NutritionDay: Uma Iniciativa Internacional na Melhoria dos Cuidados Nutricionais
A malnutrição, causado pela ingestão alimentar inferior às necessidades nutricionais diárias, é um grave problema de saúde pública que leva ao aumento dos custos de saúde, sendo um fator independente de mau prognóstico da doença.
A malnutrição permanece subdiagnosticada e subtratada, apesar das inúmeras diretrizes nutricionais e evidência clínica, em muito devido à falta de formação especializada e aos baixos níveis de sensibilização das equipas multidisciplinares relativamente à gestão da malnutrição.
O nutritionDay (nDay) é uma iniciativa mundial desenvolvida para melhorar a literacia sobre a malnutrição associada à doença nas instituições de saúde e, assim, melhorar e otimizar a qualidade dos cuidados nutricionais prestados. Afere os processos de cuidados nutricionais implementados atualmente nas enfermarias hospitalares, incluindo hospital de dia de oncologia, unidades de cuidados intensivos e lares.
A auditoria nutritionDay foi fundada em 2006, por especialistas em nutrição clínica, da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN) e da Universidade Médica de Viena, sendo aplicada anualmente, durante um dia do mês de novembro.
À data, esta iniciativa já recolheu dados de mais de 281,000 indivíduos e envolveu mais de 8000 instituições de saúde, de 71 países. O nutritionDay permite que instituições de saúde, em todo o mundo, avaliem os seus cuidados de saúde e identifiquem áreas de melhoria. Por comparação, dos resultados da auditoria anterior, é possível monitorizar a evolução de cada instituição e implementar planos de ação de melhoria contínua.
Cada país tem um Coordenador Nacional do nutritionDay e a participação é acessível a qualquer instituição, pela facilidade na implementação e por não ter nenhum custo associado. A organização internacional disponibiliza os questionários dedicados e diversos materiais educativos que podem ser utilizados na formação das equipas multidisciplinares. Para promover a componente internacional desta iniciativa, os questionários estão traduzidos em mais de 35 idiomas.
Os relatórios nacionais mostram os resultados anonimizados por país, comparando-os com a média mundial. A participação anual no nutritionDay possibilita, assim, o benchmarking e a monitorização permanente das estruturas de cuidados nutricionais e dos procedimentos instituídos em cada unidade de saúde. Permite, ainda, a publicação anual dos dados sistematizados deste estudo multicêntrico em revistas científicas especializadas.
Este ano, o nutritionDay ocorre a 10 de novembro de 2022 e todas as instituições estão convidadas a participar. Junte-se a nós pela melhoria dos cuidados nutricionais em Portugal.
NutritionDay 2022: Um projeto pioneiro nos Cuidados de Saúde Primários
O nutritionDay é uma iniciativa internacional que existe há 16 anos e identifica as lacunas existentes na gestão da malnutrição e do rastreio nutricional a nível dos cuidados de saúde. Desde a sua criação que tem como aspiração tornar-se na ferramenta adotada para monitorizar a gestão da malnutrição associada à doença, a nível nacional e internacional, em hospitais e em instituições residenciais.
Os questionários que são aplicados no nutritionDay permitem a recolha de dados relativos às características e condições individuais de saúde, aos fatores de risco para a malnutrição e aos indicadores de qualidade da terapêutica nutricional. Os dados obtidos são analisados pela organização internacional e cada instituição participante recebe um relatório individual, com recomendações de melhoria, mantendo todo o anonimato dos participantes do estudo.
Tanto as instituições como os utentes beneficiam da participação no nutritionDay, uma vez que, através da identificação precoce da malnutrição associada à doença, é possível uma mais rápida recuperação com consequente melhoria na qualidade de vida e redução dos custos de saúde.
Tendo a consciência de que a malnutrição associada à doença continua a ser percecionada como um problema secundário nos cuidados de saúde primários, e que, consequentemente, os cuidados nutricionais necessitam de ser uniformizados e otimizados, surgiu a necessidade de alargar este projeto internacional para a promoção de um melhor acesso ao rastreio nutricional na comunidade.
O nutritionDay 2022, que irá decorrer no dia 10 de novembro, passará assim a incluir, pela primeira vez, questionários para serem aplicados aos Cuidados de Saúde Primários.
Portugal faz parte do grupo piloto de implementação e está a angariar um muito vasto número de unidades de saúde para participar neste estudo em todo o país. Para este fim, serão promovidas sessões de formação, a nível nacional, para a implementação do nutritionDay nos Cuidados de Saúde Primários.
Todos os Centros de Saúde estão convidados a participar e a juntarem-se a esta missão de otimizar os cuidados nutricionais na comunidade em Portugal.