Aprendizagem ao longo da vida e as formações de curta duração

As universidades de todo o mundo estão num processo de intensa transformação, tornando-se cada vez mais digitais. O ensino superior acompanha a par e passo essa tendência das sociedades.

Os contextos e as condições laborais estão em rápida mudança, tendo alguns estudos indicado que, ao longo de um ano, entre 20% a 70% da população muda de ramo ou mesmo de ocupação[1].

A Universidade Aberta (UAb) foi a primeira universidade portuguesa a afirmar-se como universidade digital com um modelo pedagógico virtual desde 2007. Hoje, e depois da crise pandémica, continua a revelar-se a única universidade portuguesa totalmente preparada para enfrentar os desafios do ensino, da aprendizagem e da avaliação online.

A missão de formar, capacitar e abrir as portas do conhecimento a populações adultas geograficamente dispersas, liberta a UAb dos limites impostos pelo espaço e pelo tempo.

 A utilização intensiva das tecnologias e redes digitais, particularidades da sua identidade, permitem-lhe estar na vanguarda da transformação digital do sistema de ensino superior português.

Estas suas características permitiram-lhe responder de forma eficaz ao convite para implementar o programa Impulso Adultos, no quadro do Regulamento 2021/241 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, na sua componente Qualificações e Competências.

Na forma como funciona, a UAb definiu um espaço próprio na formação “Ao Longo da Vida” (ALV) e no desenvolvimento de competências a estudantes não tradicionais no acesso ao ensino superior. Com uma população estudantil cuja média de idades se situa nos 40 anos e com um plano estratégico para a formação ao longo da vida, que vem já de há 15 anos, a UAb formou cerca de 40.000 estudantes da chamada população adulta.

É neste quadro de mudança nas competências profissionais e necessidade urgente de formação, que as Microcredenciais têm vindo a ser discutidas no espaço europeu e referenciadas como uma estratégia para responder às necessidades de qualificação e requalificação profissionais.

O termo Microcredencial foi adotado pela Comissão Europeia para designar a aquisição de uma competência adquirida através de uma formação curta e não conducente a grau. Estas formações curtas devem proporcionar sempre ao aluno conhecimentos, aptidões ou competências específicas que respondam a necessidades sociais, pessoais, culturais ou do mercado de trabalho. 

A estratégia europeia de Microcredenciais tem como objetivo reconhecer, num contexto nacional e europeu, as competências adquiridas em contexto de formação ao longo da vida.  Esta condição é fundamental para se valorizar a formação profissional, em particular no contexto português onde ainda é pouco reconhecida.

No contexto português, nos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e do PRR é referido que: “As rápidas alterações existentes na nossa sociedade levam à necessidade de uma melhor preparação profissional face aos desafios cada vez mais emergentes e dinâmicos”. A necessidade de se fazer o reskilling e upskilling da população, contribuindo para a diversificação das ofertas formativas e estreitando as relações com o mercado laboral, que se enquadram neste desafio, foram estrategicamente antecipadas pela UAb.

Foram 4 as áreas escolhidas pela UAb no Programa Impulso Adultos: Aprendizagem a Distância e Digital, Transição e Transformação Digital, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Línguas e Comunicação.

Nestas áreas, que se enquadram no programa de ensino no modelo de Microcredenciais, pretende-se reforçar a requalificação, tanto tecnológica de formadores para Ensino a Distância e Digital, como em outras áreas estratégicas da sociedade que adiante se enumeram.

Para a UAb, a oferta de uma Microcredencial é também uma oportunidade de desenvolver, em conjunto com empresas, associações e/ou setores, ofertas de formação que permitam o upskilling ou reskilling da população adulta, enquadradas ou não no contexto laboral, com ou sem terem previamente frequentado o ensino superior. Podem, por isso, ser oferecidas ao nível 6 ou 7 (licenciatura ou mestrado), de acordo com os níveis de qualificação do quadro europeu de qualificações.

Formar novos públicos e fomentar a Aprendizagem ao Longo da Vida

A UAb preparará 24 Microcredenciais até 2025 e uma nova Pós-Graduação em Transição Digital e Transformação das Organizações.  A pós-graduação é uma oferta formativa estratégica para quadros superiores de organizações (v.g. turismo e hotelaria) e administração pública.

Desenvolvida em conjunto com a Microsoft, a pós-graduação usará software produzido pela Microsoft e formadores das duas instituições. As competências dos alunos serão reconhecidas através de Microcredenciais da UAb e de Credenciais da Microsoft Imagine Academy.

No mesmo âmbito, a UAb está a desenvolver novos conteúdos educativos, inovadores, em conjunto com a Porto Editora, com o objetivo de enriquecer os programas formativos da editora e, igualmente, a qualidade dos conteúdos oferecidos pela UAb.

Foram ainda criadas parcerias com 4 stakeholders que se constituem como pilares em quatro áreas distintas: turismo, administração local, forças de segurança e formação profissional com os seguintes objetivos:

•         Consultoria técnica (integração e parametrização, funcionalidades, aplicações, autenticação, proteção de dados, certificação e arquitetura, learning analytics);

•         Consultoria pedagógica (instrucional design, acessibilidade, usabilidade, estrutura de Templates/temas);

•         Consultoria institucional (políticas, regulamentos, visão e modelo pedagógico);

•         Consultoria institucional e organizacional (políticas, regulamentos, visão e modelo pedagógico, áreas de suporte);

A criação destas Alianças permite à UAb promover “um plano de especialização em competências e metodologias científicas e pedagógicas e em infraestruturas e sistemas de ensino a distância” tal como recomendado no Decreto-Lei n.º133/2019.

Por fim, a UAb destaca a parceria com o Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) e com a European Association for Distance Teaching Universities (EADTU). Aqui procuram-se desenvolver soluções de avaliação e acompanhamento no âmbito do Ensino a Distância e Digital, bem como, o desenvolvimento de soluções tecnológicas de apoio aos alunos no âmbito da inteligência artificial.

A primeira Microcredencial da UAb, financiada pelo PRR já começou

A Microcredencial Educação a Distância e Digital”, com mais de 400 estudantes inscritos e uma duração de 104 horas, é constituída por 3 módulos. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de competências pedagógicas para docentes e formadores de adultos em Educação a Distância e Digital.

Esta Microcredencial resulta da experiência adquirida através dos cursos de formação de formadores para a docência online, ministrados pela UAb, e dos seus docentes, ao longo da última década.

A UAb responde aos novos desafios das sociedades cada vez mais dinâmicas. O ensino online e em rede adquiriu grande visibilidade e relevância na educação de adultos.


[1] Kato, S., V. Galán-Muros and T. Weko (2020), “The emergence of alternative credentials”, OECD Education Working Papers, No. 216, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/b741f39e-en


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