As Geociências, Geoengenharias e Geotecnologias na Universidade de Aveiro

O Departamento de Geociências (DGeo) e a Unidade de Investigação GeoBioTec são as unidades orgânicas da Universidade de Aveiro responsáveis pela oferta formativa e de investigação & desenvolvimento na área das Geociências.

O DGeo é o Departamento da Universidade de Aveiro responsável por dar formação na área das Ciências da Terra, ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. A geociências, nas suas múltiplas vertentes e aplicações, constituem os principais domínios de intervenção do DGeo, onde docentes, investigadores, funcionários e estudantes trabalham diariamente e, em articulação, para criar conhecimento sobre materiais, processos e gestão da Terra e dinamizar políticas de economia circular, sustentabilidade e gestão de recursos.

Tendo iniciado atividade em 2007, o GeoBioTec compreende cinco grupos de investigação: Evolução Litosférica; Sistemas Ambientais Complexos; Georrecursos, Geotecnia e Geomateriais; Análise de Bacias e Paleontologia; e Agrossilvicultura.

A entidade gestora do Centro é a Universidade de Aveiro, possuindo duas outras instituições: a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade da Beira Interior (UBI), com uma equipa composta por mais de uma centena investigadores doutorados integrados. GeoBioTec possui um conjunto de laboratórios dos mais bem equipados do país, capaz de efetuar todo o tipo de análises de águas, solos, sedimentos e rochas.

As publicações profissionais e os contratos do Centro abrangem um vasto número de tópicos, incluindo a participação em atividades nacionais e internacionais no setor de mineração e em vários projetos de investigação colaborativos e internacionais em setores académicos, públicos e privados.

As áreas de Georecursos e Geoambiente são os focos estratégicos, colaborando com alguns dos mais importantes projetos mineiros nacionais, totalmente comprometidos com as novas tendências da investigação e exploração de matérias-primas: exploração sustentável; reexploração; reutilização; reciclagem; com ênfase no desenvolvimento de novos materiais e/ou novas aplicações para materiais tradicionais; também nos campos da: geologia médica (bio e geo disponibilidade, mineralogia e geoquímica de poeiras, minerais em saúde e bem estar, águas residuais), geologia de isótopos radiogénicos (assinatura isotópica/estudos de procedência); novos georrecursos e geomateriais (geopolímeros, recursos marinhos, matérias-primas secundárias), ciências do solo (otimização da produção de alimentos por incremento da reserva mineral), geofísica e geoquímica ambientais (avaliação de risco, mudanças climáticas) e geoturismo e geopatrimónio.

O foco estratégico do GeoBioTec continuará a centrar-se na combinação da investigação aplicada e da investigação fundamental. O plano para impulsionar a atividade de divulgação/publicação e a colaboração interna, no seio do consórcio, é muito bem-vindo e várias atividades estão planeadas para envolver diferentes grupos em propostas de investigação, coordenação de estudantes de doutoramento e contratos com a indústria, estas últimas em estreita colaboração com o Departamento de Geociências da UA. A UI GeoBioTec é parceira ativa na formação inicial e de pós-graduação oferecida por esse Departamento, enquadrando a maioria da oferta de projetos de teses e dissertações de Mestrado e de Doutoramento.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Governo cria grupo de trabalho para combater bullying nas escolas

O Governo decidiu criar um grupo de trabalho para combater o bullying nas escolas, que irá apresentar os primeiros resultados...

Federação Académica do Porto denuncia crise no acesso à habitação

Segundo a associação, o início do ano letivo está a ser marcado por uma grave crise no acesso ao alojamento...

FFUL em Processo de Transformação na Educação sem Esquecer a Sustentabilidade

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) está num momento significativo de transformação e progresso. Classificada como a...

Formação e Investigação Científica de Excelência em Química

Destacando-se nacional e internacionalmente pela elevada qualidade do ensino e pela reputação do trabalho de investigação, o Departamento de Química...

Aqui sonhamos, criamos e partilhamos conhecimento!

Criado em 1976, o Departamento de Física (DFis) da Universidade de Aveiro (UA) foi dos primeiros departamentos da instituição, visando...