FCDEF anuncia novos mestrados e pretende aumentar a mobilidade académica

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) prepara, para o próximo ano letivo, a introdução de novos mestrados, sendo o curso de Gestão do Desporto, desenvolvido em parceria com a Faculdade de Economia, uma das principais apostas, segundo o diretor Vasco Vaz. A investigação será reforçada pelo polo CIPER-UC e a mobilidade académica assumirá um papel central, com destaque para o programa Erasmus e para as parcerias com a América Latina e a Europa.

Perspetiva Atual: Com o novo ano letivo à vista, é fundamental conhecer as prioridades desta instituição. Quais são as principais diretrizes da FCDEFUC para o futuro e que objetivos se propõem alcançar?

Vasco Vaz: A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) projeta-se para o futuro com uma estratégia centrada na excelência do ensino, inovação pedagógica, reforço da investigação e aprofundamento da ligação à sociedade. O plano para os próximos anos inclui a consolidação do centro de investigação CIPER, o desenvolvimento de novos cursos de 2.º ciclo em parceria com outras Faculdades da Universidade de Coimbra e a diversificação da oferta de cursos não conferente de grau. A internacionalização, a modernização das instalações e a valorização das pessoas — estudantes, docentes e técnicos — são também pilares essenciais para responder aos desafios atuais com soluções inovadoras e sustentáveis.

PA: Na última entrevista dada à Perspetiva Atual, menciona que a decisão de integrar o CIDAF no CIPER, através da criação de um polo deste centro na Universidade de Coimbra, representou uma mudança estrutural relevante e foi descrita como fruto de uma reflexão profunda. Que impacto tem tido, até ao momento, a criação do Polo CIPER na Universidade de Coimbra? De que forma esta integração tem influenciado a dinâmica da investigação nas áreas do desporto e da educação física?

VV: A integração do CIDAF no CIPER, com a criação do polo CIPER-UC, foi um marco decisivo. Esta fusão, fruto de uma parceria com a Faculdade de Motricidade Humana, permitirá reforçar a capacidade de captação de financiamento, produção científica e o aumento de projetos conjuntos que atraiam investigadores nacionais e estrangeiros, promovendo esta marca de qualidade da nossa investigação no sentido de atingir a excelência. Este novo centro de investigação obteve recentemente a avaliação de Excelente, por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para o período 2025 a 2029. A obtenção desta classificação permitiu duplicar o financiamento do CIPER para o próximo quadriénio e reflete a excelência da proposta apresentada em termos de projeção da investigação a desenvolver neste futuro próximo.

PA: Num setor cada vez mais competitivo, a diferenciação da oferta formativa é essencial para atrair e preparar os estudantes. O que distingue a formação oferecida pela FCDEFUC e que mais-valias apresenta face a outras instituições?

VV: A FCDEFUC distingue-se por uma formação prática, multidisciplinar e com forte ligação ao contexto profissional. Os seus cursos incluem uma licenciatura em Ciências do Desporto, com forte vertente prática que simultaneamente estimula a iniciação à investigação científica, três mestrados (Treino Desportivo, Ensino da Educação Física, Exercício e Saúde), correspondendo aos percursos de especialização do doutoramento em Ciências do Desporto (atividade física e saúde, treino desportivo, educação física e necessidades educativas especiais – atividade física adaptada). A FCDEFUC oferece ainda um curso de pós-doutoramento e um curso de formação à distância (revisão sistemática da literatura).

Os cursos têm hoje uma alargada procura nos diferentes ciclos, a que se associa um reconhecimento global da sua elevada qualidade. A Faculdade está fortemente ligada à comunidade (nacional e internacional), com parcerias com federações, clubes, instituições de saúde e comités olímpicos. Estas conexões permitem estágios reais, envolvimento em projetos e preparação para um mercado exigente, nacional e internacional. O ensino é complementado com formações não conferentes de grau em áreas emergentes e uma cultura de inovação e investigação desde o primeiro ciclo. Esta estratégia tem permitido captar um número significativo de estudantes, refletido no preenchimento da totalidade das vagas nos diversos cursos. Adicionalmente, o curso de doutoramento tem vindo a captar cada vez mais estudantes de diversas regiões do mundo (Turquia, Cuba, Chile, Brasil, Paquistão, Irão, etc.).

PA: Em breve, a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física vai eleger o novo diretor para o biénio 2025-2027. A atual Direção tem conduzido várias iniciativas nos últimos anos. Que balanço faz do trabalho desenvolvido até agora e que projetos ainda se encontram em fase de concretização? O que podem os estudantes esperar da futura Direção?

VV: O balanço da atual Direção é bastante positivo, marcado por avanços na investigação, modernização de espaços, reforço de recursos humanos e novas parcerias. Destacam-se a criação do polo CIPER-UC, o aumento de cursos não conferentes de grau e eventos científicos, e a aposta na mobilidade. Ainda em curso estão obras de requalificação, revisão curricular e a expansão da oferta formativa. A futura Direção compromete-se com uma liderança dialogante e participativa, reforçando os eixos de qualidade, internacionalização e inovação. Os estudantes podem esperar uma Faculdade dinâmica, próxima, com uma visão global e centrada no seu sucesso académico e profissional.

PA: Num mundo cada vez mais globalizado, os jovens têm de ser preparados para os desafios do mercado de trabalho. Estão previstos novos mestrados em colaboração com outras unidades da Universidade de Coimbra e o lançamento de projetos nacionais ou internacionais para expandir as oportunidades e a mobilidade dos alunos?

VV: Sim. Está em marcha a criação de novos mestrados em articulação com outras unidades orgânicas da UC, alargando horizontes formativos e promovendo a interdisciplinaridade, tendo sido já submetida à A3ES a criação do Mestrado em Gestão do Desporto em parceria com a Faculdade de Economia da UC. No plano internacional, a Faculdade participa em diversos projetos financiados, como o PAS GRAS e o RYHEALTH, que abordam temáticas como saúde, obesidade e estilos de vida saudáveis. A FCDEFUC reforçará também a aposta na mobilidade de estudantes e docentes através do Erasmus e parcerias com países lusófonos, América Latina e Europa, ampliando as oportunidades de aprendizagem global.

About Post Author

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

ADAI expande projetos de investigação e alarga cooperação internacional

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Universidade de Coimbra, tem vindo a alargar as suas áreas...

O primeiro Instituto no sul da Europa dedicado ao estudo das bases moleculares do envelhecimento

Lançado em janeiro de 2020, o MIA-Portugal resulta de um projeto Teaming europeu, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Comissão...

DEM aposta na formação global e inovação interdisciplinar

Em resposta às transformações do setor industrial e aos desafios globais da sustentabilidade, o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da...

DEQ avança com novos projetos sustentáveis e reforça vínculos industriais

Alinhado com os desafios da transição ecológica e digital, o Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade de Coimbra destaca-se...

FCDEF anuncia novos mestrados e pretende aumentar a mobilidade académica

A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) prepara, para o próximo ano letivo,...