O ponto de partida para o Mundo extraordinário da Ciência
Na Covilhã, fomos conhecer a Faculdade de Ciências, uma das unidades orgânicas mais antigas da Universidade da Beira Interior.
A Faculdade de Ciências da UBI agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e a Unidade de Investigação e Desenvolvimento Centro de Matemáticas e Aplicações. Para a prossecução com êxito da sua missão, conta com um corpo docente altamente qualificado constituído por cerca de cem professores, instalações de ensino e investigação excelentes, onde os estudantes podem desenvolver as suas atividades de aprendizagem e investigação.
Situada no Polo Principal da UBI, encontra-se estrategicamente junto aos principais serviços da UBI. A sua localização privilegiada dentro da universidade e dentro da Cidade Universitária da Covilhã, considerada uma das melhores cidades para viver e estudar, faz com que a escolha por um dos cursos na área da Física, Matemática ou Química seja uma experiência única para um estudante nacional ou internacional.
De destacar a localização numa cidade com elevada qualidade de vida, associada a um baixo custo de vida, numa zona de montanha, em plena Serra da Estrela, de uma enorme beleza paisagística, considerada uma das cidades mais seguras e acolhedoras a nível mundial, possante, cheia de vida, com muitos jovens, com muita animação e vida noturna. De realçar ainda, os dois núcleos de estudantes ligados aos cursos da FC que proporcionam a todos os alunos desta Faculdade uma vida académica ainda mais produtiva e estimulante, oferecendo um conjunto de experiências e oportunidades, incluindo os de natureza solidária.
Só com esta excelência e um corpo docente e discente dedicado, a Faculdade de Ciências, alinhada com a UBI, soube enfrentar os desafios colocados num 2.º semestre, do ano letivo 2019/2020, num país em estado de emergência e de calamidade devido à pandemia de COVID-19. Desta forma, as aulas teóricas e teórico-práticas foram ministradas por videoconferência, utilizando diferentes ferramentas disponíveis na UBI e no mundo WEB. As aulas práticas de laboratórios que não foram possíveis de ministrar presencialmente, foram repostas por demonstrações e simulações das mesmas. De realçar a grande adesão por parte de todos os estudantes dos ciclos de estudo da responsabilidade da FC. Esta experiência deixa, sem dúvidas, a FC com capacidades e saber pedagógico, em termos de ensino à distância, para enfrentar um novo ano letivo, quaisquer que sejam as adversidades que se coloquem em termos de saúde pública.
A Faculdade de Ciências apresenta uma diversificada oferta formativa, propondo formação em áreas nucleares das Ciências Fundamentais, estando todos os cursos que oferece acreditados pelo período máximo pela Agencia de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) (ver caixa com oferta formativa). No próximo ano letivo, 2020/2021, a oferta letiva do 1.º ciclo organiza-se em Matemática e Aplicações, Bioquímica, Biotecnologia e Química Industrial, sendo um dos objetivos da FC poder oferecer ainda um novo 1.º ciclo em Física.
A investigação da FC, onde os estudantes se iniciam durante as suas licenciaturas, e desenvolvem de uma forma mais consolidada durante o seu mestrado e doutoramento, decorre sobre a orientação direta e em estreita ligação, dos docentes e investigadores, não apenas na Unidade de Investigação em Matemática e Aplicações (CMA), mas ainda no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS) e Unidade de Investigação em Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais (FibEnTech).
Em suma, a Faculdade de Ciências convida tanto estudantes nacionais como internacionais a escolherem um dos seus cursos nas áreas da Física, Química ou Matemática, para emergirem e viverem de uma forma plena, fascinante e independente, uma experiência Universitária única e inesquecível. Certamente esta experiência marcará para sempre as vossas vidas e abrirá as vossas portas para o Mundo extraordinário da Ciência, proporcionando a quem de vós aceite este desafio que também um dia possam assumir o lema tantas vezes referido pelos nossos antigos estudantes de “uma vez Ubiano, para sempre Ubiano”.