Licenciatura em Matemática Aplicada como resposta à complexidade dos desafios atuais

A importância da Matemática no quotidiano e no progresso científico-tecnológico das civilizações tem sido reconhecida desde sempre e continua a ganhar protagonismo na atualidade, marcada pela necessidade de abordagens quantitativas estruturadas, lógicas e inovadoras.  

O pensamento humano tem uma estrutura matemática subjacente e ganha confiança com a lógica e o rigor associados a essa estrutura. Fenómenos recentes, como a pandemia de COVID19, trouxeram a Matemática para o debate público. A modelação da incerteza na previsão de cenários futuros permitiu a definição de planos de ação atempados e a explicação de fenómenos complexos. Também na previsão de eventos meteorológicos extremos, cada vez mais prevalentes no cenário atual de alterações climáticas, a Matemática tem exercido um papel protagonista, permitindo salvar vidas e evitar grandes perdas económicas. As aplicações da Matemática estendem-se à Ecologia, modelando interações complexas do meio ambiente; Agricultura e Pescas, definindo estratégias que conduzam à preservação das espécies, desenvolvimento sustentável e otimização dos recursos naturais; Psicologia, permitindo a avaliação de traços latentes não diretamente mensuráveis; Economia, ajudando a perceber tendências de mercado; Indústria, otimizando linhas de produção/gestão, e modelando fenómenos energéticos; entre vários exemplos. 

A Matemática emerge assim como um recurso vital para alcançar vantagem competitiva na indústria e serviços, permitindo a compreensão dos avanços científico-tecnológicos, a definição de políticas económicas e públicas, a tomada de decisões empresariais, e um enquadramento quantitativo para questões sociais e psicológicas complexas. 

A Licenciatura em Matemática Aplicada 

Complementando a já sedimentada Licenciatura em Matemática, surge agora a Licenciatura em Matemática Aplicada (LMA) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), tendo por objetivo capacitar os estudantes para exercerem o papel transformador da Matemática na sociedade atual. Partindo de situações concretas, serão capazes de usar a sólida formação em Matemática para modelar, simular e/ou apoiar argumentos ou decisões, na resolução de problemas complexos que surgem na ciência, na indústria ou nos serviços. O ingresso destes licenciados no mercado de trabalho virá dar resposta ao crescente interesse de variadas entidades empregadoras por formações em Matemática Aplicada, motivado pela complexidade dos desafios atuais e pela necessidade de inovação. 

Perspetivas de Futuro 

No final da LMA, os estudantes poderão integrar diretamente o mercado de trabalho ou continuar o seu percurso académico na FCUP, enveredando, por exemplo, pelo Mestrado em Engenharia Matemática, pelo Mestrado em Estatística Computacional e Análise de Dados ou pelo Mestrado em Matemática, todos da responsabilidade do Departamento de Matemática (DM) da FCUP. O DM oferece ainda várias possibilidades ao nível do doutoramento, em colaboração com outras instituições de ensino superior: Programa Doutoral em Matemática Aplicada (U. Porto, U. Aveiro e U. Minho), Programa Interuniversitário em Matemática (U. Porto e U. Coimbra), ou o recém-criado Doutoramento em Matemática Aplicada (U. Porto, U. Minho, UTAD, U. Coruña, U. Santiago de Compostela e U. Vigo).  

A oferta do DM é complementada por um curso de especialização em Modelação Estatística Computacional, acreditado pela Universidade do Porto e pela Ordem dos Engenheiros. Esta formação incide sobre metodologias atuais de extração de conhecimento a partir de dados, sendo especialmente indicada para profissionais já inseridos no mercado de trabalho que reconheçam a necessidade de aquisição, readequação ou atualização de competências nessa área (re-skilling / up-skilling). 

Todos estes cursos contam com a competência e a excelência científica dos docentes do Departamento de Matemática da FCUP, a maioria deles investigadores do Centro de Matemática da Universidade do Porto, classificado como excelente nas últimas avaliações da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.  

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Avanços e Inovações na Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), enraizada na Covilhã desde 1998, é um...

Uma Cultura de Humanidades

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real...

Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem,...

No Caminho da Investigação do Desenvolvimento

A Faculdade de Engenharia está organizada em cinco departamentos: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Departamento...

Faculdade de Ciências: 50 anos a reinventar o fascínio das Ciências

A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade da Beira Interior (UBI) agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e...