Universidade do Porto alcança a sua melhor classificação no QS World University Ranking
A Universidade do Porto conquistou recentemente a melhor classificação já obtida por uma instituição de ensino superior portuguesa no QS World University Ranking (QSWUR), considerado um dos mais respeitados medidores internacionais da qualidade do ensino superior.
Com um avanço de 21 posições em relação ao ano anterior, a Universidade do Porto agora ocupa a 253ª posição mundial, ficando perto do cobiçado “top 250”.
O QSWUR 2024 resulta da avaliação de desempenho de 2.963 instituições de ensino superior de 104 países. A avaliação tem por base nove indicadores. São eles: reputação académica, citações por docentes, reputação entre empregadores, empregabilidade, proporção entre corpo docente e estudantes, estudantes internacionais, docentes internacionais, pesquisa realizada em colaboração internacional e sustentabilidade.
Ao analisar o desempenho da Universidade do Porto em relação aos diferentes parâmetros, o grande destaque vai para a presença no “top 250” nos dois indicadores mais relevantes. É a 214ª universidade do mundo com a melhor reputação académica e a 219ª com o maior número médio de citações por docente/pesquisador.
No entanto, as melhores posições da Universidade são registadas nos campos da pesquisa realizada em colaboração internacional (60ª posição globalmente) e sustentabilidade (167ª). Dois indicadores que foram incluídos pela primeira vez na avaliação da QS.
As posições das Universidades Portuguesas no ranking
Em pouco mais de quatro anos, a universidade subiu mais de 100 posições na avaliação anual da QS. Esta foi a primeira vez que figurou entre as melhores 17% das universidades do mundo. Comparada às demais instituições portuguesas classificadas no QSWUR 2024, a U.Porto mantém a sua posição de liderança. Este ano ultrapassou a Universidade de Lisboa (266ª colocada), com quem chegou a dividir o primeiro lugar na edição de 2021 do ranking.
Em seguida, estão as universidades de Aveiro (344ª), Coimbra (351ª), Nova de Lisboa (400ª) e Minho (611-620). O ISCTE (751-760) e a Universidade Católica Portuguesa – UCP (901-950) também surgem na lista.