Hospital Cruz Vermelha: Um hospital em transformação

Na pessoa dos diferentes coordenadores das atuais clínicas, ficamos a conhecer a dinâmica da atividade, a aposta na tecnologia e a relevância da multidisciplinariedade que se afirma como a melhor forma de centrar os cuidados no doente. O Dr. Francisco Ferreira da Silva , Diretor Clínico do Hospital Cruz Vermelha, salienta esta visão de uma transformação alicerçada em melhores cuidados, proximidade, humanização e personalização, a par da ética, transparência e responsabilidade.

Dr. Francisco Ferreira da Silva, Diretor Clínico

Inaugurado em 1968 como Casa de Saúde onde se ensaiavam já os primórdios da medicina privada em Portugal, passando pela profunda transformação a Hospital, chegamos a 2023 com 58 anos de vida e muito dinamismo, afirmando-nos como uma Unidade de Saúde Privada para a cidade de Lisboa. Um Hospital em transformação para oferecer maior conforto, melhor acessibilidade e maior segurança. Conta neste momento com um corpo clínico renovado que garante a inovação e diferenciação aliado à vasta experiência de outros tantos profissionais com longo percurso mas, acima de tudo, um espírito único – o de sempre – o da proximidade, humanização e personalização dos cuidados, o da estreita relação interpessoal e o da ética da transparência e da responsabilidade. A história do Hospital Cruz Vermelha continua a escrever-se! Organizado em clínicas, o Hospital Cruz Vermelha, procura estimular equipas interdisciplinares que, conciliando diversas áreas do saber, trabalham todos os dias para garantir os melhores cuidados, promover o desenvolvimento científico através da investigação e transmitir a experiência e saberes acumulados através do ensino.

Dr. Rui Caria, Dr. Luís Baquero e Dr. Jorge Humberto Guardado Coordenação da Clínica do Coração | Heart Center

As doenças do aparelho circulatório, comumente designadas por doenças cardiovasculares (DCV), por compreenderem doenças específicas que incidem sobre o coração e os vasos sanguíneos, são a primeira causa de morte em Portugal, apesar da redução registada nas últimas duas décadas. Com os avanços técnicos e farmacológicos, os tratamentos tornaram-se mais eficazes e as cirurgias mais bem-sucedidas, pelo que a taxa de sobrevivência a doenças cardíacas, outrora fatais, aumentou significativamente. Na Clínica do Coração | Heart Center do Hospital Cruz Vermelha pode encontrar uma equipa clínica de excelência pluridisciplinar capaz de o ajudar, de forma personalizada, na promoção e prevenção cardiovascular, no diagnóstico precoce da DCV, na estratificação individual do risco cardiovascular e, quando necessário, na disposição de tratamentos e intervenções minimamente invasivas, com o melhor que a cardiologia de intervenção e a cirurgia cardíaca podem alcançar, assegurando os melhores resultados com a melhor segurança, melhor conforto, recuperação e volta à vida ativa.

Dr. João Paulo Goucha, Coordenador da Clínica de Ortopedia e Traumatologia

A Ortopedia é a especialidade cirúrgica que trata as doenças do aparelho locomotor. A especificidade das zonas anatómicas, dos grupos etários, das patologias e até das técnicas cirúrgicas, fez a Ortopedia atual evoluir e diferenciar-se. Surgiram a Ortopedia Infantil, a Ortopedia Desportiva, a Ortopedia das várias regiões anatómicas (coluna vertebral, ombro, cotovelo, punho e mão, anca, joelho, pé e tornozelo) e a Traumatologia. Ainda, a Ortopedia dedicada à patologia infeciosa e à patologia oncológica, a técnicas específicas ou às novas terapias. No Hospital Cruz Vermelha abarcamos todas estas frentes, com uma equipa de cirurgiões altamente especializados. Acompanhando o estado da arte, a nível nacional e internacional, procurando soluções cada vez mais satisfatórias, com resultados de excelência. Numa Medicina cada vez mais multidisciplinar, no HCV, pela sua dimensão de escala humana e pela familiaridade entre profissionais e doentes, praticamos uma Medicina de alta resolução. Oferecendo, aos que em nós confiam, soluções diagnósticas e terapêuticas rápidas e eficazes.

Dr. António Albuquerque, Coordenador da Clínica de Obesidade

A Clínica de Obesidade do Hospital Cruz Vermelha é uma unidade especializada no tratamento da obesidade, constituída por uma equipa multidisciplinar dedicada, composta por vários profissionais nas áreas da cirurgia, endocrinologia/medicina interna, psicologia, nutrição e gastrenterologia. A filosofia de atendimento privilegia a humanização entendendo-se a obesidade como uma doença. Desse modo, encontra-se estabelecido um programa que, antes de ser assistencial, é educativo para os doentes em relação à obesidade e às várias possibilidades de tratamento. Na Clínica de Obesidade, o doente encontra a melhor resposta, de uma forma integrada, para tratar com sucesso a obesidade, desde o tratamento endoscópico até à cirurgia bariátrica minimamente invasiva. A nossa missão é tratar a obesidade e as doenças associadas, permitindo a melhoria da qualidade de vida e garantir os resultados a longo prazo. A Clínica da Obesidade do HCV conta com um Gestor Bariátrico que faz o acompanhamento do doente de uma forma diferenciada, facilitando o contacto entre a equipa médica multidisciplinar, o doente e os seus familiares.

Dr. Júlio Caldeira, Coordenador da Clínica de Medicina Dentária e Saúde Oral

A Clínica de Medicina Dentária e Saúde Oral é uma unidade de prestação de cuidados de saúde dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias dentárias e estruturas adjacentes. A nossa equipa é constituída por especialistas com experiência e diferenciação, que usufruem de tecnologia avançada e utilizam técnicas e tratamentos de vanguarda, com o compromisso de conseguir ótimos resultados e de satisfazer os utentes que procuram o HCV. A Medicina Dentária e a Saúde Oral têm um impacto significativo na vida moderna, na autoestima e no bem-estar diário. Na linha desse pensamento, temos disponíveis vários tratamentos nas diferentes áreas da Medicina Dentária, nomeadamente, a Implantologia, a Ortodontia, a Odontopediatria (também com anestesia geral ou sedação), a Reabilitação Oral fixa e Removível, a Higiene Oral, a Endodontia e a Dentisteria. O atendimento profissional e personalizado é algo que, ao longo dos anos, tem vindo a fidelizar o utente e a conquistar a sua confiança.

Dr. Filipe Braz, Coordenador da Clínica de Oftalmologia e Saúde Visual

Na Clínica de Oftalmologia, a primazia está no doente, único na sua dimensão pessoal, familiar e social. Tratar patologias oftalmológicas apenas faz sentido se tal puder trazer qualidade de vida, presente ou futura, ao doente e à sua família (inúmeros estudos apontam para uma franca redução nas taxas de dependência, quedas e fraturas ósseas, em pessoas operadas a cataratas). O equipamento disponível para diagnóstico e tratamento, tanto na consulta como no bloco operatório de ambulatório, é state-of-the-art, equiparando- -se aos melhores hospitais europeus ou americanos. Atendendo a que a tecnologia sem pessoas nada significa, a Clínica de Oftalmologia tem vindo a renovar o seu corpo clínico, cada vez mais diferenciado, em subespecialidades. A nossa missão é poder oferecer uma consulta altamente especializada, com todos os exames necessários feitos no próprio dia da consulta, em áreas como a Retina Médica, a Retina Cirúrgica, o Estrabismo, o Glaucoma, as Uveítes e a Córnea. Temos a visão de proporcionar um plano de tratamento, cirúrgico, com Laser ou medicamentoso, dirigido ao indivíduo, que seja compatível com a sua vida pessoal, familiar e social.

Dr. António Albuquerque, Coordenador da Clínica de Cirurgia Geral

A Clínica de Cirurgia Geral do Hospital Cruz Vermelha integra um conjunto de unidades cirúrgicas especializadas no tratamento de diversas condições clínicas do foro da Cirurgia Geral, nomeadamente doenças do sistema digestivo, como as que afetam o esófago e o estômago, nomeadamente a doença do refluxo e a hérnia do hiato, as que afetam o cólon, o fígado e o pâncreas, para além de doenças endócrinas da tiroide ou suprarrenal, hérnias da parede abdominal e várias condições proctológicas. A divisão em Unidades permite não só que o doente encontre a resposta que melhor se adequa ao seu problema, como garante uma abordagem multidisciplinar, proporcionando uma resposta mais completa e integrada. Na Clínica de Cirurgia Geral do Hospital Cruz Vermelha, a equipa cirúrgica, composta por cirurgiões altamente especializados, realiza as intervenções recorrendo a técnicas minimamente invasivas, como a laparoscopia, permitindo ao doente uma menor agressão cirúrgica, com diminuição da dor no pós-operatório e dos tempos de internamento bem como uma recuperação mais rápida da condição clínica que motivou o seu tratamento.

Dr. António Vian Lains, Coordenador da Clinica de Neurociências e Saúde Mental

A Clínica de Neurociências e Saúde Mental traz um novo marco na prestação de cuidados de saúde mental. Com uma equipa altamente especializada, composta por psiquiatras, psicólogos e neuropsicólogos, estamos dedicados a oferecer um tratamento personalizado e eficaz em áreas cruciais da saúde mental, como depressão, ansiedade, distúrbios do sono, problemas de concentração e demências, entre outros. Adotamos uma abordagem apoiada no “Measurement-Based Care”, um método rigoroso que se baseia em protocolos de testes validados que permitem uma avaliação precisa dos sintomas, ajudando a quantificar e monitorizar os aspetos mais relevantes da saúde mental dos nossos utentes. Com esta abordagem, os nossos profissionais conseguem realizar diagnósticos mais precisos e ajustar tratamentos de forma mais eficaz, garantindo um acompanhamento detalhado do progresso de cada pessoa. Como parte do nosso compromisso com a excelência e inovação em saúde mental, participamos ativamente em projetos de investigação e contribuímos para a formação contínua de profissionais de saúde. Esta Clínica representa um novo padrão em cuidados de saúde mental, combinando experiência, compaixão e inovação para atender as necessidades da nossa comunidade.

Prof. Dr. Tiago Rodrigues, Coordenador da Clínica de Urologia

A Urologia é uma das especialidades mais antigas da medicina e a criação desta clínica no Hospital Cruz Vermelha surge da ideia, partilhada por todos, de que a base da especialidade é a Urologia Geral, onde conseguimos dar resposta a todas as doenças. Distingue-nos a ideia de colaboração e trabalho em equipa que há entre todos. É esta forma de entendermos o nosso trabalho e o tratamento dos doentes como um todo, responsabilidade de todos e para o qual todos contribuem. Esta forma pioneira, e única, de trabalhar no setor privado revelou-se decisiva para o nosso crescimento. A heterogeneidade de percursos, aliado a interesses diferentes dentro da urologia, mas assente na partilha de valores fundamentais como a solidariedade, a colaboração e espírito de equipa, tem permitido introduzir em Portugal um conjunto diverso de tecnologias para doenças que vão da próstata à litíase. A importância e o tempo dedicado à formação e à investigação, que acreditamos serem fundamentais para a excelência que procuramos, é um dos fatores críticos de sucesso da Clínica de Urologia do HCV.

Dr.ª Joana Costa, Coordenadora da Clinica de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição

A missão da Clínica de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição é a prestação de serviços de forma multidisciplinar e personalizada, procurando atender às necessidades individuais. A equipa é constituída por um grupo de profissionais vocacionados para as doenças endócrinas que inclui atualmente 7 Endocrinologistas. A Endocrinologia dedica-se ao estudo do sistema Endócrino, um sistema que funciona em rede, constituído por glândulas que produzem hormonas. São motivos frequente de avaliação na consulta a Diabetes Mellitus e as doenças da Tiroide. A abordagem multidisciplinar da doença e a educação terapêutica, através de programas estruturados com envolvimento de vários técnicos de saúde, da pessoa com diabetes e da sua família são o cerne da prestação de cuidados destas condições.

Dr.ª Isabel Saraiva de Melo, Coordenadora da Pediatria na Clínica da Mulher e da Criança

A Clínica integra Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria num espaço comum onde as famílias são acompanhadas pelos melhores profissionais. A Ginecologia foca-se na saúde da mulher da adolescência até à menopausa e engloba desde a contraceção, infeções sexualmente transmissíveis, patologia do útero e ovários, fertilidade e mama em consultas diferenciadas que atuam desde o diagnóstico até ao tratamento médico e cirúrgico, passando por exames complementares como ecografia ginecológica, mamografia ou colposcopia. A Obstetrícia cuida de grávidas e puérperas em consultas multidisciplinares, disponibilizando todos os exames de diagnóstico que se impõem numa Obstetrícia atual: ecografia obstétrica (incluindo amniocentese), ecocardiograma fetal, CTG e análises laboratoriais. A Pediatria vai da consulta pré-natal aos 17 anos, com consultas de vigilância, vacinas do plano nacional, e rastreios da visão, audição e saúde oral. Também dá resposta na doença aguda, num ambiente tranquilo, com exames complementares ao dispor. Existe ainda a consulta multidisciplinar de prevenção da obesidade com Nutricionista e Psicóloga.

Dr. Omar Mendes Pereira, Coordenador da Clínica de Medicina Preventiva e Promoção da Saúde

Na sociedade em que atualmente vivemos, considerando os estilos de vida modernos que acarretam um vasto leque de problemas para a saúde das pessoas, como é exemplo o trabalho excessivo, o sedentarismo, e uma incorreta alimentação, que constituem fatores que aceleram o desenvolvimento de doenças, pelo que, facilmente antevemos a importância da Medicina Preventiva. A prática da Medicina Preventiva permite melhorar as condições de saúde das pessoas, identificar de forma precoce a doença, limitar as consequências de situações clínicas pré-existentes, aumentar a produtividade ou reduzir o absentismo. O Hospital Cruz Vermelha, no que historicamente é o seu desígnio, também nesta componente da Medicina – a prevenção – disponibiliza uma série de medidas preventivas e curativas. No âmbito da Clínica de Medicina Preventiva e Promoção da Saúde, salienta-se a disponibilização de um conjunto diversificado de “Check-Up” médico anual e um staff clínico pronto a responder a questões decorrentes do normal seguimento de doentes no seu dia a dia.

Dr.ª Luciana Motta, Coordenadora do Serviço de Atendimento Urgente

O Serviço de Atendimento Urgente do Hospital Cruz Vermelha desempenha um papel fundamental no funcionamento do hospital, uma vez que garante respostas de atendimento médico a utentes adultos com problemas de saúde agudos e que necessitam de uma resposta não programada com urgência. Os utentes que recorrem a esta unidade do HCV encontram soluções céleres de diagnóstico, tratamento e encaminhamento adequado às suas necessidades. Este serviço é composto por médicos de Clínica Geral e Medicina Interna e enfermeiros, que articulam com o Corpo Clínico de outras especialidades. O Serviço de Atendimento Urgente funciona todos os dias das 08h00 às 22h00, suportado por cuidados médicos multidisciplinares e inovadores. O gabinete de atendimento realiza todos os esforços ao dispor para diminuir os tempos de espera, aumentando a eficiência, a segurança e, especialmente, a satisfação dos utentes que nos procuram em situação de urgência. O humanismo e a atenção à pessoa num contexto global de personalização dos cuidados, de transparência e de partilha de responsabilidade social são a base dos princípios éticos que marcam o atendimento urgente ao utente.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...