
CINEICC destaca-se na neuropsicologia e intervenção cognitivo-comportamental
O CINEICC da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, dedicado ao estudo da neuropsicologia e da intervenção cognitivo-comportamental, tem vindo a obter classificações de excelência atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desde a sua fundação, em 2003. Organizado em quatro grupos de investigação, a unidade desenvolve investigação fundamental e aplicada, nas áreas da neurociência cognitiva, saúde mental, avaliação neuropsicológica e intervenções baseadas em evidência.
O CINEICC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental é uma Unidade de I&D da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC), fundado em 2003, reconhecido nacional e internacionalmente como um centro de excelência na área da Psicologia. O volume da investigação na FPCE-UC tem crescido exponencialmente nos últimos anos, em muito devido ao dinamismo do CINEICC e à elevada intensidade laboratorial da investigação aqui produzida.
Nos últimos 3 exercícios de avaliação das Unidades de Investigação pela FCT, o CINEICC tem alcançado sempre o patamar de Excelente, classificação que também recebeu na avaliação que se está a concluir este ano.
O CINEICC está organizado em 4 grupos de investigação que, embora independentes, cooperam entre si sempre que os temas e projetos requerem um esforço colaborativo:
- Processos e Intervenções Cognitivo-Comportamentais;
- Relações, Desenvolvimento & Saúde;
- Avaliação e Intervenções Neuropsicológicas; e
- Cognição, Cérebro e Comportamento.
Estes grupos cooperam na visão estratégica do CINEICC, promovendo um ambiente de investigação colaborativo e projetos conjuntos.
O CINEICC conta atualmente com 211 investigadores: 63 membros integrados e 148 colaboradores (dos quais 76 são estudantes de doutoramento).
Centrando-se na investigação fundamental e aplicada, o CINEICC visa contribuir para mudanças de paradigma nas ciências (neuro)psicológicas. Os seus objetivos incluem a investigação de: processos neurais e cognitivos básicos que contribuem para a compreensão de como o cérebro gera experiências mentais; fatores e processos (neuro)psicológicos na saúde, desenvolvimento e psicopatologia; intervenções (neuro)psicológicas empiricamente validadas para a promoção da saúde e bem-estar em ambientes clínicos e comunitários, ao longo do ciclo de vida; instrumentos de avaliação (neuro)psicológica; e transferência de conhecimento para implementação de intervenções baseadas em evidência em contextos de saúde, educação e noutras áreas de intervenção psicológica.

O CINEICC acolhe projetos de grande relevo, que captaram elevados montantes de financiamento competitivo. Por exemplo, a ERC Starting Grant “ContentMAP” recorre à Neurociência Cognitiva para estudar como diferentes tipos de conhecimento e processos cognitivos são representados no cérebro, com o objetivo de entender como o cérebro processa as nossas experiências mentais. Este continua a ser o primeiro e único financiamento deste tipo na área da Psicologia em Portugal.
Outros projetos que têm merecido reconhecimento por diversos stakeholders resultam de ensaios clínicos já realizados, que visam promover a saúde mental em todas as transições do ciclo de vida ou que validaram intervenções para públicos particularmente carenciados.
Um desses exemplos é o projeto BeaMom, um programa de intervenção psicológica online que visa promover a sua saúde mental no período pós-parto. Numa parceria estratégica entre a Universidade de Coimbra, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a Fundação Calouste Gulbenkian, este projeto destaca-se pela sua implementação e disseminação no Serviço Nacional de Saúde.
Noutro exemplo, destaca-se o Psychopathy.comp, um programa inovador, concebido para tratar agressores juvenis em contexto de justiça através da promoção de uma mentalidade compassiva ao lidarem com o seu próprio sofrimento e com o sofrimento dos outros. Foi realizado um ensaio clínico com jovens agressores detidos, que mereceu o reconhecimento do National Institute of Justice dos EUA, estando em curso um novo estudo de escala nacional na Finlândia, liderado pela Universidade de Helsínquia.
O CINEICC conta ainda com uma unidade de transferência de conhecimento, a plataforma de serviços UpC3 – Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da UC, que oferece à comunidade consultas e intervenções psicológicas em diferentes formatos, permitindo disponibilizar tratamentos psicológicos empiricamente validados em projetos de investigação do CINEICC.
Salienta-se, por fim, que a dinâmica de investigação existente no CINEICC, em que todos colaboram e estão disponíveis para integrar investigadores júnior em equipas com maior experiência e expertise, tem-se tornado um marcador da qualidade do ensino oferecido na FPCE-UC e no despertar do interesse pela investigação em diversas áreas da psicologia por parte dos estudantes desde o 1º ciclo de estudos.
