Miguel Castelo-Branco, Presidente da FCS-UBI

FCS-UBI na vanguarda do desenvolvimento da cirurgia robótica em Portugal

Em conversa com a Perspetiva Atual, Miguel Castelo-Branco, atual Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira interior, revela as principais características que tornam a FCS-UBI uma instituição de ensino de excelência e explica os motivos que levaram ao investimento na área da cirurgia robótica.

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FSC-UBI) está a preparar-se para receber o novo ano letivo, que arranca em setembro. Com a nova calendarização das candidaturas ao ensino superior, as instituições de ensino tiveram que se adaptar às novas condições, sem deixar de garantir que todo o processo de integração dos alunos será realizado da melhor forma possível.

Miguel Castelo-Branco, atual Presidente da FCS-UBI, revela que, para além dos normais preparativos para o próximo ano letivo, os cursos que constituem a oferta formativa da faculdade estão, neste momento, a ser alvo de uma avaliação por parte da agência de acreditação do ensino superior, “o que é sempre um momento de reflexão sobre o próprio curso e de identificação de eventuais pontos de melhoria”. A atualização curricular é uma das grandes preocupações da faculdade, uma vez que a área da saúde está em constante evolução. Esta contante verificação e avaliação dos cursos ajuda, também, a garantir que a oferta formativa da faculdade continua a servir as necessidades atuais do mercado de trabalho.

Atualmente, a Faculdade de Ciências da Saúde oferece os cursos de licenciatura em Ciências Biomédicas e Optometria – Ciências da Visão, além dos Mestrados Integrados em Ciências Farmacêuticas e Medicina. Fazem, também, parte da sua oferta formativa os Mestrados em Ciências Biomédicas, Gerontologia e Optometria em Ciências da Visão, bem como os Doutoramentos em Biomedicina, Ciências Farmacêuticas e Medicina.

Adicionalmente, a FCS disponibiliza um conjunto variado de cursos não conferentes de grau, dos quais alguns serão novidade neste novo ano que se aproxima. Estes cursos têm vários públicos-alvo, desde jovens a profissionais já especializados. Alguns destes criados no âmbito do PRR,

Uma das etapas de preparação de um ano letivo é a apresentação da faculdade a potenciais novos alunos. De acordo com o diretor, existem duas características principais que cativam um grande número de alunos. Primeiro, o método de ensino utilizado, com uma “aprendizagem centrada no aluno e metodologias ativas”, e em segundo, a cidade onde a faculdade se localiza. “Cada vez mais jovens preferem uma cidade mais pequena e tranquila, onde se sintam confortáveis e seguros, permitindo também uma vivencia estudantil significativa.”

Relativamente às expectativas para o próximo ano, o Presidente da faculdade afirma serem elevadas. “Temos conseguido ocupar todas as vagas disponíveis nos nossos cursos, o que é um motivo de grande orgulho para toda a comunidade da FCS e o que demonstra que temos conseguido manter um nível de ensino de grande qualidade.”

Robotic Touch

A Universidade da Beira Interior e a Faculdade de Ciências da Saúde têm demonstrado um grande esforço para estar na vanguarda do desenvolvimento de várias áreas ligadas à saúde, como é o caso do ensino e treino cirúrgico. Em abril do ano passado, a FCS realizou, em parceria com a Firstouch Academy, o curso Robotic Touch, um curso de introdução à cirurgia robótica, área que tem vindo a ser bastante desenvolvida em diversos países, mas que ainda se encontra muito no início em Portugal.

“A nossa aposta tem acontecido em áreas de diferenciação e capacitação para aquilo que nós antecipamos que serão, no futuro, áreas de maior significado”, explica Miguel Castelo-Branco. “A cirurgia continua num grande desenvolvimento e acreditamos que a cirurgia robótica vai ser, também, um instrumento adicional cada vez mais difundido e utilizado num maior número de hospitais. Para isso acontecer, a capacitação das equipas é um dos primeiros passos a dar.”

O Robotic Touch foi, também, a primeira atividade oficial do novo CUBI – Centro de Simulação Cirúrgica da Universidade da Beira Interior, após a sua reformulação, realizada no sentido de permitir a abrangência de outras áreas de “interesse para os cirurgiões”.

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...