Politécnico de Leiria: a universidade para a região de Leiria e Oeste
Destacando-se pela sua formação graduada e pós-graduada, o Politécnico de Leiria é atualmente uma referência a nível nacional, que se afirma cada vez mais no contexto internacional, através de um ecossistema robusto de investigação e inovação.
O Politécnico de Leiria é uma instituição de ensino superior pública ao serviço da sociedade e plena nas diferentes dimensões, designadamente no ensino, investigação e inovação, encontrando-se numa fase relevante de crescimento, desenvolvimento e afirmação nacional e internacional.
A instituição disponibiliza formação de qualidade, orientada para o mercado de trabalho, nas áreas de Artes e Design, Ciência e Tecnologia do Mar, Ciências Empresariais e Jurídicas, Educação e Ciências Sociais, Engenharia e Tecnologia, Saúde e Desporto, e Turismo. Com um universo de cerca de 14.000 estudantes, promove cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), licenciaturas, cursos de mestrado e pós-graduação e programas de doutoramento.
Proporciona aos seus estudantes uma experiência académica de qualidade, procurando construir a rampa de lançamento para uma vida profissional de sucesso e realizadora, através de valores fundamentais como a criatividade, inovação, ética e responsabilidade, sustentabilidade, pluralidade e inclusão.
A instituição coloca na linha da frente a capacitação de cidadãos com competências relevantes, fomentada pela dinamização de ciclos completos de estudo atuais e de elevada qualidade, bem como pelas estratégias de formação ao longo da vida e de programas de cooperação e mobilidade internacionais no âmbito do ensino, formação, investigação e inovação. Esta estratégia é ainda reforçada pela ideia de promover uma relação forte com a sociedade, geradora de conhecimento com impacto.
Como colíder da universidade europeia Regional University Network(RUN-EU), o Politécnico de Leiria contribui para o reforço da identidade europeia suportada pela inovação e pelo conhecimento, destacando-se a inovação pedagógica, os percursos curriculares flexíveis, os cursos curtos promotores de requalificação e qualificação avançada, bem como a criação de European Degrees, visando o desenvolvimento da região onde cada parceiro internacional se encontra inserido.
No Politécnico de Leiria existe um ambiente multicultural, sendo possível partilhar experiências com estudantes dos quatro cantos do mundo. São mais de 1.600 de 76 nacionalidades os estudantes que atualmente estudam no Politécnico de Leiria, números que tornam a instituição num Campus Global.
O Politécnico de Leiria oferece aos estudantes diversos serviços de apoio. Possui cantinas com preços reduzidos, alojamento e serviços médicos com consultas de várias especialidades, serviços de apoio psicológico, atividades de saúde e bem-estar, entre outros. Com a certificação máxima “Campus Saudável”, fomenta a prática do desporto através de diversas modalidades, bem como a participação em iniciativas académicas e culturais. Os estudantes podem candidatar-te às bolsas de estudo e aceder ao Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE®), que em troca da colaboração voluntária em diversas áreas, fornece o apoio mais adequado às suas necessidades.
Novos programas de doutoramento consolidam formação pós-graduada O Politécnico de Leiria possui atualmente um programa doutoral em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, lecionado em associação com a Universidade do Minho, estando igualmente em funcionamento o Doutoramento em Criação Artística, realizado em associação com a Universidade de Aveiro e o Politécnico do Porto. Recentemente, recebeu a decisão de aprovação do Doutoramento Internacional em Engenharia da Digitalização, que será promovido conjuntamente com a Technological University of the Shannon (Irlanda) e com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), sendo o primeiro doutoramento cujo grau será diretamente outorgado pelo Politécnico de Leiria, desencadeando assim mais um passo para a transformação da instituição em Universidade. Encontra-se a aguardar a decisão final do funcionamento do Doutoramento Internacional em Ciência de Dados para a Sustentabilidade, a ser realizado em parceria com a Universidade de Burgos (Espanha) e com o IPCA, e o doutoramento em Engenharia Sustentável de Produto e Processos, recentemente submetido para acreditação. |