
A abordagem centrada no utente que se estende a todo o país
A evolução dos serviços de saúde, em Vila do Conde, ganhou um novo impulso com a expansão do Hospital da Misericórdia, cuja atividade, relançada em 1990, tem acompanhado as transformações do setor. Em articulação com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a instituição realizou, em 2024, um total de 3.361 consultas e 611 cirurgias, no âmbito do programa Consulta a Tempo e Horas e 522 intervenções cirúrgicas através do SIGIC. Rui Maia, Provedor do Hospital da Misericórdia, garante que a unidade é procurada por utentes de diferentes regiões, não apenas pela capacidade de resposta, mas pela oferta clínica “altamente qualificada”.
Perspetiva atual: A Misericórdia de Vila do Conde retomou a sua atuação na área da saúde com a instalação de uma Clínica de Medicina Física e de Reabilitação e um serviço de Exames de Diagnóstico Médico, em colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). De que forma estes serviços impactaram a saúde dos utentes de Vila do Conde? Quais foram as mudanças mais significativas desde a inauguração dos novos serviços, em 2005?
Rui Maia: A criação destes serviços representou um marco importante na resposta às necessidades da comunidade e da própria Instituição. A partir de 2005, registou-se uma significativa expansão da nossa atuação, com a implementação de novos serviços, nomeadamente: Atendimento Permanente, Consultas de Especialidade, Pequena Cirurgia, Cirurgia em Ambulatório e Internamento, Laboratório de Análises Clínicas e a ampliação do Centro de Exames de Diagnóstico. Esta evolução permitiu não só um alargamento da resposta às necessidades da população, como também contribuiu para a sustentabilidade dos restantes serviços da Instituição.
PA: Atualmente, o Hospital da Misericórdia de Vila do Conde oferece uma ampla gama de serviços de saúde, incluindo o atendimento permanente e as consultas de especialidade. Considera essa diversidade de serviços uma das principais valências do Hospital?
RM: A diversidade de serviços disponibilizados e a excelência das nossas equipas multidisciplinares, compostas por profissionais altamente especializados, é um dos nossos fatores diferenciadores. A abordagem centrada no utente permite uma resposta personalizada às suas necessidades, beneficiando de uma articulação eficaz entre as várias áreas de atendimento clínico, que atuam em sinergia para garantir cuidados de saúde integrados, humanizados e de elevada qualidade, reforçada pela utilização de um sistema de rede intranet, que permite uma comunicação ágil e segura entre os diferentes serviços. Em 2024, foram concluídas as obras de remodelação e alargamento dos serviços de Atendimento Permanente e Consultas de Especialidade, dando resposta à crescente procura por estes serviços.
“A humanização dos cuidados de saúde constitui uma prioridade para o nosso Hospital, refletindo-se numa relação de proximidade e confiança com os utentes – um fator distintivo em relação a muitas outras unidades hospitalares”
PA: Em 2021, o Hospital da Misericórdia de Vila do Conde formou uma parceria com o Serviço Nacional de Saúde, no âmbito do sistema de CTH – Consulta a Tempo e Horas, facilitando o acesso a consultas especializadas e cirurgias. Esta união tem facilitado a rapidez com que se efetuam os atendimentos? Acredita que pacientes de outras regiões tenham preferência pelos serviços do Hospital da Misericórdia de Vila do Conde?
RM: Este protocolo veio facilitar o acesso a diversas consultas de especialidade em tempo útil. Em 2024, realizámos 3361 consultas nas especialidades protocoladas de Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia, originando e 611 cirurgias, atingindo rapidamente o limite protocolado com o SNS, tornando-se insuficiente para dar resposta às necessidades da população. Recebemos utentes de diversos concelhos circundantes a Vila do Conde, que nos procuram, não só pela nossa rápida capacidade de resposta, mas também porque reconhecem a qualidade do cuidado que prestamos e o corpo clínico altamente qualificado de que dispomos.

PA: O Hospital da Misericórdia de Vila do Conde tem também uma convenção com o SNS para a realização de cirurgias através do programa SIGIC. A participação neste programa tem auxiliado o acesso à cirurgia e também evitado as longas listas de espera na região ou até fora dela?
RM: A participação neste programa tem sido fundamental para melhorar o acesso dos utentes à cirurgia, contribuindo significativamente para a redução dos tempos de espera, tanto na região de Vila do Conde como fora dela, visto que recebemos utentes de todo o país para realizarem cirurgias no nosso Hospital. Em 2024, realizámos um total de 522 cirurgias no âmbito deste programa. Esta colaboração permite-nos dar uma resposta mais célere e eficaz às necessidades da população, promovendo uma maior equidade no acesso aos cuidados de saúde e aliviando a pressão sobre outras unidades hospitalares.
Para dar resposta a esta procura crescente, dispomos de uma infraestrutura cirúrgica altamente capacitada, que inclui três salas de cirurgia, uma central de esterilização e um aprovisionamento e farmácia hospitalar, dando resposta a 37 camas de internamento. Estes recursos garantem a realização de procedimentos com elevados padrões de segurança, higiene, qualidade e eficiência.
Complementando a vertente cirúrgica, asseguramos também o acompanhamento clínico no período pós-tratamento/intervenção, reforçando o nosso compromisso com uma abordagem centrada no utente e orientada para uma recuperação plena e segura.
PA: Este Hospital destaca-se pelo atendimento de proximidade que mantém com os seus utentes. De que modo essa proximidade influencia a qualidade do atendimento e a relação dos utentes com os profissionais?
RM: A humanização dos cuidados de saúde constitui uma prioridade para o nosso Hospital, refletindo-se numa relação de proximidade e confiança com os utentes – um fator distintivo em relação a muitas outras unidades hospitalares. Esta abordagem permite que, para além da prestação de cuidados clínicos de excelência, cada interação seja marcada pela empatia, escuta ativa e gestos de acolhimento que promovem conforto e bem-estar emocional de quem nos procura.

PA: O Hospital da Misericórdia de Vila do Conde está a realizar tratamentos inovadores para enxaqueca na sua consulta diferenciada de neurologia-cefaleias, com opções como a toxina botulínica e os anticorpos monoclonais. Qual é a importância do acesso a estes tratamentos?
RM: O acesso a estes tratamentos inovadores e revolucionários para enxaqueca que o nosso Hospital disponibiliza, através da sua consulta diferenciada de neurologia-cefaleias, representa um avanço significativo na qualidade de vida dos doentes. A utilização de terapias como a toxina botulínica e os anticorpos monoclonais permitem uma abordagem mais eficaz e personalizada, especialmente em casos de enxaqueca crónica e refratária aos tratamentos convencionais. Estes métodos, com resultados comprovados pelos nossos utentes, oferecem alívio duradouro da dor, redução da frequência das crises e, em muitos casos, uma recuperação importante da funcionalidade diária e do bem-estar emocional. Ter acesso a estas opções no contexto de um hospital de proximidade, como o Hospital da Misericórdia, significa não só uma resposta clínica de excelência, mas também uma maior facilidade no acesso a cuidados de saúde altamente especializados.
A diversidade de serviços disponibilizados e a excelência das nossas equipas multidisciplinares, compostas por profissionais altamente especializados, é um dos nossos fatores diferenciadores”
PA: Existem outros projetos de investigação em curso e que podem trazer alguma inovação tecnológica?
RM: Estamos comprometidos com o avanço da investigação clínica e científica, com especial enfoque na inovação tecnológica. A aposta na investigação é uma prioridade estratégica, permitindo não só o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas, mas também o reforço da formação contínua das equipas médicas, refletindo o compromisso do nosso hospital com a inovação e com a promoção de uma atuação mais eficaz. O nosso Laboratório de Análises Clínicas constitui uma mais-valia na agilização do diagnóstico, no apoio à investigação e na monitorização contínua dos resultados clínicos.
PA: O Hospital da Misericórdia de Vila do Conde conta com mais de 80 exames de diagnóstico, distribuídos por 10 áreas fundamentais da saúde. A diversidade de exames disponíveis tem melhorado a deteção precoce de doenças? O tratamento dos utentes tem sido mais eficaz?
RM: Esta diversidade é essencial e determinante para a deteção precoce de doenças e para a definição de estratégias terapêuticas mais eficazes. A abrangência e a qualidade dos meios complementares de diagnóstico permitem um acompanhamento clínico mais rigoroso e personalizado, favorecendo a identificação atempada de patologias em estágios iniciais, muitas vezes assintomáticos. Consequentemente, os tratamentos são iniciados de forma mais célere e direcionada, o que se traduz numa maior taxa de sucesso, melhor controlo da evolução clínica e melhor qualidade de vida para os utentes. Neste sentido, iremos reforçar a nossa aposta em tecnologia de ponta, com especial enfoque no diagnóstico e acompanhamento do cancro da mama, uma das áreas prioritárias em saúde pública.
PA: Um Hospital não se caracteriza apenas pelos tratamentos, mas também por quem os pratica. Esta instituição conta com especialistas em 30 áreas de intervenção. Como é assegurada a excelência do corpo clínico, no Hospital da Misericórdia de Vila do Conde?
RM: Possuímos uma criteriosa política de recrutamento, formação contínua e valorização profissional, assegurando a excelência do nosso corpo clínico. Esta aposta traduz-se numa prestação de cuidados centrada no utente, marcada pela competência, humanismo e inovação — pilares fundamentais para a confiança da comunidade e para o reconhecimento do nosso Hospital.

PA: Quais têm sido as principais dificuldades enfrentadas pelo Hospital da Misericórdia de Vila do Conde?
RM: Assim como as demais unidades de saúde, o Hospital da Misericórdia de Vila do Conde enfrenta desafios que exigem constante adaptação e resiliência. Entre as principais dificuldades destacam-se a escassez de profissionais de saúde em algumas especialidades e a necessidade de conciliar a elevada procura de cuidados com a manutenção da qualidade e da humanização no atendimento. Acrescem ainda os constrangimentos associados ao aumento dos custos operacionais devido à constante atualização tecnológica, uma vez que o investimento permanente em equipamentos médicos de última geração é uma das nossas prioridades. Apesar destes desafios, temos procurado superá-los, sempre com o foco na excelência do serviço prestado.
PA: Quais são as principais metas a alcançar ainda em 2025?
RM: Uma das prioridades passa por intensificar a colaboração com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), possível apenas através do alargamento da verba disponibilizada e serviços abrangidos, nomeadamente CTH (Consulta a Tempo e Horas) e serviço de Atendimento Permanente, contribuindo ativamente para a redução de listas de espera de consultas e cirurgias bem como a diminuição da afluência de doentes aos serviços de urgência hospitalares. Outro objetivo fundamental é o aumento do número de camas afetas à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), com o propósito de dar resposta à crescente procura neste âmbito, sobretudo numa população cada vez mais envelhecida e com necessidades de cuidados prolongados e diferenciados. Paralelamente, o nosso Hospital procura consolidar as relações com as Unidades Locais de Saúde (ULS), assegurando uma resposta integrada, coordenada, de proximidade, e centrada no utente. Neste contexto, será também dada continuidade ao investimento em equipamento médico altamente diferenciado, como as câmaras hiperbáricas, essencial para o reforço da capacidade de resposta clínica e para a prestação de cuidados de excelência.
PA: Existe alguma mensagem que este Hospital gostaria de deixar aos seus pacientes?
RM: Cuidar de si é a nossa missão — com profissionalismo, dedicação e respeito por cada pessoa. Trabalhamos diariamente para lhe oferecer cuidados de saúde de excelência, com humanidade e inovação, sempre centrados nas suas necessidades. A sua saúde é a nossa prioridade, e é com gratidão que continuamos a merecer a sua confiança. Estamos aqui por si e para si. Juntos pela sua saúde.
“Recebemos utentes de diversas localidades, que nos procuram independentemente da distância, não só pela nossa capacidade de resposta, mas também porque reconhecem a qualidade do cuidado que prestamos e o corpo clínico altamente qualificado de que dispomos”