Colégio do Bom Sucesso: Educação para um futuro de progresso

Em entrevista exclusiva, Ana Mariz Fernandes, Diretora Pedagógica do Colégio do Bom Sucesso, em Lisboa, destaca as mais recentes iniciativas e abordagens adotadas pela instituição, para aprimorar o ensino e o futuro ambiente escolar. Com foco na autonomia, responsabilidade e espírito de equipa, o Colégio promove iniciativas como a Super Turma e valoriza a prática religiosa. 

Ana Mariz Fernandes – Diretora Pedagógica


Perspetiva Atual: «Somos uma grande equipa de educadores atentos e próximos dos  nossos alunos». Como é que a Ana Mariz Fernandes, enquanto Diretora, ajuda os alunos nas suas responsabilidades, iniciativas, curiosidades e  também na autonomia e no espírito de equipa?

Ana Mariz Fernandes: Tal com diz o famoso provérbio africano, “para educar uma criança é  preciso uma aldeia” e, nesse sentido, todos os que trabalham no Colégio têm um papel importante na formação das crianças e jovens. Temos de  dar espaço às iniciativas propostas pelos alunos, ouvi-los na resolução de problemas, atribuir-lhes responsabilidades e motivá-los a descobrir o  mundo, ao seu redor. Neste Colégio, não é  permitido que os alunos utilizem o telemóvel (são recolhidos quando entram e  entregues quando saem), há alguns anos. Assim, os alunos são livres para brincar, jogar, conversar, fazer amigos, para se zangarem e fazerem as pazes.  Desta forma, é possível trabalhar as emoções e as relações que são a base da formação humana. Esta decisão revelou-se muito positiva e, hoje em dia, é tranquilamente aceite por toda a comunidade educativa. 

PA: O Colégio do Bom Sucesso pertence à Congregação das Religiosas Dominicanas Irlandesas, há várias gerações. O ano de 1995 simbolizou a passagem da gestão do Colégio para os leigos dominicanos. Em 2025, mantendo a tradição e o compromisso com a excelência, que projetos estão em curso para enriquecer a pedagogia desta instituição?

AMF: O processo educativo é um processo muito dinâmico e que está em constante evolução. A sociedade evoluiu, as crianças crescem com estímulos sensoriais cada vez mais intensos, a tecnologia oferece novas oportunidades e a escola não pode ignorar estes factos. Por isso, o Colégio tem evoluído, diversificando as suas estratégias e as  ferramentas de trabalho, especialmente nas áreas do inglês; da tecnologia; das ciências experimentais e da cidadania, com projetos como a “Justiça para todos” e as “Assembleias da ONU” . O Colégio tem tentado adaptar-se às novas exigências e metodologias de ensino, tornando os alunos cada vez mais parte ativa da sua aprendizagem. Estas metodologias traduzem-se na construção de projetos interdisciplinares, que aproximam a teoria da prática, proporcionando aos alunos vivências e experiências que contribuem para a apropriação do conhecimento tanto dentro com fora de aula. Além disso, o que também ajuda a desenvolver a autonomia de cada um é a implementação das assembleias de turma, do tempo de estudo autónomo, e no 1º Ciclo, em particular, da criação de materiais próprios. 


PA: O projeto «Super Turma» engloba um vasto programa de atividades físicas e desportivas, que envolvem um extenso número de alunos e professores. Considera esta a iniciativa mais importante do Colégio do Bom Sucesso? 

AMF: Esta iniciativa é apenas uma das formas de ajudar a regular o  comportamento dos alunos como grupo e, ao mesmo tempo, dar-lhes a  oportunidade de trabalharem áreas que gostam, partilhando experiências com os colegas. Um dos aspetos diferenciadores desta iniciativa é o facto de ter sempre presente um professor de educação física nos recreios, que  dinamiza todas estas competições e provas, ajudando a minimizar e a regular os diferentes problemas que surgem. Para além das competições de caracter desportivo, no final, realiza-se um “Got Talent” – transmitido em direto para todas as turmas – com  apresentações de dança, patinagem, música e instrumento, pequenas  cenas de teatro, etc, que no final recebem pontos de todas as turmas e do júri composto por professores. É um excelente momento com mais valias para todos. 

PA: Uma das particularidades deste colégio é a relação  «colégio-família». De que forma é que essa parceria se reflete nas práticas pedagógicas e no acompanhamento dos alunos? O que faz deste colégio uma experiência educacional singular?

AMF: A família está muito presente nos momentos que vão marcando a vida da criança: em festas, em cerimónias religiosas como a 1ª Comunhão ou o Crisma, nas atividades desportivas, nas missas das famílias ao longo do período letivo, nas apresentações de trabalhos, nos quais todos convivem entre si. Esta proximidade, entre as famílias, que muitas das vezes têm relações de parentesco entre si, confere um ambiente descontraído e fraternal entre todos. Muitos pais foram antigos alunos e colegas de turma, o que torna o nosso ambiente familiar, com valores  partilhados por todos. 

PA: Como se identificam as dificuldades dos alunos e se oferece apoio invidualizado,  de forma a garantir o sucesso de todos?

AMF: A questão do sucesso e da sua métrica é muito debatida atualmente. No Colégio queremos preparar bem os alunos para o secundário. Preparar bem, passa por formar o  caráter, ensinando que é importante assumir as responsabilidades; que errar também é uma forma de aprender, fortalecendo a determinação no trabalho e que ganhar só tem interesse se for de forma limpa. A nossa estrutura tem também um excelente gabinete de psicologia com programas de intervenção em sala, orientação de pais e alunos, de acordo com as suas necessidades. O nosso sucesso passa por fazermos sentir aos alunos que  estão bem integrados e que, sendo todos diferentes, cada um dá o seu contributo para o sucesso da equipa!

PA: A formação religiosa é um pilar no Colégio do Bom Sucesso. Como é que a instituição integra os ensinamentos religiosos no ensino?

AMF: A formação religiosa está presente no nosso dia a dia. Todos começam o dia com a oração da manhã. Temos a vertente da Catequese, que ensina a vida de Jesus e os seus ensinamentos; temos a vertenta da aplicação desses ensinamentos através de acções solidárias, por exemplo; e a vertente espiritual, como os sacramentos, em que a preparação é feita com os alunos que vão assumir determinados compromissos. Em todos os anos, dos 3 ao 9º ano, há uma festa religiosa, onde os alunos trabalham um momento da vida de Jesus, estes momentos correspondem a um caminho espiritual. Para nós um cristão tem duas obrigações na vida: espalhar alegria e sentir-se agradecido a Deus pelo que tem à sua disposição: família, saúde, amigos, etc; e isto deve estar presente no quotidiano de cada um. Felizmente, contamos com o apoio de todos, enquanto comunidade e, em especial, das Irmãs Irlandesas e do nosso capelão Dominicano Frei José Nunes, que são de uma grande generosidade para com a comunidade e um verdadeiro exemplo a seguir. Orgulhamo-nos muito da nossa Igreja que todos visitamos com regularidade e nos faz sentir perto de Jesus e da Nossa Senhora do Bom Sucesso. 


PA: O colégio possui uma infraestrutura moderna e acolhedora. Poderia descrever-nos as instalações e os recursos disponíveis para os alunos, como as salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaços desportivos e áreas de lazer?

AMF: O Colégio é composto por duas áreas diferentes: uma construída nos anos 60 por Alberto Pessoa, um dos conhecidos arquitetos da Gulbenkian, e outra do seculo XVII, construída para ser um convento e que foi sendo adaptada para escola. Este contraste, torna único este Colégio, criando naqueles que o frequentam uma forte ligação emotiva, porque de certo modo é um espaço muito cénico. Temos salas de aula com muita luz, com vista para o nosso recreio, outras com vista para o rio. Temos uma sala de informática, adaptada aos dias de hoje. Uma biblioteca, laboratórios e salas de artes; um ginásio; campos de futebol; basquetebol; voleibol; algumas zonas de lazer perto do bar, com mesas de ping-pong e matraquilhos. Temos uma horta, acessível a todos, com mesas e alguns jogos. 

PA: Quais são os objetivos futuros do Colégio do Bom Sucesso? 

AMF: Evoluir, continuamente, nas metodologias, apostar na formação  contínua dos professores e do pessoal em geral, contribuir para a  felicidade e realização dos alunos, ajudando-os a descobrir em que áreas se sentem realizados. Queremos formar cidadãos responsáveis e altruístas e com visão para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica. 

As estratégias do Colégio do Bom Sucesso incluem:

* Aprendizagem ativa – Os alunos enfrentam desafios reais e têm que
encontrar soluções criativas, estimulando o pensamento crítico e a
autonomia.
* Projetos Interdisciplinares – Atividades que combinam diferentes
disciplinas e áreas de conhecimento que ajudam a desenvolver a
adaptabilidade.
* Trabalho em Equipa e Colaboração – Projetos/trabalhos em grupo,
debates e dinâmicas que incentivam a cooperação e a aprendizagem em
conjunto.
* Uso de Tecnologia e Metodologias Ativas – Ferramentas digitais,
simulações que promovem aprendizagens mais interativas e alinhadas com os dias de hoje e o mundo atual.
* Desenvolvimento de Soft Skills – Comunicação, empatia e
liderança são trabalhadas através de atividades práticas, como
apresentações, teatros e trabalhos colaborativos.
* Feedback Contínuo e Reflexão – O estímulo à autoavaliação e
ao feedback entre colegas, entre professor/aluno ajuda a melhorar, a
evoluir e a trabalhar a resiliência.
Estas abordagens preparam os alunos não só para o mercado de
trabalho, mas também para serem cidadãos críticos e participativos
nesta sociedade em constante mudança”.

About Post Author

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

89 Anos de Educação Bilingue que Honra a História e Tradição da Aliança Luso-Britânica

A Queen Elizabeth’s School é uma escola com 89 anos de existência, que ministra o ensino bilingue da língua portuguesa e inglesa,...

100 anos de educação e solidariedade: Um legado de fé e compromisso

Em 2025, a Madeira celebra o centenário da chegada das Irmãs da Apresentação de Maria. Fundada por Marie Rivier, a congregação trouxe...

A infância como o passo decisivo na formação de gerações futuras

Inaugurada em 2023 e com um projeto educativo voltado para a infância, a Almada International School promove a aprendizagem ativa, o...

Cinco décadas de compromisso com a educação global e internacional

Em 2025, a St. Dominic’s International School celebra o seu 50.º aniversário e é agora a escola mais antiga de Portugal a oferecer...

O ensino ao serviço da Educação 5.0

O Colégio Alfacoop, em Braga, é pioneiro na implementação da Educação 5.0, em Portugal, com um projeto inovador que prepara os alunos...