
UBI lança novo ciclo estratégico com foco na qualidade de ensino, inovação, internacionalização e inclusão
A mensagem é clara: a UBI está preparada para os desafios do século XXI. Com liderança renovada, visão estratégica e espírito de missão, a instituição quer continuar a transformar vidas, a formar cidadãos e a afirmar-se como motor de desenvolvimento regional e referência global.
A UBI prepara-se para reforçar a sua trajetória de evolução com a implementação de um ambicioso plano estratégico centrado no fortalecimento das suas principais missões: ensinar e formar profissionais de excelência; investigar com foco na inovação; e colocar o seu conhecimento ao serviço do desenvolvimento nacional e internacional.

Beira Interior
Ana Paula Duarte, a primeira mulher a assumir o cargo de Reitora da UBI, iniciou recentemente o mandato com o objetivo de envolver toda a comunidade académica numa estratégia que visa afirmar a UBI como uma universidade global, humana e transformadora. “Este é um projeto coletivo, com um propósito único: sermos uma referência técnica e científica, mas também social e cultural, no país e no mundo”, sublinha a Reitora.
Localizada na Covilhã, em plena região Centro e de fácil acesso a partir de qualquer ponto do país, a UBI representa o culminar de mais de 50 anos de aposta no Ensino Superior na cidade. Com raízes no Instituto Politécnico da Covilhã, seguido do Instituto Universitário da Beira Interior, a Universidade foi formalmente criada em 1986.
Desde então, a comunidade académica tem consolidado o prestígio da instituição, que é confirmado pela presença em rankings internacionais, onde compete com instituições com décadas ou séculos de existência. No Young University Rankings 2024, do Times Higher Education (THE), é considerada a melhor instituição portuguesa fundada há menos de 50 anos.
Este percurso notável é agora o ponto de partida para um novo ciclo de crescimento, que alia a tradição universitária aos desafios contemporâneos, em todas as suas dimensões.
Reforço dos mestrados e doutoramentos
Um dos focos da nova liderança é o reforço da oferta formativa em todos os ciclos de estudo, com especial destaque para os 2.º Ciclos/Mestrados, 3.º Ciclos/Doutoramentos e programas de formação ao longo da vida. A adaptação dos modelos pedagógicos à era digital será um dos principais desafios. “É o momento de repensar a oferta de 2.º e 3.º ciclos, promovendo uma formação mais interdisciplinar e ajustada às exigências do mundo atual”, considera Ana Paula Duarte.
Neste contexto, a modernização das infraestruturas, a revisão dos modelos de ensino e a introdução de novas tecnologias serão elementos centrais, com o objetivo de garantir a cada estudante uma formação de excelência, com impacto real no seu futuro profissional.
Além da qualidade de ensino, a UBI reconhece a importância de proporcionar condições físicas e sociais adequadas aos seus estudantes. Por isso, uma das prioridades da Reitora será a atenção às questões de responsabilidade social, incluindo a melhoria das residências e cantinas; o reforço do apoio médico e psicológico; e a criação de um campus saudável, com uma área própria dedicada ao Desporto e Bem-Estar.

Investigação de excelência com impacto social
Na área da Investigação e Desenvolvimento (I&D), a UBI regista resultados acima da média em vários indicadores. A nova liderança quer reforçar esta dinâmica, promovendo uma investigação multidisciplinar, internacional e com impacto social, alicerçada em parcerias e consórcios estratégicos, como o da UNITA – Universitas Montium, um dos mais relevantes projetos europeus de cooperação universitária, do qual a UBI é membro fundador.
“Queremos investigar com impacto direto na resolução de problemas da sociedade”, afirma a Reitora. Para isso, será feito um investimento no reforço do corpo científico e na criação de condições estáveis e cooperativas para o desenvolvimento da investigação. Entre as medidas previstas estão o fortalecimento das estruturas de apoio à produção científica e a melhoria na captação de financiamento.
Compromisso com a comunidade
Um dos pilares estratégicos para os próximos anos é o reforço da ligação da UBI ao território. A nova equipa reitoral aposta numa universidade comprometida com o desenvolvimento regional, através da transferência de conhecimento, da colaboração com empresas locais e da promoção de formações alinhadas com as necessidades do tecido económico e social. “Afirmar a UBI é garantir o seu contributo para a revitalização económica, social e cultural da região”, defende Ana Paula Duarte.
Inclusão, igualdade e diversidade
A nova liderança reafirma a UBI como um espaço de igualdade de oportunidades, diálogo e inclusão. Esta dimensão estará presente em todas as áreas de atuação, com políticas ativas de promoção da diversidade e da equidade, em consonância com os valores de uma academia moderna e consciente do seu papel na transformação social.
Ana Paula Duarte sublinha ainda o simbolismo da sua eleição: pela abertura de um novo ciclo e pelo marco histórico de ser a primeira mulher a liderar a UBI. “Espero que uma rapariga olhe para a UBI e pense que este é um espaço onde as mulheres podem aspirar a todos os lugares de liderança”.
Este será, garante Ana Paula Duarte, um ciclo de liderança participada e dialogante. Os estudantes, enquanto “alma da instituição”, terão um papel central neste percurso. A UBI quer afirmar-se como uma universidade onde cada pessoa se sinta valorizada, envolvida e capaz de fazer a diferença.
Internacionalização, sustentabilidade e inovação digital
Com uma comunidade cada vez mais global, a UBI quer reforçar as redes de cooperação internacional, atrair mais estudantes e investigadores estrangeiros e incentivar a mobilidade académica. “A presença internacional da UBI é uma prioridade”, refere a Reitora, destacando que “a universidade cruza fronteiras com a sua investigação e atrai estudantes de diversas geografias”.
“A forma como integramos, como formamos, como trabalhamos em conjunto representa a essência do ‘Ser UBI’”, conclui a Reitora.
Ensino de excelência e proximidade com os estudantes
A Universidade da Beira Interior (UBI) afirma-se como uma instituição de referência no ensino superior em Portugal, oferecendo 36 cursos de 1.º Ciclo e Mestrado Integrado, 43 de 2.º Ciclo/Mestrados e 29 de 3.º Ciclo/Doutoramento, em áreas como Artes e Letras, Ciências, Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde e Engenharia. Com uma forte aposta no ensino centrado no estudante, a UBI promove uma formação sólida, tanto a nível teórico como prático, preparando os seus diplomados para responder às exigências do mercado de trabalho.
O acompanhamento próximo entre docentes e estudantes é um dos pilares da instituição, contribuindo decisivamente para o sucesso académico e pessoal dos alunos. Esta relação de proximidade, aliada à forte coesão entre estudantes e às características acolhedoras da cidade, cria um ambiente académico inclusivo, dinâmico e propício ao desenvolvimento integral dos jovens.
A qualidade do ensino é acompanhada por excelentes condições de estudo. As faculdades da UBI estão equipadas com salas modernas, laboratórios atualizados e bibliotecas e salas de estudo abertas 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo um apoio contínuo à aprendizagem.
Os diplomados da UBI são reconhecidos no mercado de trabalho pela sua elevada preparação e capacidade de adaptação, fruto de uma formação exigente e de qualidade. A UBI continua, assim, a afirmar-se como uma escolha sólida para quem procura ensino superior de excelência em Portugal.

UBI destaca-se na investigação científica a nível nacional e internacional
A Universidade da Beira Interior (UBI) consolida-se como uma das instituições de Ensino Superior mais dinâmicas no campo da investigação em Portugal. A UBI conta com 20 unidades de investigação (com gestão principal ou participante), 15 delas classificadas com Excelente ou Muito Bom, pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia. Estas unidades de I&D cobrem áreas tão diversas como as ciências da saúde, engenharias, ciências sociais e artes. Esta diversidade é acompanhada por uma produção científica robusta e reconhecida internacionalmente.
Nos rankings internacionais, a investigação da UBI surge habitualmente como uma das referências em diversas áreas e os seus investigadores estão incluídos entre os mais destacados, em relatórios como o “World’s Top 2% Scientists’ List”, da Stanford University. Projetos financiados por programas nacionais e europeus e colaborações com centros de excelência internacionais são frequentes, refletindo a crescente reputação da UBI no panorama científico global.
A aposta estratégica da instituição tem motivado a canalização de fundos de mecenato para a criação de formas que premeiam e contribuem para a continuidade do trabalho dos seus cientistas. São disso exemplo o “Prémio Inovação UBI/Caixa Geral de Depósitos (CGD)” ou o “Prémio Jovem Investigador UBI/Caixa Geral de Depósitos – Artes”.
Com um corpo docente altamente qualificado e uma forte ligação entre ensino e investigação, a UBI continua a afirmar-se como um polo de inovação e conhecimento no Interior do país, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento regional e para a afirmação de Portugal no espaço científico europeu.
Apoios para que ninguém desista
Na Universidade da Beira Interior (UBI) existe a consciência de que o sucesso escolar depende das condições financeiras adequadas de que dispõem os estudantes. Nesse sentido, tem reforçado, ao longo dos anos, apoios sociais que contribuam para o sucesso e limitem o abandono académico.
O programa “Não Desistas! – Aposta em Ti” disponibiliza um conjunto de apoios, que incluem Bolsas Impulso Jovem STEAM, inseridas no projeto UBImpulso, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência. Ainda neste âmbito, há bolsas UBI Bright STAR, para alunos com progressão académica superior.
A UBI inclui ainda bolsas para públicos específicos – promoção da igualdade de género e voluntariado de emergência. O Fundo de Apoio Social (FAS) oferece aos estudantes com carências financeiras apoios em troca de trabalho na UBI e, em complemento, o Programa “Ser Solidário” disponibiliza apoio financeiro ou bens essenciais (Loja Social “Dar e Receber”) com vista a ajudar na alimentação, alojamento e despesas escolares.
A UBI apoia igualmente o mérito académico através de Bolsas de Mérito e Prémios Escolares. Tudo isto a juntar à existência de residências universitárias e cantinas, entre outras estruturas que facilitam o dia-a-dia dos estudantes.