
Cinco décadas de compromisso com a educação global e internacional
Em 2025, a St. Dominic’s International School celebra o seu 50.º aniversário e é agora a escola mais antiga de Portugal a oferecer os três programas do International Baccalaureate Organization (IBO): Diploma, Middle Years e Primary Years. Nos últimos cinco anos, a instituição investiu mais de 5 milhões de euros na modernização das infraestruturas, colocando-se na vanguarda da “aprendizagem centrada no aluno”. Com uma comunidade escolar que abrange 50 nacionalidades, o Diretor, Stephen Blackburn, afirma que a missão da St. Dominic’s é educar e cultivar as características intelectuais, sociais, emocionais, morais e espirituais “únicas e inerentes a cada indivíduo”.

Perspetiva Atual: As Irmãs Dominicanas Irlandesas introduziram, em Portugal, no ano de 1600, os seus valores e filosofia educacional. Desde a sua fundação, em 1975, a St. Dominic’s International School tem «orgulhosamente» dado continuidade a este legado. Quais são os valores educacionais e pedagógicos desta escola? Como se distingue das outras instituições, no panorama do ensino internacional?
Stephen Blackburn: A filosofia Dominicana da Educação tem por base a busca pela verdade – a verdade do conhecimento, do conhecimento de si próprio e do conhecimento e aceitação do próximo. O símbolo Dominicano é a evidência desta filosofia, onde se observa a luz a vencer a obscuridade. Este Ethos ressoa ainda nos dias de hoje, e muito notoriamente na definição de aprendizagem do SDIS: “Aprender é usar a nossa curiosidade para explorar. Fazemos perguntas, temos iniciativa e partilhamos as nossas descobertas. Cooperamos com a nossa comunidade para estabelecer as conexões certas. Aprender não tem limites e ocorre dentro e fora da sala de aula. Aprender não tem idade, capacita e permite-nos crescer”. Ensinamos aos alunos que o conceito de aprendizagem é indissociável das capacidades de resiliência e de investigação. A procura da verdade, exige pensamento crítico. Esta visão é intrínseca aos fundamentos dos programas do IBO, os quais assentam nos pressupostos de uma abordagem construtivista e num compromisso com elevados padrões de qualidade, de forma a desenvolver um entendimento universal, quer por parte dos alunos, quer por parte dos professores. O St. Dominic’s é a escola mais antiga de Portugal e a segunda escola no mundo a ser acreditada para ensinar os três programas do IBO – Diploma, Middle Years e Primary Years. Comum aos programas e transversal a toda a escola está o nosso objetivo de desenvolver Agency, quer nos alunos, quer na equipa docente. Agency é um “mindset” que promove a participação informada e ativa nas reflexões, e na tomada de decisões, com o objetivo de influenciar positivamente o processo educativo e o mundo ao redor.
PA: O slogan da St. Dominic’s International School, «Nutrindo e Educando Mentes Internacionais», reflete o compromisso da instituição com uma cultura de curiosidade, compreensão, respeito e interaprendizagem. De que modo é que a escola promove a inclusão e a diversidade no seu ambiente educacional, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas origens e culturas, se sintam valorizados e integrados no processo de ensino e aprendizagem?
SB: A missão do St. Dominic’s é educar e cultivar uma mentalidade internacional e um sentido de cidadania global, proporcionando uma educação internacional de qualidade que desenvolve as características intelectuais, sociais, emocionais, morais e espirituais únicas inerentes a cada indivíduo. Aceitamos plenamente os direitos dos alunos ao nosso cuidado, independentemente do seu contexto ou circunstâncias. Confiamos nos pais como parceiros inclusivos para desenvolver interesses e promover um ambiente de aprendizagem construtivo.
Como escola IB, as nossas políticas e iniciativas refletem a dedicação para com uma mentalidade internacional, valorização cultural e aprendizagem centrada no aluno. Para o St. Dominic’s, inclusão significa responder às necessidades individuais e investir em cada aluno, seja a nível educativo, social, cultural ou emocional. Para fazermos o melhor pelos nossos alunos, devemos ouvi-los, estar próximos deles e ver o mundo através dos seus olhos.
Ao combinar um currículo rigoroso do IBO com uma abordagem personalizada, cultivamos um ambiente de aprendizagem que prepara os alunos para serem confiantes, compassivos e empenhados na aprendizagem. O nosso corpo docente investe em formação profissional para aperfeiçoar estratégias de ensino que enfatizam a aprendizagem baseada na investigação e as conexões interdisciplinares, incentivando os alunos a desenvolver soluções através de diferentes perspetivas, considerando múltiplos valores e contextos culturais. Ao fornecer aos professores as ferramentas necessárias para apoiar diferentes necessidades de aprendizagem, garantimos que a educação permanece acessível, relevante e motivante para os alunos.

Com um universo de alunos oriundos de 50 nacionalidades e um corpo docente igualmente internacional, a nossa escola proporciona um ambiente de aprendizagem com perspetivas variadas. A diversidade é celebrada através de eventos culturais como o Dia Internacional da Língua Materna, o Dia da Hispanidade, o Dia da Francofonia, o Ano Novo Chinês e a Feira Internacional. Estas atividades permitem que os alunos demonstrem, partilhem e valorizem diferentes tradições culturais.
PA: Sabendo que o IB Middle Years Programme (MYP) ocupa uma posição única, ao preencher a lacuna entre o IB Primary Years Programme (PYP) e o IB Diploma Programme (DP), como é que são implementados estes programas nesta instituição e quais são os benefícios que oferecem aos currículos dos alunos?
SB: Ao longo dos três programas – PYP, MYP e DP – O nosso currículo é construído de forma a proporcionar uma experiência de aprendizagem coesa. Embora cada programa tenha características distintas, que melhor se adequam aos alunos de diferentes faixas etárias, todos partilham princípios abrangentes, como a aprendizagem baseada na investigação, abordagens centradas no aluno e o desenvolvimento dos atributos do IB Learner Profile. Os três programas estão interligados e garantem a continuidade e a progressão na aprendizagem.
A definição das aprendizagens essenciais é fruto de um processo colaborativo que reflete valores partilhados pela comunidade. No PYP, embebemos um currículo que respeita as características das diversas etapas do desenvolvimento infantil e que conjuga a aquisição do conhecimento fundamental das disciplinas, competências de investigação, métodos de aprendizagem e promoção de uma mentalidade internacional. O programa integra diversidade cultural e linguística, promovendo assim a inclusão e garantindo o acesso equitativo às oportunidades de aprendizagem. Esta abordagem centrada no aluno promove a participação ativa, com significado e relevante para todos os alunos, tanto para contextos locais como globais.

Também no MYP, os objetivos de cada disciplina são planeados pelos professores através de um processo colaborativo, tendo em consideração a estrutura para a implementação definida pelo IBO bem como outros objetivos específicos da escola, como a revisão do currículo dentro de cada departamento, de forma a garantir a relevância do mesmo para os alunos e o mundo em que vivem. A incorporação dos contextos globais e conceitos do MYP, no âmbito das aprendizagens, assegura a conexão das disciplinas com os desafios e oportunidades globais, que advêm das atividades em sala de aula. Da mesma forma, o currículo do DP assenta nos pilares fundamentais do IBO – conceitos, investigação e competências – os quais dão forma a um conteúdo curricular que permite responder às necessidades de um grupo de alunos diversificado. A preparação para o ensino superior e a aprendizagem, ao longo da vida, orientam o trabalho curricular, promovendo a excelência académica aliada ao crescimento pessoal.
O alinhamento entre o currículo escrito, ensinado e avaliado é uma característica fundamental do continuum IB. No PYP, cada unidade de aprendizagem possui objetivos de aprendizagem e critérios de avaliação claros, garantindo que o ensino e a avaliação estão totalmente alinhados. Este mesmo rigor é replicado no MYP e no DP, onde o currículo escrito está estreitamente ligado às práticas de ensino e aos quadros de avaliação delineados nos princípios pedagógicos do IB, dentro dos Programme Standards and Practices. Partindo da abordagem transdisciplinar do PYP, o MYP acrescenta um elemento interdisciplinar, enriquecendo a experiência de aprendizagem ao estabelecer ligações significativas entre áreas disciplinares. O currículo é estruturado de forma a facilitar o alinhamento de conteúdos, conceitos e competências subjacentes a todas as disciplinas e a promover a aprendizagem ao longo da vida, incorporando elementos fundamentais de ambos os programas, como a aprendizagem interdisciplinar, as metodologias de estudo e o serviço na comunidade (service learning/CAS). As avaliações no MYP e no DP são baseadas em rúbricas detalhadas para garantir que estão precisamente alinhadas com o currículo escrito, ao mesmo tempo que preparam os alunos para futuras oportunidades académicas e profissionais. Este processo envolve backward planning, começando pelos componentes avaliados externamente do Diploma (Grade 12) e do Middle Years (Grade 10).
PA: Vivemos numa era digital em constante evolução. De que forma a St. Dominic’s integra a tecnologia no processo pedagógico? Que metodologia adota para tornar os alunos aptos a enfrentar os desafios e as oportunidades do futuro digital?
SB: Como educadores, devemos ter presente que uma tradição educativa que está viva segue as leis de todos os organismos vivos, devendo renovar-se para que possa permanecer vibrante e dinâmica. O que começou como uma resposta às necessidades das gerações anteriores, deve continuar a inspirar as gerações atuais, introduzindo novas abordagens e variações. No caso da tecnologia, devemos focar-nos na perspetiva que está para lá dos ecrãs, teclados e plataformas, para procurar resposta aos desafios que se colocam atualmente e no futuro: fazer julgamentos fiáveis sobre o uso da tecnologia, quais as influências da tecnologia nos valores pessoais e na tomada de decisões, assim como a utilizar em situações desconhecidas. Em linha com os nossos valores Dominicanos, enfatizamos o discernimento crítico na era digital, encarando a tecnologia como uma ferramenta de capacitação e não de dependência. Do PYP ao DP, os alunos desenvolvem competências nas Abordagens à Aprendizagem que os ajudam a utilizar a tecnologia de forma ética, eficaz e criativa. Isto inclui técnicas de investigação, comunicação digital, apresentação de informação em vários formatos e avaliação crítica de fontes. Outro aspeto aspeto fundamental desta literacia digital envolve discussões adequadas à idade sobre inteligência artificial e segurança online. No MYP, implementamos os e-assessments, que vão além dos exames tradicionais, aferindo a capacidade de transferência/aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações desconhecidas e a capacidade de relacionamento entre o conhecimento adquirido com a sua aplicações ao mundo real. Ao nível do Diploma Programme, oferecemos Ciências da Computação, capacitando os alunos com conhecimentos sobre hardware, programação e pensamento computacional. Os clubes de robótica e programação extracurriculares são populares entre os alunos do PYP, a partir do 1.º ano. Adicionalmente, as nossos as nossas plataformas online de gestão de aprendizagem, como o Managebac e o Toddle, proporcionam uma plataforma digital integrada para planeamento curricular, portefólios de alunos, e comunicação entre professores e alunos.

PA: Como a St. Dominic’s garante a qualidade e modernidade das suas infraestruturas? De que forma as instalações contribuem para o desenvolvimento académico e para o bem-estar dos alunos?
SB: Em 2025, a St. Dominic’s International School celebra o seu 50º aniversário. O Conselho de Administração e a liderança da escola estão plenamente conscientes de que, para educar e cultivar as mentes e almas dos nossos alunos, é essencial cuidar do ambiente escolar, tornando-o relevante para as suas necessidades de aprendizagem e para as sensibilidades das gerações atuais.
Nos últimos cinco anos, O St Dominic’s investiu mais de 5 milhões de euros na modernização das infraestruturas do campus. Isto incluiu a construção de salas de aula adaptadas às necessidades dos alunos e aos requisitos específicos das disciplinas, a atualização dos acessos, entradas e áreas de recreio em todo o campus, bem como o investimento em nova iluminação, rede e comunicações.
Este desenvolvimento tem sido possível graças às boas relações da escola com o município e à nossa relação sustentada com empresas de arquitetura e construção especializadas no design e edificação de escolas.
PA: Quais são os projetos, em curso, que se destacam no desenvolvimento da escola e na melhoria contínua da experiência educacional dos alunos?
SB: À medida que avançamos para o ano letivo 2025-26, a manutenção da nossa posição, como a principal escola IB Continuum em Portugal, continua a ser uma prioridade. Como membro da New England Association of Schools and Colleges (NEASC) e escola do IBO, o St. Dominic’s segue um processo de re-acreditação a cada 5 anos para avaliar o nosso progresso e desenvolvimento. Este processo envolve um ciclo contínuo e estruturado de investigação, ação e reflexão sobre os processos e procedimentos escolares, com um forte enfoque nas práticas fundamentais de boa gestão escolar, no desenvolvimento dos programas educativos e na melhoria do impacto da aprendizagem dos alunos. Desta forma, garantimos que os valores e Ethos da escola são refletidos e partilhados por toda a comunidade escolar, que a liderança se baseia numa mentalidade de crescimento e que as estruturas são eficazes para apoiar uma aprendizagem centrada no aluno e autodirigida.
PA: O percurso desta instituição tem sido exemplar. Quais são as expectativas da St. Dominic’s para o futuro? Que projetos desejam alcançar para expandir a missão educacional da escola?
SB: Manter a relevância da filosofia Dominicana da Educação para as gerações atuais e futuras de alunos é um grande desafio para a nossa escola. É imperativo que continuemos a proporcionar aos nossos alunos as competências e atitudes necessárias para se tornarem pensadores críticos e aprendizes ativos. Isto implica garantir que os nossos alunos desenvolvem os valores da busca pela verdade, a persistencia e da capacidade de pensar com empatia e de forma ética. Somos uma escola de IB Continuum, comprometida com o objetivo de expandir o interesse pelo programa IB Courses, promovendo um ensino inovador e de excelência.