando-as como ferramentas para resolver problemas e criar soluções inovadoras”.
PA: Depois do projeto «Educação 5.0», quais são as metas e expectativas do Colégio?

SL: Queremos continuar a consolidar este projeto educativo e crescer na oferta. Vamos construir uma piscina e fizemos uma candidatura a um CTE, um Centro Tecnológico Especializado na área do Digital, infraestrutura de grande potencial não só para o Colégio, mas também para a região. Outra aposta é o envolvimento dos antigos alunos no presente e futuro do Colégio. Prova desta aposta é a campanha que vamos lançar agora com as irmãs Machado – Mariana Machado, atleta olímpica, estudante de medicina e antiga aluna do nosso Colégio e a sua irmã Bárbara Machado, aluna do Curso Superior de Enfermagem e antiga aluna do nosso Colégio. Somos, de facto, uma escolha de família.
PA: Por fim, enquanto Presidente de um Colégio inegavelmente moderno, como avalia o percurso realizado desde que assumiu este cargo?
SL: Trabalhamos diariamente para alcançar a excelência em tudo – na educação, nas infraestruturas, nas relações entre pares e com a comunidade, no impacto social e económico que temos na área em que estamos inseridos. Este é um ecossistema que sai dos muros do colégio. Temos alunos que chegam, diariamente, de 13 concelhos. Com o término dos contratos de associação em 2016, a Cooperativa redefiniu objetivos com a visão de inovar na educação. Em 2018, criou um Colégio privado com novas valências, apostando numa oferta educativa do pré-escolar ao secundário, com ensino regular e profissional, e ainda a oferta do ensino artístico da música a partir do 5º ano. Tínhamos 200 alunos em 2018, hoje temos 1200, creio que este crescimento prova a confiança crescente das famílias da região no projeto do Colégio e da Cooperativa. O percurso não tem sido fácil, mas tem sido muito prazeroso. Estou orgulhoso do que conquistámos, mas sobretudo da equipa que lidero e dos alunos que, diariamente, me mostram que estamos no caminho certo.
“Nunca estaremos satisfeitos, porque reconhecemos que há sempre espaço para sermos melhores”.