IRON: 10 Anos de Excelência em Saúde Orofacial

Foi há uma década que o Instituto de Reabilitação Orofacial do Norte (IRON), localizado na cidade do Porto, iniciou a sua jornada rumo à excelência na área da saúde orofacial. Fundado por cinco sócios acabados de se pós-graduar em diversas áreas da medicina dentária, o IRON viria a tornar-se uma referência tanto para os pacientes quanto para os profissionais empenhados em manter a sua formação atualizada. Nesta entrevista exclusiva, conversamos com o Dr. Luís Caetano, atual Diretor Clínico, e com Rita Caetano, administradora da clínica, sobre os tratamentos oferecidos, a evolução da medicina dentária, a importância da formação contínua de profissionais e o segredo para a sua longa caminhada de sucesso. 

Uma Jornada de Dedicação à Saúde Orofacial 

A história do IRON é uma narrativa de determinação e paixão pela saúde orofacial. Luís Caetano, um dos cinco fundadores e atual diretor clínico do conceituado Instituto de Reabilitação Orofacial do Norte, viu o projeto crescer ao longo do tempo, passando por diversos “estágios” e transformando-se numa “instituição multidisciplinar que abrange todas as áreas da medicina dentária e reabilitação orofacial.” 

Ao longo dos anos, o IRON foi conquistando o reconhecimento pela sua qualidade e comprometimento com os pacientes. Em 2018, foi reconhecida como uma das melhores clínicas dentárias do país e desde então tem mantido o seu compromisso com a excelência. “A nossa busca pela qualidade nunca cessa”, partilha o Diretor Clínico. “Sempre que surge uma inovação ou tecnologia, procuramos incorporá-la à nossa clínica. Além disso, estamos constantemente a expandir as nossas especialidades e áreas de interesse na medicina dentária, seguindo as necessidades que os nossos pacientes demonstram.”

O compromisso do IRON não se limita à saúde oral, entendendo-se à reabilitação orofacial, um campo que abrange procedimentos complexos para restaurar a função e a estética do rosto. “Queremos atender às necessidades únicas de cada paciente e ajudá-los a alcançar o melhor estado de saúde oral e facial possível”, revela Luís Caetano. 

Rita Caetano acrescenta que a maior conquista que poderiam alcançar é “a confiança dos nossos pacientes no nosso trabalho e na nossa equipa.” 

 Confiança e Proximidade  

Com o passar do tempo, os sócios iniciais acabaram por seguir caminhos diferentes, permanecendo apenas Luís Caetano, que convidou a sua irmã, Rita Caetano, para embarcar nesta aventura ao seu lado, poucos meses antes do mundo se debater com a pandemia do Covid-19. “Ao longo do meu percurso como empreendedor no ramo da saúde, a necessidade de ter alguém a tomar conta da parte de gestão foi sempre evidente”, começa por explicar Luís Caetano. “Convidar a Rita acabou por ser uma decisão baseada na proximidade e confiança.” 

A administração eficiente e a gestão cuidadosa são fatores cruciais para o sucesso da clínica, no entanto, não é apenas a relação entre os dois irmãos que causa este ambiente familiar dentro da clínica. “A clínica está construída de modo a ser acolhedora e a causar um sentimento de familiaridade tanto para os nossos colaboradores como para os pacientes”, afirma Rita Caetano. “Nós acreditamos que quando as pessoas chegam aqui e se sentem confortáveis e ‘em casa’, vão ter mais confiança para voltar. Aliamos esses fatores à nossa equipa altamente especializada e aos equipamentos de alta qualidade, garantindo assim que os pacientes confiem nos nossos serviços.” 

Tratamentos Inovadores 

A Clínica IRON é reconhecida por oferecer uma ampla gama de tratamentos inovadores, com foco particular na reabilitação com implantes e endodontia. Luís Caetano, comenta que apesar da endodontia e a reabilitação serem os tratamentos mais procurados, dado o seu envolvimento na clínica, nos últimos tempos, também se tem observado uma crescente demanda por tratamentos de ortodontia com alinhadores e harmonização orofacial. 

O compromisso com a inovação é um traço distintivo do IRON, havendo um cuidado constante na atualização da clínica com as mais recentes tecnologias e técnicas. “Se surge uma inovação que pode beneficiar os nossos pacientes, procuramos incorporá-la à nossa prática. Isso permite-nos oferecer tratamentos cada vez mais eficazes e confortáveis.” 

É deste modo que o IRON permite destacar-se também da concorrência, mantendo a sua posição de referência nacional. 

Formação Contínua: O Pilar da Excelência 

Tal como o nome indica, o IRON nasceu não só para ser uma clínica dentária de sucesso, mas também para deixar um legado que contribuísse para o desenvolvimento da área em Portugal. Assim sendo, teve, desde o seu início, a formação como um dos pilares fundamentais, o que reflete o compromisso em promover o crescimento e o desenvolvimento profissional. “A formação é uma parte vital do nosso DNA”, destaca Luís Caetano. “Alguns dos nossos clínicos ministram cursos e ajudam os jovens profissionais a dar os seus primeiros passos na medicina dentária.” 

O programa formativo do IRON Education reúne especialistas de referência em diversas áreas da medicina dentária para dar o suporte necessário aos profissionais que pretendam evoluir nas suas práticas clínicas.  

Criado em 2014, particamente a par da própria clínica o IRON EDUCATION surge com o intuito de responder a uma carência na especialização de topo. 

“A nossa formação é certificada e aberta a Médicos Dentista e estudantes de medicina dentaria”, acrescenta Rita. “Queremos compartilhar o nosso conhecimento e ajudar a próxima geração de profissionais a crescer e a destacar-se, pois acreditamos que a formação contínua é essencial para elevar os padrões da medicina dentária em Portugal.” 

Luís Caetano compartilha que, “ao mesmo tempo que estes cursos promovem uma formação especializada e atual dos profissionais, permitem também criar oportunidades aos pacientes, possibilitando-lhes, assim, alguns tratamentos mais acessíveis, sem nunca descurar o tempo, a qualidade dos materiais, ou o cuidado e atenção por parte da nossa equipa.” 

Preocupação Crescente com a Saúde Orofacial 

Segundo Luís e Rita Caetano, nos últimos anos, tem havido uma crescente preocupação com a saúde orofacial, especialmente entre os jovens e pessoas de meia-idade. O médico observa que “as pessoas estão mais informadas e impressionadas com as tecnologias avançadas que foram surgindo ao longo dos tempos.” 

No entanto, Rita Caetano enfatiza que, embora a informação disponível na internet seja útil, também pode ser muitas vezes confusa e desadequada à realidade do paciente. “A nossa abordagem é trabalhar em estreita colaboração com os pacientes, esclarecendo dúvidas, explicando o seu caso em específico, garantindo que eles compreendam o tratamento personalizado que oferecemos”, explica, esclarecendo que a educação é, também, parte fundamental do atendimento da clínica.  

O que esperar do futuro? 

Quando questionados sobre os planos futuros para o IRON, os empreendedores Luís e Rita Caetano expressam o seu compromisso contínuo em oferecer serviços de alta qualidade e aprimorar constantemente a sua prática. “A nossa visão é continuar a ser líderes na medicina dentária e reabilitação orofacial. Queremos ajudar mais pacientes a sorrir com confiança e a viver vidas saudáveis”, partilha o especialista. 

Rita encerra com palavras- de gratidão: “Agradecemos aos nossos pacientes, equipa e parceiros pela confiança ao longo dos anos. Esta década de sucesso é apenas o começo. Estamos ansiosos para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro nos reserva e o objetivo é continuar a crescer e deixar este projeto como legado.” 

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...