
FPCEUC renova compromissos e projeta metas para 2025
A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) celebra 44 anos de compromisso com o ensino, a investigação e a formação de profissionais nas áreas da Psicologia, Educação e Serviço Social. Com projetos em curso como o CONCILIARE, que aborda questões culturais, e o BRAVE-WOW, que foca a violência no trabalho, a diretora Maria Paula Paixão sublinha que, para 2025, a instituição tem como diretrizes o reforço da investigação interdisciplinar, a inovação pedagógica e o impacto da inteligência artificial.
Perspetiva Atual: Com 44 anos de serviço, é inevitável abordar o papel da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) na formação de profissionais e na produção de conhecimento em Portugal. De que forma essa trajetória histórica tem influenciado as práticas pedagógicas e os valores atualmente promovidos pela instituição?
Maria Paula Paixão: Ao longo dos seus 44 anos de existência, a FPCEUC consolidou-se como uma referência nacional na formação de psicólogos/as, profissionais de ciências da educação e assistentes sociais, assumindo um papel ativo na promoção de práticas pedagógicas críticas, reflexivas, co-construídas e socialmente comprometidas. A sua trajetória histórica, marcada por um forte compromisso com a promoção de uma educação integral, o trabalho digno, os direitos humanos, a justiça social e a inclusão, influenciou diretamente os valores que hoje orientam a instituição — nomeadamente, a valorização da diversidade, a interdisciplinaridade, a ligação entre o ensino e a investigação e a participação dos/as estudantes em projetos de construção de novo conhecimento e de transferência do saber.
PA: Recentemente, o Edifício II da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação trouxe novos espaços de ensino e investigação à FPCEUC. Considera que esses novos recursos têm melhorado a qualidade do ensino e a pesquisa na FPCEUC?
MPP: De facto, a recente inauguração do Edifício II da FPCEUC representa um marco significativo na modernização das infraestruturas académicas da instituição. Com um investimento superior a dois milhões de euros, este edifício foi completamente reabilitado, preservando elementos arquitetónicos originais e incorporando melhorias que asseguram plena acessibilidade, incluindo elevadores e rampas, bem como espaços exteriores de lazer, como uma esplanada com vista para a parte da cidade onde está situado. O CINEICC, reconhecido pela excelência da sua produção científica (recebeu a classificação de excelente no 3º ciclo sucessivo de avaliação pela FCT), tem-se destacado em áreas como a neurociência cognitiva e o desenvolvimento de ferramentas de intervenção psicológica acessíveis, contribuindo para o reforço da posição da FPCEUC como instituição de referência no panorama académico e científico.
Por outro lado, o Edifício II está localizado na vizinhança de outras unidades de investigação e desenvolvimento (I&D), tais como o CEIS20 e o CES, onde estão integrados diversos docentes da FPCEUC, facilitando a investigação interdisciplinar e a participação em projetos de ensino e de participação social bastante abrangentes.
PA: E, dentro desse contexto, poderia destacar alguns principais projetos em curso e explicar de que modo contribuem para o avanço do conhecimento nas áreas da Psicologia e da Educação?
MPP: A FPCEUC desenvolve diversos projetos com financiamento internacional e nacional que impulsionam a investigação em Psicologia, Educação e Serviço Social, promovendo avanços científicos e impacto social.
Como exemplos recentes na área da Psicologia, temos o CONCILIARE, que investiga as representações e reações dos cidadãos europeus face às mudanças no património cultural colonial, visando reduzir conflitos e fortalecer a confiança na mudança social, adotando uma abordagem interdisciplinar. O CogBooster aproxima a faculdade dos melhores centros de investigação no contexto internacional ao reforçar de forma considerável o estudo no domínio da neurociência cognitiva, enquanto o Psychopathy.com investiga os mecanismos neurobiológicos e comportamentais da psicopatia, contribuindo para o aprofundamento da compreensão e intervenção nesta área. O Be a Mom aposta na promoção da saúde mental materna no período pós-parto através de um programa de intervenção psicológica online, e o BRAVE-WOW, por sua vez, procura identificar e compreender as causas da violência baseada no género e da violência no trabalho, promovendo soluções e ferramentas para prevenir comportamentos violentos e discriminatórios.
Na área da Educação, o projeto BoostSEL analisa o papel do clima escolar no desenvolvimento das competências sociais e emocionais das crianças, ajudando a criar ambientes educativos mais inclusivos e propícios ao bem-estar dos alunos. Já no domínio do Serviço Social, a FPCEUC investiga o impacto das tecnologias de informação e comunicação e suas repercussões no trabalho de professores de Serviço Social no Brasil e em Portugal, explorando como estas ferramentas influenciam a prática docente e a formação de profissionais na área.
PA: Já no domínio da internacionalização, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação tem acordos de mobilidade com diversas universidades e instituições internacionais de ensino superior, oferecendo um Mestrado Europeu apoiado pelo Programa Erasmus Mundus. Acredita que as parcerias estabelecidas, os programas de estágio e a colaboração existente apoiam a inserção dos estudantes no mercado profissional?
MPP: Sim, as parcerias internacionais da FPCEUC, incluindo os acordos de mobilidade e o Mestrado Europeu no âmbito do Erasmus Mundus, têm um papel fundamental na preparação e inserção dos estudantes no mercado profissional. Estas experiências proporcionam contacto com contextos educativos e científicos diversificados, fortalecem competências interculturais e linguísticas, e promovem redes sustentáveis de colaboração internacional.
Adicionalmente, os programas de estágio em instituições parceiras permitem aplicar conhecimentos em contextos reais e desenvolver competências práticas valorizadas pelos empregadores, facilitando uma transição mais sólida e competitiva para o mundo do trabalho, tanto a nível nacional como internacional.
PA: Certamente, com os avanços contínuos nas áreas da Psicologia e da Educação, a FPCE tem de enfrentar novos desafios e oportunidades. Quais são as principais prioridades para 2025? Como é que a Faculdade pretende responder às novas exigências do ensino e da investigação?
MPP: Para 2025, a FPCEUC privilegia a inovação pedagógica, o reforço da investigação interdisciplinar e o impacto da inteligência artificial. No ensino, aposta na integração de tecnologias digitais e metodologias ativas que promovem o pensamento crítico e a personalização da aprendizagem.
Na investigação, além de projetos aplicados em áreas como saúde mental, diversidade cultural, igualdade de género, inteligência artificial e reabilitação neuropsicológica, destaca-se a importância da investigação fundamental em Psicologia, que aprofunda o conhecimento dos processos cognitivos, emocionais e neurobiológicos, fornecendo a base teórica essencial para intervenções eficazes e inovadoras.
A formação contínua dos docentes e a modernização das infraestruturas asseguram ambientes acessíveis e estimulantes, garantindo que a FPCEUC mantém a excelência académica e a relevância social perante os desafios contemporâneos.