Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem, criatividade, investigação e projetos na comunidade, sendo uma referência nas suas áreas diversas de ação. É uma das cinco Faculdades da UBI, acolhendo os Departamentos de Gestão e Economia, de Psicologia e Educação, de Sociologia e de Ciências do Desporto.
A FCSH tem uma oferta formativa diversificada, que integra cursos de 1.º, 2.º e de 3.º ciclos de estudos nas áreas da Gestão, Economia, Marketing, Sociologia, Relações Internacionais, Psicologia, Educação e Ciências do Desporto. Atualmente, tem em funcionamento sete cursos de 1.º Ciclo, 12 cursos de 2.º Ciclo e sete cursos de 3.º Ciclo. A instituição destaca-se pelo número de alunos, tendo uma elevada procura, não só face à oferta de formação dos cursos de licenciatura, mas também de mestrado e doutoramento.
Mais recentemente, a FCSH tem vindo propor a oferta de um conjunto de Cursos Não Conferentes de Grau para a promoção da aprendizagem ao longo da vida, enquadrados no Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em alguns dos cursos desenvolvidos pelos Departamentos, houve a necessidade de realizar novas edições devido às solicitações da procura.
Destaca-se ainda pela formação de excelência que proporciona aos seus estudantes, assim como pela formação contínua do corpo docente em metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras e a utilização de ferramentas pedagógicas que levam ao desenvolvimento de pensamento crítico na resolução de problemas complexos, não descurando o desenvolvimento das competências transversais que permitem a formação de profissionais capazes de responder às exigências do mercado nas diferentes áreas.
Também a investigação tem um papel de destaque na FCSH, serve a título de exemplo a sua posição de destaque nos rankings internacionais, tais como o de Shangai e o Times Higher Education. Por sua vez, as unidades e polos de investigação, como o NECE, CEFA GE, CIDESD e CIES têm um papel fundamental na aproximação da investigação às comunidades académica e não académica. Alguns dos investigadores têm vindo a ser reconhecidos com inúmeros prémios internacionais e presença em rankings como Best Scientists Ranking da Research.com, AD Scientific Index World Scientist and University Rankings e/ou World’s Top 2% Scientists list, desenvolvido pela Universidade de Stanford.
A FCSH tem uma forte ligação com a comunidade, ao nível regional, nacional e internacional. Apresenta um número considerável de iniciativas de prestação de serviços ao exterior, bem como ao nível da organização de eventos, dirigidos não só para a academia, mas também para a comunidade. A FCSH tem no seu Conselho Consultivo cerca de 30 representantes de empresas, organismos públicos e entidades privadas e promove vários programas comunitários de relevo, com forte impacto na população e reconhecidos pela atribuição de vários prémios e distinções.
Esta faculdade possui igualmente uma vasta experiência em termos de internacionalização do seu corpo docente, com diversas redes de cooperação internacional e participação ativa dos seus docentes em atividades de mobilidade. Tem sido bem sucedida na angariação de projetos submetidos a calls competitivas como os ERASMUS Lump Sum Grants, dando “cartas”, por exemplo, em áreas como o empreendedorismo, exercício e saúde, energia e inovação social, entre outras.
Tendo como referência metas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FCSH pretende equilibrar as várias dimensões da sustentabilidade, apoiando alunos com necessidades especiais e alunos carenciados, incentivando ao voluntariado e procurando integrar, por exemplo, no dia-a-dia da Faculdade, eventos culturais inclusivos e atividades de contacto com a natureza.
Acima de tudo, a FCSH é um espaço de crescimento, criatividade e inovação, onde se alia uma sólida fundamentação teórica à criação de respostas concretas nas empresas, organismos públicos, clubes, associações, instituições com impactos na sociedade, num ambiente de diálogo intersectorial e com especial foco num ensino universitário de excelência.