O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) em 2022: Um Polo de Investigação e Inovação de Elevada Qualidade

O ano de 2022 foi um ano de grande produtividade no Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI), com um aumento significativo no número de publicações, de atividades de interação com a população das diferentes faixas etárias e na formação de jovens investigadores que concluíram com sucesso os 2ºs e 3ºs ciclos de estudos com os projetos de investigação desenvolvidos nos nossos laboratórios. 

Foi também um ano de mudança na organização do centro, com a formação de três novos grupos de investigação resultantes da consolidação de linhas de investigação já em curso há alguns anos:  

  • Grupo de doenças respiratórias e alérgicas (Respiratory and Allergic Diseases – RAD) – dedicado ao estudo de doenças como a rinite, a asma e a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e com uma forte componente na investigação clínica e translacional. Este grupo é membro de várias redes europeias de investigação na área respiratória e alergológica, com projetos financiados, com foco em biomarcadores de subtipos destas doenças, em aspectos de literacia em saúde respiratória, no efeito da degradação do ambiente na saúde respiratória e em novas formas de telemonitorização destas doenças, em doentes mais graves. Entre os principais avanços neste domínios destacamos a colaboração no desenvolvimento e estudo de utilização de novas aplicações digitais e sensores (telesaúde móvel e digital) que permitem avaliar o grau de controlo de asma e rinite e analisar o potencial de predição de agudizações de asma e DPOC.  
  • Grupo de investigação em produtos naturais e investigação microbiológica (Natural Products and Microbial Research – NatProMicro) – focado na valorização científica de recursos endógenos (como plantas e águas termais) enquanto ativos para aplicações biomédicas que respondem a necessidades do mercado alimentar e de produtos farmacêuticos.

Esta atividade de investigação vai desde a caracterização de extratos de plantas e águas termais no que respeita a propriedades físico-químicas e estudos laboratoriais de bioatividade (com um foco particular no efeito antimicrobiano, anti-inflamatório, antidiabético, anticancerígeno), até à sua inclusão no desenvolvimento de produtos finais como embalagens alimentares (filmes protetores), produtos terapêuticos e cosméticos inovadores. Vários projetos têm sido financiados para apoiar a investigação do grupo na valorização de plantas silvestres da região, da cereja, no estudo de plantas aromáticas e medicinais e no desenvolvimento de produtos com águas termais. 

  • Grupo de investigação em soluções tecnológicas e terapêuticas (Drug Discovery, Development and Safety – 3DS) – focado em desenvolver melhores tecnologias/soluções terapêuticas, com especial ênfase em doentes mais idosos, doenças neurológicas, metabólicas e oncológicas. De facto, os investigadores do 3DS têm um forte compromisso em inovar, quer com novas substâncias farmacêuticas, novas formulações e estratégias terapêuticas, novos métodos de apoio ao desenvolvimento de medicamentos e monitorização de substâncias químicas, e desenvolvimento de ferramentas e tecnologias que melhorem o uso de medicamentos pela população. Este ano, em colaboração com outros investigadores do CICS e uma empresa local, o grupo obteve financiamento para um projecto prova-de-conceito que pretende desenvolver um medicamento inovador para minimizar o efeito do AVC no cérebro (Segesterone Acetate Intranasal Nanoemulsion, financiado por CENTRO-01-0145-FEDER-181231) num total de 101,444.27 € para o CICS-UBI. 

Nos restantes grupos do CICS-UBI foram também variados os avanços conseguidos: 

  • Grupo de investigação em Biofármacos e Biomateriais (Biopharmaceuticals and Biomaterials – BB) – no último ano desenvolveu investigação na área de novos biofármacos baseados em ácidos nucleicos, biomateriais e aplicação de nanotecnologia em sistemas de entrega de fármacos e biofármacos com potencial aplicação na área da saúde. No ultimo ano o grupo atraiu financiamento competitivo nacional e europeu, nomeadamente o projeto Europeu “Yscript – Yeast cell factory for mRNA bioproduction” que envolve a UBI, através do Centro de Investigação em Ciências da Saúde, e instituições de cinco países para desenvolver um novo modelo de produção e de aplicação de mRNAs; protocolos com a indústria farmacêutica e biotecnológica Merck KGaA e BIA Separations, dois contratos no Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT (Júnior e Auxiliar), 2 patentes de produção de novos biofármacos e suas aplicações na medicina, 1 patente internacional na área dos biomateriais para regeneração da pele e 3 investigadores do grupo estão pelo segundo ano consecutivo no “World’s TOP 2% Scientist” (DOI: 10.17632/btchxktzyw.3). O seu lema é “Grupo Biofármacos e Biomateriais – onde as ideias crescem”.
  • Grupo de investigação em doenças neurológicas e neurovasculares (Neurologic and Neurovascular Disorders – NND) – para além dos avanços científicos que se traduziram em publicações em prestigiadas revistas internacionais como a Nature Communications (Profª Doutora Liliana Bernardino), conseguiu também um prémio internacional na área do empreendorismo no valor de 5000€, atribuído pelo município de Idanha-a-Nova (Building Global Innovators) à investigadora do CICS-UBI Doutora Ana Clara Cristóvão.

O grupo conseguiu também financiamento da Liga Portuguesa contra o Cancro, para o desenvolvimento de uma nova abordagem terapêutica para o glioblastoma, uma forma extremamente agressiva  de cancro cerebral, no âmbito do projeto “Investigation on the role of the glucosensing T1R3 receptor in glioblastoma hallmarks (STARvE)”. 

  • Grupo de investigação em Hormonas e Metabolismo (Hormones & Metabolism – HM) – dedica-se ao estudo dos efeitos de fatores hormonais e metabólicos na saúde humana. Integra investigadores com origem multidisciplinar e aborda a investigação básica, translacional e clínica nesta área da saúde. A investigação desenvolvida inclui o estudo dos mecanismos hormonais e metabólicos envolvidos em cancros endócrinos e hormono-dependentes (tumores da próstata, mama, tiróide, e hipófise), diabetes, infertilidade, e doenças cardiovasculares. Este ano, o grupo obteve financiamento para um projeto prova-de-conceito que pretende desenvolver métodos bioinformáticos para o estudo de formas hereditárias de diabetes, financiado por CENTRO-01-0145-FEDER-181249, num total de 145.385,40 euros. 

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Avanços e Inovações na Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), enraizada na Covilhã desde 1998, é um...

Uma Cultura de Humanidades

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real...

Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem,...

No Caminho da Investigação do Desenvolvimento

A Faculdade de Engenharia está organizada em cinco departamentos: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Departamento...

Faculdade de Ciências: 50 anos a reinventar o fascínio das Ciências

A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade da Beira Interior (UBI) agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e...