Congresso Português de Cardiologia – CPC2024: Rumo à evidência e inovação

De 19 a 21 de Abril de 2024 vai-se celebrar no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, o CPC 2024, altura em que se comemoram 50 anos de congressos portugueses de cardiologia e, em antecipação, os 75 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, sociedade que tem como objetivo promover a educação, investigação e divulgação científica para melhoria da saúde cardiovascular em Portugal.

O mote do congresso CPC 2024 é “Rumo à evidência e Inovação”. Pretende-se discutir as diferentes facetas da especialidade, baseadas na evidência científica mais recente. Serão apresentadas conferências, mesas redondas, controvérsias, casos clínicos e de imagem. Vão ser abordados aspetos de prevenção, de diagnóstico das diferentes cardiopatias, de terapêutica e de reabilitação, não esquecendo aspetos da inovação mais recente, incluindo uma mesa-redonda sobre Inteligência Artificial e Imagiologia.

Luísa Moura Branco, MD, FESC Presidente CPC2024

Decorrerão seis sessões do Ciclo de Atualização em Medicina Cardiovascular, coordenado pelo Professor Ricardo Fontes de Carvalho, onde serão abordados os últimos resultados de diferentes patologias, a partir de casos clínicos. Estes serão muito vocacionados para internos de cardiologia, bem como internos e especialistas de Medicina Geral e Familiar e de Medicina Interna ou de outras especialidades afins. Haverá uma Mesa Redonda com colegas Palops, onde serão apresentadas e discutidas particularidades das doenças cardiovasculares em países africanos.

No dia 17/4 haverá uma ação de formação de “mass training” em suporte básico de vida, com a colaboração do INEM local numa escola de Vilamoura. Na continuidade desta formação será distribuído um livro sobre suporte básico de vida semelhante a um publicado em 2023, com os mesmos autores (Eugénio Mendes Pinto – autor e Bolota – ilustradora), pretendendo melhorar a literacia em saúde cardiovascular da população mais jovem. Na véspera do congresso existirão também oito cursos de excelente qualidade.

Existe uma iniciativa de solidariedade: Um coração para todos ambiciona angariar fundos entre a população geral, congressistas e empresas para distribuir por três Associações de Solidariedade (Associação Portuguesa de Doença de Asperger, Associação Coração Feliz e Associação das Crianças das Aldeias SOS). Os fundos serão entregues na sessão de encerramento.

Estarão presentes excelentes palestrantes da cardiologia nacional e internacional para discutir e apresentar os dados mais recentes da cardiologia atual. Existirão igualmente três simpósios institucionais conjuntamente com as Sociedades de Cardiologia brasileira, americana e europeia.

Associada ao congresso, e com financiamento próprio, decorrerá uma Corrida do Coração organizada com a colaboração da Associação de Atletismo do Algarve para fomentar a prática do exercício físico e do desporto.

O CPC é muito mais do que foi referido: é também um local de convivência, de interação entre profissionais de saúde, de apresentação de trabalhos científicos, onde se podem estabelecer pontes para trabalhos e cooperações futuras e se estreitam laços interpessoais, estando presentes de 1500 a 2000 congressistas (saiba mais consultando o site; www.cpc2024.pt).

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...