Primeiro dia de candidaturas ao ensino superior atinge quase 13 mil candidatos

No primeiro dia do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em Portugal, cerca de 13 mil estudantes apresentaram a sua candidatura, disputando um total de 54.311 vagas disponíveis. O período para submissão das candidaturas iniciou na segunda-feira e estender-se-á até 07 de agosto.

Segundo os dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior, este número representa um acréscimo significativo em relação ao ano anterior, com 1.655 candidatos adicionais a participarem no primeiro dia do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em Portugal.

O número total de vagas disponíveis nas instituições de ensino superior apresentou um aumento de 275 lugares em relação ao que foi inicialmente anunciado e 671 lugares a mais do que no ano anterior.

Um aspeto relevante desta edição do concurso é a divulgação antecipada dos resultados da primeira fase, que acontecerá a 27 de agosto. Tal medida foi adotada com o objetivo de garantir um intervalo mínimo de 15 dias entre a colocação na primeira fase e o início das aulas.

Outra novidade é a implementação de um contingente prioritário de estudantes economicamente carenciados, abrangendo beneficiários do escalão A da ação social escolar, o que representa um total de 2.028 vagas em cursos de todas as instituições de ensino superior públicas.

Além disso, para a segunda fase do concurso, que terá início a 28 de agosto, foi alargado o contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes, que disponibilizará cerca de 3.800 vagas adicionais.

No ano passado, mais de 61 mil candidatos disputaram as vagas oferecidas pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em Portugal, e 50.315 estudantes conseguiram a sua colocação nas instituições de ensino superior do país.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

População do Alto Alentejo beneficia de cuidados de saúde de Proximidade

No Alto Alentejo, a saúde apresenta outras prioridades comparando com os grandes polos de urbanização. Com uma população reduzida, envelhecida...

Global Health Company: A cuidar da nossa Saúde e Bem-Estar

Com uma abordagem inovadora e centrada no paciente, a Global Health Company (GHC) tem- se destacado na prestação de serviços...

A primeira Unidade Local de Saúde faz 25 anos

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) foi criada em 9 de junho de 1999, era então Ministra da...

A inovação em saúde ao serviço do utente

Criado em 2021, o Centro Académico Clínico – Egas Moniz Health Alliance (EMHA) é composto pela Universidade de Aveiro e...