Fotografia da autoria de Pedro Matos

Universidade de Coimbra lidera ranking como a instituição mais sustentável em Portugal

A Universidade de Coimbra (UC) foi novamente reconhecida como a instituição de ensino mais sustentável em Portugal, além de conquistar a 154ª posição no ranking mundial Quacquarelli Symonds World University Ranking 2024 (QS WUR).

Pela primeira vez, o indicador de sustentabilidade foi incluído no QS WUR, e a Universidade de Coimbra destacou-se pelo seu impacto social e ambiental, juntamente com as suas faculdades e centros de pesquisa.

O QS WUR considerou diversos critérios para avaliar a sustentabilidade das universidades, desde o impacto dos antigos alunos na ciência e tecnologia para resolver problemas climáticos até o impacto da pesquisa em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, expressou a sua satisfação com o reconhecimento, afirmando que “é com enorme satisfação que vemos também este prestigiado ranking a atestar os nossos esforços perante os desafios da sustentabilidade, depois de no início do mês termos sido reconhecidos pelo quarto ano consecutivo pelo Times Higher Education Impact Rankings”.

No QS WUR 2024, que avalia a qualidade das instituições de ensino superior em todo o mundo com base em nove indicadores, a Universidade de Coimbra subiu 87 posições em relação à edição anterior, ocupando agora o 351º lugar entre mais de 1500 universidades analisadas.

No indicador “International Students”, a Universidade de Coimbra foi considerada a segunda melhor universidade portuguesa na captação de estudantes internacionais.

Além da Sustentabilidade, a UC obteve bons resultados noutros indicadores globais, como “International Research Network” (153º lugar), que reflete a capacidade das instituições em diversificar a sua rede de pesquisa internacional, “Academic Reputation” (304º lugar), que avalia a perceção de docentes e investigadores de todo o mundo sobre as melhores instituições de pesquisa, e “Citation per Faculty” (329º lugar), que avalia o número médio de citações por docente ou investigador.

O QS WUR também avaliou o desempenho da Universidade de Coimbra em indicadores como “Employment Outcomes”, “Employer Reputation”, “Faculty Student Ratio” e “International Faculty”.

A Universidade de Coimbra, fundada em 1290, é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. Localizada na cidade de Coimbra, em Portugal, a universidade tem desempenhado um papel fundamental na formação académica e científica ao longo dos séculos. Com este reconhecimento internacional, a Universidade de Coimbra consolida-se como uma instituição líder no campo da sustentabilidade e fortalece a sua posição como uma das principais universidades do país e do mundo.

1 thought on “Universidade de Coimbra lidera ranking como a instituição mais sustentável em Portugal

Comments are closed.

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...