Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem, criatividade, investigação e projetos na comunidade, sendo uma referência nas suas áreas diversas de ação. É uma das cinco Faculdades da UBI, acolhendo os Departamentos de Gestão e Economia, de Psicologia e Educação, de Sociologia e de Ciências do Desporto.

A FCSH tem uma oferta formativa diversificada, que integra cursos de 1.º, 2.º e de 3.º ciclos de estudos nas áreas da Gestão, Economia, Marketing, Sociologia, Relações Internacionais, Psicologia, Educação e Ciências do Desporto. Atualmente, tem em funcionamento sete cursos de 1.º Ciclo, 12 cursos de 2.º Ciclo e sete cursos de 3.º Ciclo. A instituição destaca-se pelo número de alunos, tendo uma elevada procura, não só face à oferta de formação dos cursos de licenciatura, mas também de mestrado e doutoramento.

Mais recentemente, a FCSH tem vindo propor a oferta de um conjunto de Cursos Não Conferentes de Grau para a promoção da aprendizagem ao longo da vida, enquadrados no Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Em alguns dos cursos desenvolvidos pelos Departamentos, houve a necessidade de realizar novas edições devido às solicitações da procura.

Destaca-se ainda pela formação de excelência que proporciona aos seus estudantes, assim como pela formação contínua do corpo docente em metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras e a utilização de ferramentas pedagógicas que levam ao desenvolvimento de pensamento crítico na resolução de problemas complexos, não descurando o desenvolvimento das competências transversais que permitem a formação de profissionais capazes de responder às exigências do mercado nas diferentes áreas.

Também a investigação tem um papel de destaque na FCSH, serve a título de exemplo a sua posição de destaque nos rankings internacionais, tais como o de Shangai e o Times Higher Education. Por sua vez, as unidades e polos de investigação, como o NECE, CEFA GE, CIDESD e CIES têm um papel fundamental na aproximação da investigação às comunidades académica e não académica. Alguns dos investigadores têm vindo a ser reconhecidos com inúmeros prémios internacionais e presença em rankings como Best Scientists Ranking da Research.com, AD Scientific Index World Scientist and University Rankings e/ou World’s Top 2% Scientists list, desenvolvido pela Universidade de Stanford.

A FCSH tem uma forte ligação com a comunidade, ao nível regional, nacional e internacional. Apresenta um número considerável de iniciativas de prestação de serviços ao exterior, bem como ao nível da organização de eventos, dirigidos não só para a academia, mas também para a comunidade. A FCSH tem no seu Conselho Consultivo cerca de 30 representantes de empresas, organismos públicos e entidades privadas e promove vários programas comunitários de relevo, com forte impacto na população e reconhecidos pela atribuição de vários prémios e distinções.

Esta faculdade possui igualmente uma vasta experiência em termos de internacionalização do seu corpo docente, com diversas redes de cooperação internacional e participação ativa dos seus docentes em atividades de mobilidade. Tem sido bem sucedida na angariação de projetos submetidos a calls competitivas como os ERASMUS Lump Sum Grants, dando “cartas”, por exemplo, em áreas como o empreendedorismo, exercício e saúde, energia e inovação social, entre outras.

Tendo como referência metas definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a FCSH pretende equilibrar as várias dimensões da sustentabilidade, apoiando alunos com necessidades especiais e alunos carenciados, incentivando ao voluntariado e procurando integrar, por exemplo, no dia-a-dia da Faculdade, eventos culturais inclusivos e atividades de contacto com a natureza.

Acima de tudo, a FCSH é um espaço de crescimento, criatividade e inovação, onde se alia uma sólida fundamentação teórica à criação de respostas concretas nas empresas, organismos públicos, clubes, associações, instituições com impactos na sociedade, num ambiente de diálogo intersectorial e com especial foco num ensino universitário de excelência.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...