Ensino no ISEC prepara os engenheiros para liderarem empresas e organizações

Investigação aplicada, parcerias com empresas, orientação do ensino para projetos: é assim que o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra prepara os seus futuros engenheiros. “A capacidade de inovar e de assumir riscos cria líderes nos engenheiros que formamos”, afirma o seu presidente, Mário Velindro.  Tecnologias de saúde, indústria automóvel, mecânica aeronáutica, engenharia de comunicações são áreas em que o ISEC se tem distinguido.

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC está a direcionar a sua investigação e o seu ensino para responder às necessidades reais do mercado de trabalho e da economia, fazendo-o através de uma aprendizagem baseada em projetos que promovem a autonomia dos estudantes durante o curso e, mais tarde, a liderança nas empresas e organizações onde vão trabalhar.

“No ISEC associamos à fortíssima qualidade técnica dos conteúdos que ministramos, sustentada num corpo docente de excelência, uma grande atenção às ‘soft skills’”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “A criatividade, a capacidade de comunicar e de trabalhar em equipa, a vontade de inovar e de assumir riscos, é o que cria espíritos empreendedores e líderes nos engenheiros que formamos”.  

Segundo o presidente do ISEC, “a combinação das componentes não técnicas com o ensino da engenharia prepara os estudantes, não só para o trabalho em empresas e organizações – câmaras municipais, por exemplo –, mas para iniciarem carreiras de liderança de equipas e para lançarem os seus próprios projetos empresariais”.

A investigação científica que o ISEC tem desenvolvido abrange áreas muito diversas que vão da construção civil ao desporto. O desenvolvimento tecnológico na área da saúde tem sido uma das prioridades: o Laboratório de Biomecânica Aplicada tem-se afirmado como uma das unidades mais dinâmicas do ensino superior português, produzindo equipamentos para serem utilizados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos em Medicina.

Prioridade à engenharia com aplicação na saúde

O ISEC também já desenvolveu luvas com sensores de força para o ensino prático da Medicina Dentária. Na área da reabilitação já concebeu próteses ortopédicas que têm sido utilizadas por atletas paralímpicos como o conimbricense Telmo Pinão para ganhar medalhas pelo mundo fora. Um professor e investigador do ISEC integra uma equipa que recentemente desenvolveu um tomógrafo com melhor resolução, direcionado para o diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas, tumores e lesões de acidentes vasculares.

“Orientamos o nosso ensino para projetos, seguindo a metodologia ‘Project-Based Learning’, na qual os estudantes aprendem colocando em prática a teoria, através de uma elevada componente prática e laboratorial”, afirma Mário Velindro. “O ISEC atualiza regularmente os conteúdos que leciona e acompanha a evolução tecnológica enquanto orienta os estudantes para a inovação em engenharia que a Indústria 4.0 tornou indispensável”.

Para além da motivação dos docentes para a criação de projetos durante o ano letivo, o ISEC tem a funcionar nas suas instalações espaços onde os estudantes podem exercitar novas competências em áreas da engenharia diferentes daquelas que aprendem nas aulas. É  o caso do Fikalab, criado em parceria com a a Critical Software. O Fikalab está equipado com equipamentos e materiais para que os estudantes consigam concretizar todas as fases dos projetos que concebem e que decidem desenvolver. Às bancadas de trabalho, multímetros, osciloscópio, estação de soldadura, computadores, placas controladoras diversas, impressoras 3D juntam-se…. sofás e uma mesa de ping-pong para criar momentos de descontração e de distração, onde a criatividade possa fluir.

Transmitir conhecimento aos parceiros industriais

“O ISEC já criou inúmeros projetos desenvolvidos por docentes, investigadores e estudantes em diversas áreas da engenharia com aplicação prática no tecido empresarial. O ISEC está sempre empenhado em colaborar com parceiros industriais para transmitir conhecimento à sociedade e às empresas”, afirma Mário Velindro. “O nosso propósito é adaptar a nossa investigação para as exigências que o mundo, a cada momento, nos coloca”.

O ISEC criou uma rede de parcerias com várias empresas inovadoras a operar em Portugal para ligar os projetos de investigação desenvolvidos nos seus laboratórios a produtos competitivos no mercado global. “É a nossa forma de contribuir para o desenvolvimento da Indústria 4.0 em Portugal”, afirma Mário Velindro.

Um dos exemplos é o protocolo com a Altice Labs, em que os especialistas do centro de inovação desta multinacional das comunicações instalada em Aveiro passaram a ensinar nos mestrados, pós-graduações e estágios profissionais do ISEC. Os professores do ISEC, por seu lado, começaram a formar quadros da empresa nas próprias instalações da Altice Labs, fazendo também lá o trabalho de campo das suas licenças sabáticas.

Uma parceria recente foi estabelecida com a empresa de construção Vigobloco e resultou na criação de um modelo inovador de piscinas modulares eco-eficientes. O papel do ISEC neste projeto foi introduzir ciência e um uso inovador da tecnologia em todo o processo de construção dos módulos e, também, na sua montagem e funcionamento nos locais onde estes são instalados. Esta parceria permitiu baixar o custo de produção dos módulos e da sua montagem, tornando estas piscinas muito competitivas no mercado residencial do centro da Europa.

Outra parceria importante que o ISEC está a preparar será estabelecida com a PSA Peugeot-Citroen, em Mangualde. Nesta fábrica de automóveis o ISEC irá fazer a formação transversal de engenheiros e de quadros médios no domínio da gestão industrial, abrangendo as engenharias electrónica, mecânica, eletromecânica, e informática.

ISEC desenvolve dispositivo para abrir portas sem mãos

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC tem a decorrer um projeto de investigação e desenvolvimento que irá permitir, nos próximos meses, a produção de um dispositivo inovador de apoio à abertura de portas, por forma a diminuir os contágios do novo coronavírus. Esse dispositivo permitirá a abertura de portas sem usar as mãos, sendo a sua aplicação destinada a locais de grande afluência como hospitais, zonas comerciais, escolas, centros de dia ou lares de idosos.  Será um produto versátil, com custo acessível, de fácil instalação e baixa manutenção, muito útil para o combate à Covid-19.

O consórcio de que o ISEC faz parte é liderado pela empresa Shapetek – Tecnologias de Maquinação e conta com a participação do CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos e da Escola Superior de Educação de Coimbra.

O ISEC esteve e está à altura

 “Este ano é um ano de exceções: o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra demonstrou, mais uma vez, ser uma escola de excelência que tem capacidade para lhes responder. A área da engenharia obriga a uma atualização tecnológica constante e a um contínuo avanço digital. Devido à elevada exigência no mercado empresarial, impõe a continuidade dos investimentos, da requalificação e da melhoria dos nossos laboratórios em busca de novos horizontes e de mais oportunidades para os estudantes.

O ISEC esteve e está à altura. Aposta cada vez mais em iniciativas que desenvolvem as “soft skills” nos estudantes, com o objetivo de formar engenheiros mais capazes e preparados para qualquer realidade.  O ISEC tem exatamente o que precisamos: um corpo docente preparado e mentalizado para as alterações de método de ensino que se avizinham. São estes professores e investigadores que nos garantem um ensino prático e tecnológico que responde às necessidades do mercado de trabalho”.

Depoimento de Igor Monteiro, presidente da Associação de Estudantes do ISEC

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Avanços e Inovações na Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), enraizada na Covilhã desde 1998, é um...

Uma Cultura de Humanidades

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real...

Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem,...

No Caminho da Investigação do Desenvolvimento

A Faculdade de Engenharia está organizada em cinco departamentos: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Departamento...

Faculdade de Ciências: 50 anos a reinventar o fascínio das Ciências

A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade da Beira Interior (UBI) agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e...