(RE)Pensar a FFUL na Universidade e na cidade de Lisboa: sustentabilidade e inovação tecnológica ao serviço da investigação e ensino

Por Beatriz Lima, Diretora da FFUL

A centenária Faculdade de Farmácia (FFUL) da Universidade de Lisboa (ULisboa) é a mais antiga Escola da Cidade Universitária. “Nasceu” na Quinta da Torrinha, em 1920, doada à Faculdade por um grupo de farmacêuticos. A cidade Universitária começou no emblemático edifício “Castelinho”.

Beatriz Lima, Diretora da FFUL
Beatriz Lima, Diretora da FFUL

Somos uma das dez escolas da ULisboa na Cidade Universitária. Detemos nove edifícios, com salas de aula e laboratórios, sendo que um ainda se encontra em fase de finalização.

Alinhada com a ULisboa, a FFUL é uma Instituição de investigação centrada nas pessoas e comprometida com o ensino, a inovação e a transferência de tecnologia. O conhecimento, o mérito e a ligação com a sociedade portuguesa e a região de Lisboa também têm o seu valor. Com dimensão europeia, somos uma faculdade aberta ao mundo.

Aqui formamos farmacêuticos preparados para os desafios atuais da profissão, perspetivados na evolução galopante do conhecimento em saúde e medicamentos do futuro.

O medicamento é o foco central do farmacêutico, uma “ferramenta” que controla a saúde e a doença. Proporcionamos aos formandos competências científicas e técnicas para compreenderem a doença e poderem promover a prevenção, mitigação ou cura, conhecendo o armamentário medicamentoso para cada situação.

Oferta Formativa

O Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) é intensamente pluridisciplinar. Aborda desde a biologia, à química (medicinal), à Tecnologia Farmacêutica, à Farmacologia e Farmacoterapia até à Farmacovigilância e Farmacoepidemiologia.

O Mestre em Ciências Farmacêuticas/Farmacêutico é apto para abranger todo o ciclo de vida do medicamento/produtos de saúde, da conceção à testagem e utilização, incluindo a regulação aplicada na Indústria Farmacêutica e Agências Reguladoras. A vasta abrangência das suas competências expande-se em permanência, alinhada com variados profissionais de saúde, nos laboratórios de investigação fundamental ou clínica, nas análises clínicas, nas indústrias farmacêutica, alimentar, nas farmácias comunitárias, hospitalares e Instituições governamentais reguladoras da saúde e do medicamento.

Contribuímos com mais de 200 novos profissionais Mestres em Ciências Farmacêuticas por ano.

Cursos de Doutoramento (3.º ciclo) e Mestrado especializantes (2ºciclo) em química medicinal, toxicologia alimentar, ciências biofarmacêuticas, assunto regulamentares do medicamento, etc., integram também a nossa oferta formativa.

Individualmente e/ou como parceiros da Escola de Pós-graduação da ULisboa, oferecemos cursos de formação e/ou atualização ao longo da vida, em áreas específicas da ciência do medicamento e saúde.

Compromisso com a investigação

Além disso, somos uma instituição comprometida com a investigação, que realizamos através do IMED.ULisboa. O Instituto de Investigação do Medicamento é aberto ao país e ao mundo, e integra investigadores-docentes e docentes-investigadores, desenvolvendo investigação colaborativa. O IMED.ULisboa recebe anualmente mestrandos, doutorandos e doutorados, para desenvolverem projetos de investigação que idealmente se convertem em avanços científicos ou tecnológicos beneficiando a Sociedade. Os projetos PRR participados pela FFUL e iMED.UL aprovados (agendas mobilizadoras) melhorarão as estruturas de suporte à ciência orientada para a sociedade.

O nosso compromisso com a Sociedade inclui a adesão às políticas de valorização e modernização da Cidade de Lisboa para o desenvolvimento sustentável.

Financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, iniciámos a implementação de reformulações e modernizações estruturais: #RECUPERAÇÃO EM AÇÃO.


Financiamento NextGeneration EU

(RE)Pensar a Faculdade de Farmácia na Universidade de Lisboa: Acompanhar a transformação da cidade rumo à sustentabilidade:

Qualificar o edificado. Diferenciar os serviços prestados. Oferecer soluções para uma nova geração de alunos e docentes hiperconectados, e… fazendo tudo mais rápido e melhor do que os seus concorrentes!

Interagir é uma ajuda imprescindível! Mostramos-lhes como!

• Renovar • Recursos • Autoconsumo • Desempenho • Século XXI

A presente candidatura engloba 7 edifícios candidatos: FFCCE (Corpo Central) , FFCNA (Corpo Nascente), FFCPO (Corpo Poente), FFPAA (Pavilhão A), FFP.D (Pavilhão D), FFP.F (Pavilhão F), FFPMO (Edifício do Centro de Patogénese Molecular).

A candidatura prevê as seguintes soluções a implementar no projeto, de acordo com as tipologias definidas no Aviso: Tipologia de intervenção 1: Envolvente opaca e envidraçada; Tipologia de intervenção 2. Intervenção em Sistemas Técnicos: Tipologia de intervenção 3. Produção de energia com base em fontes de energia renováveis (FER) para autoconsumo: Tipologia de intervenção 4. Eficiência Hídrica: Tipologia de intervenção 5. Ações Imateriais.

Com a presente candidatura estima-se uma redução de 63,3% de consumo de energia primária (2.629.215,69 kWhEP/ano) e 63,04% na redução das emissões de CO2 (262,92 tCO2 eq/ano). Investimento global 4922860.52€ #Recuperar PORTUGAL.

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...