Licenciatura em Bioinformática é a mais recente aposta da Universidade do Porto

A oferta académica da Universidade do Porto ganha novo destaque com o lançamento do curso de Bioinformática, que reforça a diversidade de cursos disponíveis para o próximo ano letivo. Encerrando a primeira fase do concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em 7 de agosto, a instituição disponibilizará vagas para 4.684 alunos interessados em estudar na universidade.

O leque de cursos chega a 51 licenciaturas, entre elas a inovadora Bioinformática, uma parceria entre as faculdades de Ciências e Farmácia, juntamente com o Instituto Superior de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Além disso, serão oferecidos seis mestrados integrados.

Para o período académico de 2023/2024, a Universidade do Porto oferece o segundo maior número de vagas da sua história, um aumento em relação ao ano anterior em que foram abertas 4.700 vagas. O curso recém-criado de Bioinformática, em especial, disponibilizará 25 vagas para novos alunos.

A nova licenciatura integra o Programa de Formação Multidisciplinar da universidade, juntamente com formações em Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Engenharia Agronómica, Desenho, Literatura e Estudos Interartes e Matemática Aplicada, estas últimas quatro introduzidas no ano anterior. Os estudantes matriculados terão acesso a bolsas de estudo e mérito, financiadas através do Programa de Recuperação e Resiliência.

A expansão da oferta de vagas na Universidade do Porto destaca-se em várias áreas, com cursos como Matemática Aplicada, Engenharia Mecânica, Línguas e Relações Internacionais, Línguas Aplicadas, Bioengenharia, Engenharia e Gestão Industrial, Medicina Veterinária, Engenharia Informática e Computação e Medicina Dentária, que receberão um aumento no número de vagas disponíveis.

É interessante notar que mais de um quarto do total de vagas é destinado aos cursos da Faculdade de Engenharia, totalizando 1.198 vagas.

O Instituto Politécnico do Porto também apresenta um notável crescimento no número de vagas disponíveis para o próximo ano letivo, abrindo 111 vagas a mais em relação ao ano anterior, oferecendo oportunidades para 3.183 novos estudantes.

Uma novidade importante para este ano é a introdução de um contingente prioritário destinado a estudantes economicamente carenciados, com 2.028 vagas reservadas. Além disso, o contingente para candidatos emigrantes, familiares que residam com eles e lusodescendentes será alargado para a segunda fase do concurso, que ocorrerá de 28 de agosto a 5 de setembro. O período de candidaturas para a terceira fase acontecerá de 22 a 25 de setembro.

A Universidade do Porto também oferece um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior para apoiar e esclarecer dúvidas dos candidatos, assim como tem feito nos anos anteriores.

About Post Author

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Centro de Tratamento Cirúrgico do Linfedema em Portugal: “Dar esperança onde antes havia apenas resignação”

A visão pioneira do Dr. Gustavo Coelho no Hospital da Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. O Pioneirismo...

“Projetamos com o conhecimento real de quem constrói e construímos com o rigor técnico de quem projeta”

Antes de falar em edifícios, Pedro Pais fala em tempo. Tempo enquanto origem da sua relação com a construção e...

Centro de Senologia e Ecografia comemora mais de 40 anos na luta contra o cancro da mama

Fundado em 1983, em Coimbra, pelos radiologistas Dário Cruz e José Meireles e Silva, o Centro de Senologia e Ecografia...

Onde a ciência e o cuidado se unem para transformar a saúde mental

Entre continentes e especialidades, José Padrão Mendes explorou a Neurologia, Psiquiatria e Psicologia, enquanto médico Intensivista em Cuidados Neurocríticos. De...

Centro Médico-Cirúrgico da Artrose aposta em novos tratamentos para alívio da dor e artrose

O Centro médico-cirúrgico da artrose é uma unidade diferenciada, criada pelo cirurgião ortopedista José Alexandre Marques e colaboradores, que nasce...