ESSNorteCVP: O Palco da Saúde, Educação e Inovação

A busca pela excelência na investigação em saúde e formação é a pedra angular da Escola Superior de Saúde do Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP). A sua Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UID) não só lidera investigações inovadoras, como também se destaca pela promoção ativa de parcerias e pela criação de oportunidades de expansão nacional e internacional.

A ESSNorteCVP, em conformidade com os seus estatutos, tem em pleno funcionamento uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UID) cuja missão é desenvolver e implementar investigação aplicada e estratégica, através da criação de um ambiente estimulante para atingir os objetivos, tendo como visão ampliar o reconhecimento pela investigação e desenvolvimento de boas práticas e desenvolver investigação inovadora, numa rede colaborativa multidisciplinar. 

Ao nível do funcionamento interno, a produção científica desenvolve-se em diferentes linhas de investigação: Resposta Humana ao Processo de Saúde/Doença; Educação em Saúde; Saúde da Família e Comunidade; Sistemas e Tecnologias da Informação & Simulação. 

A ESSNorteCVP tem um conjunto de parcerias formalizadas para a realização de projetos concretos, onde investigadores internos e externos, bem como estudantes, quer da licenciatura, quer de mestrado, participam ativamente. Alinhados com as políticas de ciência aberta, a ESSNorteCVP dinamiza, ainda, uma revista científica – Revista de Investigação & Inovação em Saúde – indexada a bases de dados, constituindo-se um meio muito positivo para a divulgação dos resultados da investigação que vão sendo produzidos. Preocupados com a participação o mais alargada possível, a ESSNorteCVP promove anualmente prémios de Investigação e outros incentivos à publicação dos achados da investigação. 

O plano de atividades desta estrutura contempla a formação sobre metodologias e ética de investigação com o objetivo de capacitar, quer os estudantes, quer investigadores, para o rigor, transparência e para o adequado uso das diferentes metodologias. 

Nos últimos tempos, a ESSNorteCVP tem desenvolvido um conjunto de oportunidades de expansão do espetro da investigação tanto a nível nacional como internacional, oportunidades essas consideradas como uma alavanca fundamental para o desenvolvimento das profissões na área da saúde. 

Já a abertura de novos cursos de mestrado muito tem contribuído para uma maior diversidade disciplinar e temática dos estudos e para a melhoria das sinergias com a comunidade, instituições de saúde, parceiros internacionais, e com o setor social, entre outros.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Ensino superior da região centro recebe dez milhões de fundos europeus para infraestruturas e equipamentos

No âmbito do Programa Regional do Centro (Centro2030) foi aberto um concurso para serem distribuídos dez milhões de euros de...

Explorando o oceano na região dos Açores

O mar profundo cobre mais de dois terços da superfície da Terra, mas esta vastidão misteriosa e oculta permanece em...

GeoBioTec@UBI explora vários caminhos de investigação na Beira Interior

A unidade de investigação (UI) GeoBiociências, Geotecnologias e Geoengenharias (GeoBioTec) foi criada em 2007 na Universidade de Aveiro, possuindo atualmente...

O Pioneirismo do GRAQ na Química Verde

Imerso na missão de promover a inovação e contribuir para a criação de conhecimento, o Grupo de Reação e Análises...

ESSNorteCVP: O Palco da Saúde, Educação e Inovação

A busca pela excelência na investigação em saúde e formação é a pedra angular da Escola Superior de Saúde do...