Francisco Brardo, coordenador do centro

Da Universidade para a Comunidade – O Paradigma nas Ciências da Visão

Inaugurado há 6 anos, e integrado na Faculdade de Ciências da Saúde, o Centro Clínico e Experimental em Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior é atualmente um centro de referência junto da comunidade regional. Depois de um período de consolidação das suas linhas orientadoras e das metodologias aplicadas, o Centro Clínico promove uma estreita relação entre a investigação na área das ciências da visão, o ensino clínico e a transferência de conhecimento para a comunidade.  

Esta ligação é fruto de um conjunto de sinergias, como fonte essencial na aquisição do saber, entre uma formação académica de excelência, consolidada e apoiada num ensino clínico em contexto real, e uma investigação fundamental e clínica na área da Optometria e Ciências da Visão, de cariz e vertente comunitária que se traduz numa prestação continuada de serviços visuais.  

Considera-se assim, que a partilha destes benefícios, de uma forma direta ou indireta, onde a comunidade envolvente é parte ativa no processo de formação pedagógica, constituí o ponto-chave no sucesso e consolidação dos objetivos e funções a que o Centro Clínico se prontifica a realizar. Esta relação, onde o conhecimento e o raciocínio clínico são adquiridos numa base de “aprender-fazendo”, é constantemente avaliada, não só pela elevada motivação dos alunos em relação à formação centrada em situações reais, como na aquisição de competências clínicas que garantem rigor e excelência no âmbito da Optometria e Ciências da Visão que se traduzem numa constante procura de serviços visuais por parte da comunidade. Esta articulação, estabelecida de forma livre e responsável, é essencial não só para o cumprimento da principal missão do Centro Clínico, mas sobretudo para dar resposta às necessidades prementes das populações. 

Numa lógica de complementaridade, a vertente de investigação assume um papel crucial nesta transferência do conhecimento para a comunidade.  Neste sentido, o desenvolvimento de projetos de investigação tem privilegiado trabalhos de aplicação clínica e de proveito coletivo, num sentido claro de procura de soluções e/ou respostas a problemas visuais concretos. Do conjunto de trabalhos em curso, destacam-se atualmente os estudos em ambliopia, com exploração de técnicas de estimulação magnéticas e de eletroretinografia, os estudos em síndrome de olho seco, os estudos de bases normativas de densidade ótica corneal e os estudos em retinopatia diabética. 

O posicionamento do Centro Clínico, no âmbito da sua atuação, e a sua associação ao meio académico constituí, seguramente, uma mais-valia para a população em geral. O compromisso assumido de servir o próximo, através do conhecimento solidificado na investigação, é sem dúvida uma das principais razões que torna o Centro num espaço único e de excelência, onde a Universidade chega à Comunidade num paradigma de ser, saber e agir. 

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

População do Alto Alentejo beneficia de cuidados de saúde de Proximidade

No Alto Alentejo, a saúde apresenta outras prioridades comparando com os grandes polos de urbanização. Com uma população reduzida, envelhecida...

Global Health Company: A cuidar da nossa Saúde e Bem-Estar

Com uma abordagem inovadora e centrada no paciente, a Global Health Company (GHC) tem- se destacado na prestação de serviços...

A primeira Unidade Local de Saúde faz 25 anos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) foi criada em 9 de junho de 1999, era então Ministra da...

A inovação em saúde ao serviço do utente

Criado em 2021, o Centro Académico Clínico – Egas Moniz Health Alliance (EMHA) é composto pela Universidade de Aveiro e...