A revolução tecnológica e a evolução das técnicas cirúrgicas no campo da medicina dentária

A medicina dentária tem evoluído a passos largos, destacando-se a influência significativa da medicina dentária digital. Em entrevista exclusiva, o Doutor Abílio Pinha de Almeida, reconhecido profissional na área e diretor clínico da Projetamos Sorrisos, partilha as suas perspetivas sobre a transformação do campo ao longo da sua carreira.

Projetamos Sorrisos

A Clínica Médico Dentária Projetamos Sorrisos, como a conhecemos hoje, nasceu pelas mãos do visionário Doutor Abílio Pinha de Almeida, que após adquirir o consultório de uma das clínicas mais antigas do Porto dedicou-se à sua remodelação e expansão, transformando o espaço num local acolhedor, onde os pacientes se sentissem bem recebidos. Atualmente, com duas salas de atendimento, um centro cirúrgico e uma sala de estar voltada para o conforto dos pacientes, a clínica destaca-se não pela sua dimensão, mas pela qualidade do atendimento.

Com uma equipa pequena, mas de alta competência, e tecnologia de ponta, a missão primordial da clínica é, tal como o nome indica, projetar sorrisos, através de uma prática humanizada e multidisciplinar. “Um sorriso é sinónimo de saúde física e mental, essencial para o bem-estar dos nossos paciente.”

Quando questionado se o sucesso de tantos anos da clínica se deve a mérito próprio, Abílio Pinha de Almeida é rápido a rebater: “Eu tenho a visão do projeto, mas nós somos uma equipa, trabalhamos multidisciplinarmente. Eu dependo dos meus médicos e funcionários, tal como eles dependem de mim. Esta equipa já me acompanha há muitos anos e eu confio muito nas capacidades de todos.”

Medicina Dentária Digital

A revolução tecnológica e a evolução das técnicas cirúrgicas permitiram procedimentos menos invasivos, transformando a experiência do paciente. Abílio Pinha de Almeida destaca que, devido à precariedade tecnológica no passado, Portugal registava um elevado número de ausências dentárias. Contudo, a utilização de software de medicina dentária digital possibilita, agora, um planeamento avançado e inverso, permitindo antever o resultado final do tratamento. “Consigo fazer o chamado ‘planeamento reverso’, em que vejo o paciente, que tem que ser submetido a alguns exames, e através do software já conseguimos prever onde é que vamos colocar os implantes, como é que vão ser as coroas, a altura, a dimensão, etc., o que não podíamos fazer antigamente”, explica o médico dentista.

O uso de novas tecnologias no diagnóstico e no planeamento de tratamentos destaca-se como um diferencial crucial entre a medicina dentária tradicional e a praticada na era digital. “O segredo está no diagnóstico e no plano de tratamento. Temos que avaliar muito bem cada situação individualmente e é aí que o fluxo digital faz toda a diferença,” defende o diretor clínico. Uma das tecnologias revolucionárias mencionadas pelo médico é o scanner integral. “Através de um scanner nós conseguimos falar com o Técnico de Prótese e enviar a moldagem. A limpeza é muito mais rápida, muito mais eficiente. Assim, já não necessitamos de utilizar gesso ou silicone.” Segundo Abílio Pinha de Almeida, a ausência de moldes tradicionais, substituídos por scanners integrais, torna o processo mais fiável e confortável para os pacientes. “Para o paciente já não dá aquele desconforto dos vómitos, sempre que se vai fazer uma moldagem. É vantajoso para todas as partes.”

O médico destaca ainda a rapidez do procedimento, sublinhando que “é muito mais rápido, mais preciso, e muito mais processável também.” A nível radiográfico também existem alterações. “Enquanto antigamente tínhamos que fazer cálculos e medições com réguas, agora temos logo a radiografia e podemos manipular e mensurar tudo o que precisarmos.”

O futuro da medicina dentária Quando questionado sobre o futuro da medicina dentária em geral, Abílio Pinha de Almeida demonstra entusiasmo quanto às inovações, mencionando a possibilidade de regeneração de dentes através de células. “À partida serão células que vão originar dentes. Agora não sei se é a curto prazo ou se ainda vai demorar mais um tempinho, mas será o próximo grande passo da medicina dentária.”

A carreira de Abílio Pinha de Almeida

Com um extenso currículo académico, Abílio Pinha de Almeida trilhou caminhos que abriram portas significativas para a sua carreira. Após concluir a sua primeira pós-graduação em Ciência Médico Legais no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, teve a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos ao lado do Professor Pinto da Costa. Posteriormente, um estágio hospitalar no Instituto Português de Oncologia (IPO), inicialmente previsto para seis meses, estendeu-se por cinco anos, alimentando a sua paixão pela cirurgia oral enquanto colaborava com cirurgiões estomatologistas. Determinado a expandir horizontes, o Doutor Abílio Pinha de Almeida partiu para Toulouse, concluindo o Certificado Universitário em Cirurgia Oral e Medicina Legal, passando depois pela Universidade de Gotemburgo, em Barcelona. A sua formação, que insiste em nunca considerar concluída, preparou o terreno para uma oportunidade única: a aquisição do consultório de uma das clínicas mais antigas do Porto e a criação da Clínica Médico Dentária Projetamos Sorrisos.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Ensino superior da região centro recebe dez milhões de fundos europeus para infraestruturas e equipamentos

No âmbito do Programa Regional do Centro (Centro2030) foi aberto um concurso para serem distribuídos dez milhões de euros de...

Explorando o oceano na região dos Açores

O mar profundo cobre mais de dois terços da superfície da Terra, mas esta vastidão misteriosa e oculta permanece em...

GeoBioTec@UBI explora vários caminhos de investigação na Beira Interior

A unidade de investigação (UI) GeoBiociências, Geotecnologias e Geoengenharias (GeoBioTec) foi criada em 2007 na Universidade de Aveiro, possuindo atualmente...

O Pioneirismo do GRAQ na Química Verde

Imerso na missão de promover a inovação e contribuir para a criação de conhecimento, o Grupo de Reação e Análises...

ESSNorteCVP: O Palco da Saúde, Educação e Inovação

A busca pela excelência na investigação em saúde e formação é a pedra angular da Escola Superior de Saúde do...