NutritionDay: Uma Iniciativa Internacional na Melhoria dos Cuidados Nutricionais

A malnutrição, causado pela ingestão alimentar inferior às necessidades nutricionais diárias, é um grave problema de saúde pública que leva ao aumento dos custos de saúde, sendo um fator independente de mau prognóstico da doença.

Ricardo Marinho, Médico Internista,
CHUP; Coordenador Nacional do
nutritionDay; Secretário do Núcleo
de Estudos de Nutrição Clínica da
SPMIC

A malnutrição permanece subdiagnosticada e subtratada, apesar das inúmeras diretrizes nutricionais e evidência clínica, em muito devido à falta de formação especializada e aos baixos níveis de sensibilização das equipas multidisciplinares relativamente à gestão da malnutrição.

O nutritionDay (nDay) é uma iniciativa mundial desenvolvida para melhorar a literacia sobre a malnutrição associada à doença nas instituições de saúde e, assim, melhorar e otimizar a qualidade dos cuidados nutricionais prestados. Afere os processos de cuidados nutricionais implementados atualmente nas enfermarias hospitalares, incluindo hospital de dia de oncologia, unidades de cuidados intensivos e lares.

A auditoria nutritionDay foi fundada em 2006, por especialistas em nutrição clínica, da European Society for Clinical Nutrition and Metabolism (ESPEN) e da Universidade Médica de Viena, sendo aplicada anualmente, durante um dia do mês de novembro.

À data, esta iniciativa já recolheu dados de mais de 281,000 indivíduos e envolveu mais de 8000 instituições de saúde, de 71 países.  O nutritionDay permite que instituições de saúde, em todo o mundo, avaliem os seus cuidados de saúde e identifiquem áreas de melhoria. Por comparação, dos resultados da auditoria anterior, é possível monitorizar a evolução de cada instituição e implementar planos de ação de melhoria contínua.

Cada país tem um Coordenador Nacional do nutritionDay e a participação é acessível a qualquer instituição, pela facilidade na implementação e por não ter nenhum custo associado. A organização internacional disponibiliza os questionários dedicados e diversos materiais educativos que podem ser utilizados na formação das equipas multidisciplinares. Para promover a componente internacional desta iniciativa, os questionários estão traduzidos em mais de 35 idiomas.

Os relatórios nacionais mostram os resultados anonimizados por país, comparando-os com a média mundial. A participação anual no nutritionDay possibilita, assim, o benchmarking e a monitorização permanente das estruturas de cuidados nutricionais e dos procedimentos instituídos em cada unidade de saúde. Permite, ainda, a publicação anual dos dados sistematizados deste estudo multicêntrico em revistas científicas especializadas.

Este ano, o nutritionDay ocorre a 10 de novembro de 2022 e todas as instituições estão convidadas a participar. Junte-se a nós pela melhoria dos cuidados nutricionais em Portugal.


NutritionDay 2022: Um projeto pioneiro nos Cuidados de Saúde Primários

O nutritionDay é uma iniciativa internacional que existe há 16 anos e identifica as lacunas existentes na gestão da malnutrição e do rastreio nutricional a nível dos cuidados de saúde. Desde a sua criação que tem como aspiração tornar-se na ferramenta adotada para monitorizar a gestão da malnutrição associada à doença, a nível nacional e internacional, em hospitais e em instituições residenciais.

Os questionários que são aplicados no nutritionDay permitem a recolha de dados relativos às características e condições individuais de saúde, aos fatores de risco para a malnutrição e aos indicadores de qualidade da terapêutica nutricional. Os dados obtidos são analisados pela organização internacional e cada instituição participante recebe um relatório individual, com recomendações de melhoria, mantendo todo o anonimato dos participantes do estudo.

Paulo Lopes, Médico de Medicina
Geral e Familiar, Coordenador
do Grupo Estudos em Nutrição
Clínica para os Cuidados de Saúde
Primários (APNEP)

Tanto as instituições como os utentes beneficiam da participação no nutritionDay, uma vez que, através da identificação precoce da malnutrição associada à doença, é possível uma mais rápida recuperação com consequente melhoria na qualidade de vida e redução dos custos de saúde.

Tendo a consciência de que a malnutrição associada à doença continua a ser percecionada como um problema secundário nos cuidados de saúde primários, e que, consequentemente, os cuidados nutricionais necessitam de ser uniformizados e otimizados, surgiu a necessidade de alargar este projeto internacional para a promoção de um melhor acesso ao rastreio nutricional na comunidade.

O nutritionDay 2022, que irá decorrer no dia 10 de novembro, passará assim a incluir, pela primeira vez, questionários para serem aplicados aos Cuidados de Saúde Primários.

Portugal faz parte do grupo piloto de implementação e está a angariar um muito vasto número de unidades de saúde para participar neste estudo em todo o país. Para este fim, serão promovidas sessões de formação, a nível nacional, para a implementação do nutritionDay nos Cuidados de Saúde Primários.

Todos os Centros de Saúde estão convidados a participar e a juntarem-se a esta missão de otimizar os cuidados nutricionais na comunidade em Portugal.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...