“Engenharia, onde a imaginação e a criatividade acompanham sempre o conhecimento”

Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente – cursos que criam um mundo mais eficiente.

O Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra (fundada em 1290) oferece um vasto conjunto de cursos de mestrado e doutoramento (17 no total), dos quais se destacam aqui os que mais interessam aos candidatos ao ensino superior: a Engenharia Civil e a Engenharia do Ambiente, dois mestrados integrados com 5 anos de duração. Ambos contam com a acreditação europeia EURACE, que valida as competências dos nossos engenheiros em toda a Europa.

Este Departamento forma engenheiros, num ambiente com tradições académicas ímpares, há quase meio século. São preparados para exercer a sua profissão em todo o mundo, o que acontece na realidade, quer como gestores e altos quadros de grandes estruturas empresariais, quer como profissionais liberais, projetistas, consultores, investigadores, professores de ensino superior, etc. A Engenharia Civil da Universidade de Coimbra figura, sucessivamente há vários anos, no Top100/Top150 dos Rankings Mundiais, situação atingida por poucos cursos no panorama nacional.

A importância e aplicabilidade prática dos conhecimentos aqui ministrados, amplamente comprovados pela prática dos profissionais, são fáceis de entender. A Engenharia Civil toca-nos a todos ao longo de cada dia. Basta olharmos à nossa volta para a encontrarmos onde quer que estejamos, parados ou a viajar, a trabalhar ou em lazer. As suas referências e ecos acompanham e dão suporte aos progressos da sociedade. Assim acontece dado ser responsável por conceber, projetar, construir, reabilitar e manter todas as infraestruturas essenciais ao bem-estar da sociedade, ao desenvolvimento da economia e à proteção ambiental: estradas e ferrovias, pontes e túneis, portos e aeroportos, canais para irrigação e transporte fluvial, edifícios e outras infraestruturas edificadas, e redes de abastecimento de água e saneamento, reciclagem e tratamento de resíduos, proteção marinha e costeira, produção de energia a partir de fontes renováveis (eólica/hídrica/solar/marítima/off-shore), gestão de tráfego e semaforização, gestão territorial e da cidade, planeamento de transportes e gestão da mobilidade, etc.

É a Engenharia que concebe sistemas e tecnologias que prepararão o mundo para os desafios do futuro, cria novos materiais, metamateriais e sensores para sistemas de infraestruturas inteligentes, edifícios verdes e sistemas de transporte revolucionários, dá corpo a estratégias para recuperação de infraestruturas após eventos catastróficos, reabilita património edificado preservando a sua funcionalidade em segurança, materializa novas soluções no domínio das fontes de energia do futuro, etc.

É uma Engenharia onde a imaginação e a criatividade acompanham sempre o conhecimento de quem a exerce. Sendo a Engenharia de âmbito mais alargado, recorre constantemente a soluções criativas e inovadoras, baseando-se no trabalho em equipa e permitindo o exercício da profissão em qualquer lugar do mundo – para quem gosta de viajar e conhecer novas realidades proporciona um verdadeiro jackpot.

Quando se pensa mais em controlo de poluição (de diferentes tipos), tratamento de águas para consumo humano, tratamento de efluentes e resíduos, qualidade do ar, da água e dos solos, cai-se no domínio da Engenharia do Ambiente.

O pulsar do mundo no século XXI segue a revolução tecnológica, as dinâmicas populacionais, o crescimento das cidades, as necessidades crescentes de energia e de infraestruturas cada vez mais sofisticadas, tecnologicamente mais complexas mas mais amigas do ambiente, pelo que as preocupações pela sustentabilidade estarão sempre presentes. São os Engenheiros Civis e os Engenheiros do Ambiente que terão a responsabilidade por enfrentar tais desafios com soluções criativas apoiadas em conhecimento científico sólido. O Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, dotado de um corpo de Professores doutorados com experiência consolidada nos domínios pedagógico, científico e de prestação de serviços especializados à sociedade e indústria, com laboratórios muito bem equipados, proporciona a todos os seus alunos uma formação sólida e diversificada, cobrindo domínios variados de especialização técnica e científica: Construções, Estruturas, Geotecnia e Fundações, Hidráulica Recursos Hídricos e Ambiente, Mecânica Estrutural, Urbanismo Transportes e Vias de Comunicação.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Crise nas Urgências: Ministro da Saúde Admite Precisar de Mais Tempo para Reorganização dos Serviços

Durante visita ao Hospital da Prelada, no Porto, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reconheceu, nesta segunda-feira, a necessidade de...

Papel da Sociedade Portuguesa de Cardiologia na saúde cardiovascular do século XXI 

A Cardiologia em Portugal enfrenta vários desafios, desde as longas listas de espera para consultas e cirurgias até à escassez...

Medicina Genómica: O Futuro Personalizado da Saúde

A medicina genómica pretende mudar a forma como encaramos a saúde. O objetivo é a possibilidade de vir a oferecer...

Sanfil Medicina 70 Anos: A Humanização da saúde “é uma forma natural de ser e de agir” 

Com a missão de cuidar do utente, para recuperar e reabilitar, a Sanfil Medicina tem centrado a sua ação na...

SPEDP: Na linha da frente do controlo da Diabetes Infantil 

Com uma missão dedicada à saúde das crianças, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica (SPEDP) tem desempenhado um...