Um Colégio para Todos onde impera a Excelência e a Personalização do Ensino
O INED destaca-se pela sua abordagem educativa singular, que une inovação pedagógica e personalização do ensino, mantendo um forte compromisso com a inclusão e a internacionalização. A nova Direção Pedagógica, composta por Mariana Vilar e Stephanie Peixoto, revisita os valores e práticas que uniformizam a educação, adapta metodologias ao desenvolvimento e ritmo de cada aluno, enfatizando a importância da colaboração entre a escola, a família e a comunidade. Assim, procura-se continuar a formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios globais.
Perspetiva Atual: O Colégio INED iniciou a sua atividade em 1998. Desde então, como se tem destacado no panorama educacional nacional? Quais são os valores que distinguem e guiam a prática pedagógica?
Direção Pedagógica: Desde a sua fundação em 1998, o Colégio INED tem-se destacado no sistema educativo com foco na educação integral e na inovação. Destaca-se a missão na inclusão, na diversidade cultural e na internacionalização, de forma a preparar os alunos para a construção dos seus projetos individuais e sustentáveis no futuro.
PA: Efetivamente, o projeto educativo do INED, sendo orientado para a qualidade e excelência, assume características que o diferenciam dos demais. Quais são os principais fatores que tornam esta pedagogia única?
DP: A pedagogia do INED baseia-se na individualização do ensino e no uso de tecnologias, promovendo uma aprendizagem diferenciada e inclusiva. Os professores aplicam metodologias adaptadas às necessidades de cada aluno, utilizando estratégias como trabalho em grupo, projetos e ensino colaborativo. A avaliação contínua e personalizada complementa este modelo, proporcionando feedback construtivo que fomenta o desenvolvimento académico e pessoal. Destaca-se também a relação de proximidade entre alunos e professores, que promove um bom ambiente escolar e é na construção desta relação de confiança que as estratégias se vão aplicando num processo natural, ao longo do percurso escolar dos alunos.
PA: Considerando que a oferta formativa do Colégio vai desde o 2.º ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário, de que forma é que este modelo educativo inovador é adaptado aos diferentes ciclos de estudos?
DP: O currículo do Colégio INED é estruturado, incluindo formação complementar dividida pelos ciclos de ensino, que assegura uma progressão gradual do conhecimento e estimula os alunos a desenvolver metodologias de projeto ao longo do percurso escolar, dando resposta às premissas do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
PA: Além disso, as famílias e a comunidade são também pedras basilares deste projeto. Assim, como é que o INED promove a sinergia entre a escola, a família e a comunidade? Como é que esta articulação estreita impacta o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes?
DP: A colaboração entre a escola, a família e a comunidade é um pilar fundamental do projeto educativo do INED. Através de sessões, eventos e atividades o colégio promove uma articulação constante que fortalece os laços entre todos os intervenientes no processo educativo. Esta sinergia contribui para o desenvolvimento académico, emocional e social dos alunos, criando um ambiente de apoio e proximidade. As famílias são convidadas a participar nos projetos dos seus educandos e aderem muito positivamente, com frequentes contributos que merecem a nossa atenção e que estreitam a nossa comunicação.
PA: Esta pedagogia é complementada com o Serviço de Psicologia e Orientação. Qual é a importância deste acompanhamento em permanência?
DP: O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), coordenado pela Dra. Ana Cunha, desempenha um papel crucial na educação inclusiva e na construção de metodologias adaptadas no INED, oferecendo apoio especializado a alunos e famílias. A equipa do serviço colabora com os docentes para identificar as necessidades específicas dos alunos e elaborar planos de intervenção personalizados, assegurando que todos os alunos recebem o apoio necessário para atingir o seu pleno potencial. Participa em todos os projetos do Colégio, dando contributos essenciais e foco ao desenvolvimento holístico dos alunos e à estimulação de um ambiente de escola saudável.
PA: Não obstante, o INED dispõe de programas que promovem tanto a mobilidade internacional do corpo docente e discente, como o intercâmbio de conhecimentos. Tendo em conta o contexto atual, como é que estas iniciativas beneficiam os alunos e professores?
DP: O INED é uma instituição acreditada e desenvolve a sua estratégia de internacionalização em programas Erasmus+ e eTwinning. Estes projetos permitem que os alunos desenvolvam projetos com alunos de outras escolas europeias e que os professores aprendam metodologias e inovadoras e as possam aplicar no nosso contexto escolar. Estas iniciativas promovem a troca de experiências e o desenvolvimento de competências interculturais, de sustentabilidade ambiental, transformação digital, empreendedorismo e responsabilidade social. Os projetos internacionais também reforçam as soft skills, como o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a comunicação.
PA: A inauguração das novas instalações do Colégio, permitirá albergar mais dois ciclos de ensino. Além deste projeto, quais são os planos para o futuro? Qual é a linha estratégica adotada pela Direção?
DP: A inauguração das novas instalações marca uma fase de expansão, abraçando a creche, o pré-escolar e o 1.º Ciclo. Para o futuro, o INED continua focado no desenvolvimento holístico, na inovação pedagógica e na personalização do ensino. A aposta na integração de tecnologias e na formação contínua de professores reforça o nosso compromisso com o futuro dos nossos alunos e na melhoria contínua da oferta educativa. A internacionalização e a inclusão mantêm-se como eixos estratégicos fundamentais, visando formar cidadãos preparados para os desafios do século XXI.