IRON: 10 Anos de Excelência em Saúde Orofacial

Foi há uma década que o Instituto de Reabilitação Orofacial do Norte (IRON), localizado na cidade do Porto, iniciou a sua jornada rumo à excelência na área da saúde orofacial. Fundado por cinco sócios acabados de se pós-graduar em diversas áreas da medicina dentária, o IRON viria a tornar-se uma referência tanto para os pacientes quanto para os profissionais empenhados em manter a sua formação atualizada. Nesta entrevista exclusiva, conversamos com o Dr. Luís Caetano, atual Diretor Clínico, e com Rita Caetano, administradora da clínica, sobre os tratamentos oferecidos, a evolução da medicina dentária, a importância da formação contínua de profissionais e o segredo para a sua longa caminhada de sucesso. 

Uma Jornada de Dedicação à Saúde Orofacial 

A história do IRON é uma narrativa de determinação e paixão pela saúde orofacial. Luís Caetano, um dos cinco fundadores e atual diretor clínico do conceituado Instituto de Reabilitação Orofacial do Norte, viu o projeto crescer ao longo do tempo, passando por diversos “estágios” e transformando-se numa “instituição multidisciplinar que abrange todas as áreas da medicina dentária e reabilitação orofacial.” 

Ao longo dos anos, o IRON foi conquistando o reconhecimento pela sua qualidade e comprometimento com os pacientes. Em 2018, foi reconhecida como uma das melhores clínicas dentárias do país e desde então tem mantido o seu compromisso com a excelência. “A nossa busca pela qualidade nunca cessa”, partilha o Diretor Clínico. “Sempre que surge uma inovação ou tecnologia, procuramos incorporá-la à nossa clínica. Além disso, estamos constantemente a expandir as nossas especialidades e áreas de interesse na medicina dentária, seguindo as necessidades que os nossos pacientes demonstram.”

O compromisso do IRON não se limita à saúde oral, entendendo-se à reabilitação orofacial, um campo que abrange procedimentos complexos para restaurar a função e a estética do rosto. “Queremos atender às necessidades únicas de cada paciente e ajudá-los a alcançar o melhor estado de saúde oral e facial possível”, revela Luís Caetano. 

Rita Caetano acrescenta que a maior conquista que poderiam alcançar é “a confiança dos nossos pacientes no nosso trabalho e na nossa equipa.” 

 Confiança e Proximidade  

Com o passar do tempo, os sócios iniciais acabaram por seguir caminhos diferentes, permanecendo apenas Luís Caetano, que convidou a sua irmã, Rita Caetano, para embarcar nesta aventura ao seu lado, poucos meses antes do mundo se debater com a pandemia do Covid-19. “Ao longo do meu percurso como empreendedor no ramo da saúde, a necessidade de ter alguém a tomar conta da parte de gestão foi sempre evidente”, começa por explicar Luís Caetano. “Convidar a Rita acabou por ser uma decisão baseada na proximidade e confiança.” 

A administração eficiente e a gestão cuidadosa são fatores cruciais para o sucesso da clínica, no entanto, não é apenas a relação entre os dois irmãos que causa este ambiente familiar dentro da clínica. “A clínica está construída de modo a ser acolhedora e a causar um sentimento de familiaridade tanto para os nossos colaboradores como para os pacientes”, afirma Rita Caetano. “Nós acreditamos que quando as pessoas chegam aqui e se sentem confortáveis e ‘em casa’, vão ter mais confiança para voltar. Aliamos esses fatores à nossa equipa altamente especializada e aos equipamentos de alta qualidade, garantindo assim que os pacientes confiem nos nossos serviços.” 

Tratamentos Inovadores 

A Clínica IRON é reconhecida por oferecer uma ampla gama de tratamentos inovadores, com foco particular na reabilitação com implantes e endodontia. Luís Caetano, comenta que apesar da endodontia e a reabilitação serem os tratamentos mais procurados, dado o seu envolvimento na clínica, nos últimos tempos, também se tem observado uma crescente demanda por tratamentos de ortodontia com alinhadores e harmonização orofacial. 

O compromisso com a inovação é um traço distintivo do IRON, havendo um cuidado constante na atualização da clínica com as mais recentes tecnologias e técnicas. “Se surge uma inovação que pode beneficiar os nossos pacientes, procuramos incorporá-la à nossa prática. Isso permite-nos oferecer tratamentos cada vez mais eficazes e confortáveis.” 

É deste modo que o IRON permite destacar-se também da concorrência, mantendo a sua posição de referência nacional. 

Formação Contínua: O Pilar da Excelência 

Tal como o nome indica, o IRON nasceu não só para ser uma clínica dentária de sucesso, mas também para deixar um legado que contribuísse para o desenvolvimento da área em Portugal. Assim sendo, teve, desde o seu início, a formação como um dos pilares fundamentais, o que reflete o compromisso em promover o crescimento e o desenvolvimento profissional. “A formação é uma parte vital do nosso DNA”, destaca Luís Caetano. “Alguns dos nossos clínicos ministram cursos e ajudam os jovens profissionais a dar os seus primeiros passos na medicina dentária.” 

O programa formativo do IRON Education reúne especialistas de referência em diversas áreas da medicina dentária para dar o suporte necessário aos profissionais que pretendam evoluir nas suas práticas clínicas.  

Criado em 2014, particamente a par da própria clínica o IRON EDUCATION surge com o intuito de responder a uma carência na especialização de topo. 

“A nossa formação é certificada e aberta a Médicos Dentista e estudantes de medicina dentaria”, acrescenta Rita. “Queremos compartilhar o nosso conhecimento e ajudar a próxima geração de profissionais a crescer e a destacar-se, pois acreditamos que a formação contínua é essencial para elevar os padrões da medicina dentária em Portugal.” 

Luís Caetano compartilha que, “ao mesmo tempo que estes cursos promovem uma formação especializada e atual dos profissionais, permitem também criar oportunidades aos pacientes, possibilitando-lhes, assim, alguns tratamentos mais acessíveis, sem nunca descurar o tempo, a qualidade dos materiais, ou o cuidado e atenção por parte da nossa equipa.” 

Preocupação Crescente com a Saúde Orofacial 

Segundo Luís e Rita Caetano, nos últimos anos, tem havido uma crescente preocupação com a saúde orofacial, especialmente entre os jovens e pessoas de meia-idade. O médico observa que “as pessoas estão mais informadas e impressionadas com as tecnologias avançadas que foram surgindo ao longo dos tempos.” 

No entanto, Rita Caetano enfatiza que, embora a informação disponível na internet seja útil, também pode ser muitas vezes confusa e desadequada à realidade do paciente. “A nossa abordagem é trabalhar em estreita colaboração com os pacientes, esclarecendo dúvidas, explicando o seu caso em específico, garantindo que eles compreendam o tratamento personalizado que oferecemos”, explica, esclarecendo que a educação é, também, parte fundamental do atendimento da clínica.  

O que esperar do futuro? 

Quando questionados sobre os planos futuros para o IRON, os empreendedores Luís e Rita Caetano expressam o seu compromisso contínuo em oferecer serviços de alta qualidade e aprimorar constantemente a sua prática. “A nossa visão é continuar a ser líderes na medicina dentária e reabilitação orofacial. Queremos ajudar mais pacientes a sorrir com confiança e a viver vidas saudáveis”, partilha o especialista. 

Rita encerra com palavras- de gratidão: “Agradecemos aos nossos pacientes, equipa e parceiros pela confiança ao longo dos anos. Esta década de sucesso é apenas o começo. Estamos ansiosos para enfrentar os desafios e oportunidades que o futuro nos reserva e o objetivo é continuar a crescer e deixar este projeto como legado.” 

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Avanços e Inovações na Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), enraizada na Covilhã desde 1998, é um...

Uma Cultura de Humanidades

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real...

Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem,...

No Caminho da Investigação do Desenvolvimento

A Faculdade de Engenharia está organizada em cinco departamentos: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Departamento...

Faculdade de Ciências: 50 anos a reinventar o fascínio das Ciências

A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade da Beira Interior (UBI) agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e...