Uma Cultura de Humanidades
Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real Fábrica de Panos, fundada pelo Marquês de Pombal em 1764 e edificada com pedras do antigo castelo da cidade da Covilhã, derrubado pelo grande terramoto de 1755. Com camadas de história – da cidade, do país e da história universal -, esta localização é, na privilegiada companhia do Museu de Lanifícios, fonte de inspiração para o cumprimento da missão formadora e criativa da FAL.
Nascida de um conceito original na academia portuguesa da época, e que hoje tende a ser apreciado, a FAL engloba e faz conviver áreas tradicionais das Letras, como sejam as Línguas e Culturas Portuguesas, Espanholas, Brasileiras e Africanas de Língua Portuguesa; áreas das Artes contemporâneas, como o Design ou o Cinema; e áreas mais transversais como a Filosofia e as Ciências da Comunicação, com as suas vertentes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. De certa maneira, a FAL oferece mais letras do que uma faculdade de artes e, ao mesmo tempo, oferece mais artes do que uma faculdade de letras. Assinala-se sobretudo o forte empenho da FAL na promoção do entrecruzamento de áreas científicas e práticas de ensino e de investigação diversas, mas todas com o foco na realidade humana e na criação. Procuramos, assim, cultivar uma cultura científica de humanidades numa época de grandes transições, tecnológicas e digitais, a que as artes, a comunicação, a filosofia, as letras não são indiferentes.
As áreas de estudo da FAL desdobram-se em oito cursos de licenciatura/1.º ciclo, 13 de mestrado/2.º ciclo e cinco de doutoramento/3.º ciclo, nos quais se procura conciliar ensino e investigação, ainda que com pesos diferentes nos vários ciclos – um maior peso do ensino nos cursos de 1.º ciclo e da investigação nos cursos de 3.º ciclo. Para além dos cursos conferentes de grau, a FAL oferece, no seu Laboratório de Línguas, cursos livres de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão, assegurando ainda o ensino de Português para estrangeiros, incluindo os estudantes Erasmus.
O ensino é assegurado por uma equipa bastante jovem, com cerca de uma centena de docentes, maioritariamente doutorada, e distribuída por três Departamentos: o Departamento de Artes, o Departamento de Comunicação, Filosofia e Política e o Departamento de Letras. Todos as licenciaturas têm constituídos núcleos de estudantes, em grande medida responsáveis, com o seu dinamismo, por fazer comunidade dentro da faculdade, organizando convívios e iniciativas de disseminação de conhecimento, seja nas suas áreas específicas, seja em articulação umas com as outras.
A investigação é privilegiadamente realizada nas duas Unidades de I&D financiadas pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) sediadas na FAL – o LabCom, o Praxis – Centro de Filosofia, Política e Cultura, a que se junta a recém-criada iA* Unidade de Investigação em Artes.
Para materializar as suas atividades de ensino e investigação, e decorrente de uma filosofia pedagógica que visa a interligação entre a teoria e a prática, o saber e o saber-fazer, a FAL possui instalações e equipamentos apropriados, dos quais se destacam o estúdio de televisão, o estúdio de som, o estúdio de rádio, o laboratório multimédia, cinubiteca (sala de cinema) e o laboratório de línguas. A estas instalações e equipamentos junta-se um fundo bibliográfico muito significativo na Biblioteca Central e que cobre as várias áreas de ensino e de investigação da FAL.