Quarta Semana da Sensibilização para a malnutrição: Uma iniciativa pioneira da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP)

Em tempos de crise económica e social, os mais desfavorecidos, os idosos e os doentes, são muitas vezes os primeiros a ficarem esquecidos.

Longe vão os tempos em que a velhice era considerada uma parte importante da comunidade, em que os idosos apareciam associados à divindade e à sabedoria, como acontecia nas mais antigas civilizações.

Na atualidade, com a melhoria das condições de vida e os progressos da medicina, o número de pessoas idosas aumentou exponencialmente até idades mais avançadas, com a consequente imagem de degradação física e intelectual dos mais idosos e notória incapacidade de acompanharem o acelerado progresso das sociedades modernas, com inevitável redução de protagonismo e peso social.

Aníbal Marinho, Diretor do Serviço de Cuidados
Intensivos do CHUP e Presidente da APNEP

Nos últimos anos, por causa da crise económica e depois da pandemia, houve uma substancial quebra da capacidade de resposta dos serviços de saúde e dos próprios serviços de apoio social aos cidadãos mais fragilizados e dependentes, o que tornou cada vez mais evidente o deficit nutricional dos idosos, especialmente dos que sofrem de doenças crónicas.

A doença, em qualquer idade, exige um aumento do aporte alimentar que, infelizmente, não está ao alcance dos mais carenciados, agravando o estado nutricional com que se apresentam muitos doentes, logo na admissão aos serviços hospitalares, requerendo um substancial reforço dos suplementos nutricionais durante o internamento e que, muitas vezes, devem continuar depois no ambulatório.

A Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) tem feito, nos últimos anos, um significativo esforço de sensibilização dos profissionais de saúde, das famílias e dos cuidadores de doentes mais vulneráveis, para o problema da malnutrição em Portugal, em profícua articulação com as Sociedades Portuguesas de Medicina Interna, Cirurgia e Medicina geral e Familiar e a Associação Portuguesa de Nutrição.

Com esse objetivo, a APNEP repetiu este ano a sua pioneira iniciativa e promoveu entre 7 e 13 de novembro de 2022, a quarta semana de sensibilização para o problema da malnutrição em Portugal, com o mote “O direito humano aos cuidados nutricionais”, contando com o apoio institucional do Ministério da Saúde e com o apoio científico das supracitadas sociedades e associação.

A cerimónia solene da Semana decorreu no passado dia 8, pelas 16 horas, no Palácio Nacional de Queluz, com o patrocínio da Câmara Municipal de Sintra, reforçando a importância que o Presidente da autarquia sempre atribuiu ao combate à malnutrição, desde que recebeu e apoiou em 2018, a Conferência Europeia da Malnutrição da ONCA.

Na cerimónia Solene, com transmissão direta por zoom para todos os inscritos, estiveram presentes representantes de sociedades médicas nacionais e internacionais, como a FELANPE (Federación Latinoamericana de Terapia Nutricional, Nutrición Clínica y Metabolismo) e a ESPEN (European Society for Clinical Nutrition and Metabolism), que irá lançar em exclusivo a 1ª edição da “ESPEN Malnutrition Awareness Week”, uma iniciativa pioneira e impulsionada pela excelência e resultados da iniciativa criada em Portugal, em 2019.

Foi, também, oficializado o lançamento do “Nutrition Day” no ambulatório, uma iniciativa internacional que existe há 16 anos para melhorar a literacia sobre a malnutrição, nas instituições de saúde, e para otimizar a qualidade dos cuidados nutricionais prestados.

O Nutrition Day realizou-se a 10 de novembro e, pela primeira vez, incluiu os Cuidados Saúde Primários. Portugal faz parte do grupo piloto de implementação. Os profissionais de saúde dos Centros de Saúde, de todo o país, que se juntaram a esta iniciativa tiveram acesso a formação especializada desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Nutrição Clínica para os Cuidados de Saúde Primários da APNEP.

No entanto, as atividades da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) vão para além desta semana de sensibilização, propondo-se reforçar o desenvolvimento já atingido, com a criação de novos objetivos que passam por:

  • Realizar estudos científicos que comprovem a importância da malnutrição em Portugal;
  • Fomentar a participação dos diferentes profissionais de saúde nas novas competências em nutrição clínica, criadas pela Ordem dos médicos e pela Ordem dos nutricionistas;
  • Promover a implementação da semana de sensibilização à malnutrição nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa;
  • Contribuir com especial empenhamento para a criação do Observatório Europeu para a malnutrição, com o natural apoio dos decisores políticos portugueses.

NutritionDay Worldwide: a expansão do projeto para os Cuidados de Saúde Primários

PAulo André Lopes, Médico de
Família na USF Rainha Santa Isabel
(Coimbra) e Coordenador do Grupo
de Estudos de Nutrição Clínica para os
Cuidados de Saúde Primários da APNEP

O NutritionDay é uma iniciativa internacional que existe há 16 anos e identifica as lacunas existentes na gestão da malnutrição e do rastreio nutricional a nível dos cuidados de saúde.

Desde a sua criação, o NutritionDay tem como aspiração tornar-se na ferramenta adotada para monitorizar a gestão da malnutrição associada à doença em hospitais e em instituições residenciais.  Um total de 71 países já participaram nesta iniciativa, em que mais de 280.000 utentes já foram rastreados.

A 10 de novembro de 2022, pela primeira vez, o nutritionDay expandiu a sua atuação para os Cuidados de Saúde Primários, sendo que apenas 5 países foram selecionados para participar neste projeto-piloto. Portugal foi um deles e foram várias as unidades que se mostraram interessadas em participar no projeto.

Os questionários aplicados no dia 10 de novembro permitiram a recolha de dados relativos às características e condições individuais de saúde, aos fatores de risco para a malnutrição e aos indicadores de qualidade da terapêutica nutricional. Os dados obtidos serão analisados pela NutritionDay Worldwide e cada instituição participante receberá um relatório individual, com recomendações de melhoria, mantendo-se – como é natural – todo o anonimato dos participantes do estudo.

Tanto as instituições como os utentes beneficiam da participação no nutritionDay, uma vez que através da identificação precoce da malnutrição associada à doença, será possível uma mais rápida recuperação, com consequente melhoria na qualidade de vida e redução dos custos de saúde. Tendo a consciência de que a malnutrição associada à doença continua a ser percecionada como um problema secundário nos Cuidados de Saúde Primários e que os cuidados nutricionais necessitam de ser uniformizados e otimizados, a expansão desta iniciativa para os Centros de Saúde será de capital importância para atingir estes objetivos, sempre com o foco em otimizar os cuidados nutricionais prestados nas instituições de saúde em Portugal.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Inovação e avanço científico na aeronáutica e astronáutica

A unidade de investigação Aeronautics and Astronautics Research Center (AEROG) está integrada no Laboratório Associado em Energia, Transportes e Aeroespacial...

Unidade de investigação aposta em serviços especializados para indústria

A Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) é uma unidade de investigação que se dedica à investigação aplicada,...

Moldar o futuro das Nanociências para enfrentar os desafios Societais e Industriais

O i3N - Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação – é um centro de investigação de ponta em Portugal e...

O Instituto de Telecomunicações desempenha um papel central no futuro do setor das Tecnologias da Informação e Comunicação

O Instituto de Telecomunicações (IT) destaca-se como uma Unidade de Investigação com atuação no setor das Tecnologias da Informação, Comunicação...

IFIMUP prioriza os seus investigadores e o conhecimento evolutivo

A evolução multidisciplinar do Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica da Universidade do Porto (IFIMUP) é notória...