Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence é a nova marca da Clínica do Dragão – Saúde Atlântica

João Espregueira Mendes, diretor clínico da conceituada Clínica Espregueira, conhecida como Clínica do Dragão, revela à Perspetiva Atual a nova marca desta unidade de saúde da cidade do Porto.

Esta nova marca dará continuidade a um projeto antigo, que nasceu na cidade do Porto, com a Clínica do Dragão, e que pretende agora expandir-se para o resto do País e Espanha.

Dedicada à prestação de cuidados de saúde especializados no sistema locomotor, com o objetivo de dar resposta aos cada vez mais numerosos e incapacitantes problemas articulares, com enfoque nas lesões de desgaste articular, desportivas e nos tratamentos diferenciados em medicina regenerativa, a Clínica Espregueira não descora e reforça de forma continuada as mais de 40 especialidades médicas que coloca à disposição de todos.

A Clínica Espregueira tem por missão proporcionar um espaço global de saúde para toda a família, dispondo de uma oferta de médicos, enfermeiros e técnicos com excelente formação, reputação e experiência. A equipa profissional procura tratar todos os clientes com humanidade, competência e dedicação, através de uma prestação de cuidados de saúde, de acordo com as melhores práticas, da excelência tecnológica e da mais recente e comprovada evolução científica.

A Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence nasceu em 1986, dedicando-se à prática da Ortopedia e Traumatologia e Medicina Desportiva. Três anos mais tarde, o médico ortopedista João Espregueira-Mendes assumiu a direção da Clínica, transformando-a numa unidade de referência em todos os centros médicos do mundo, no âmbito das lesões desportivas.

A Clínica Espregueira é a primeira rede europeia de clínicas do sistema locomotor que trata artroses e lesões das articulações. Ao longo dos anos foi recebendo reconhecimentos internacionais de excelência, acrescentando à Clínica Espregueira a distinção de centro oficial da ESSKA (Sociedade Europeia de Traumatologia Desportiva, Cirurgia do Joelho e Artroscopia), da qual foi Presidente de 2012 a 2014, da ISAKOS (Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina Desportiva), da qual é o atual Vice-Presidente, e da ICRS (Sociedade Internacional de Reparação da Cartilagem). No currículo do diretor clínico fazem ainda parte várias patentes que incluem a invenção de um dispositivo único, os Porto Testing Devices (PKTD, PPTD e PATD) – aparelhos que possibilitam diagnosticar as lesões ligamentares do joelho e tornozelo através de ressonância magnética, avaliando os resultados e o risco de lesão, ao mesmo tempo que medem com exatidão a instabilidade e circunscrevem os doentes que necessitam de cirurgia.

A Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre Excellence está vocacionada para responder a todas as necessidades médicas das principais especialidades, com destaque para patologias do sistema locomotor, disponibilizando a última tecnologia em equipamentos de diagnóstico e tratamento.

Para além da prestação de cuidados de saúde, a Clínica Espregueira aposta de forma continuada na formação dos seus recursos humanos, em investigação científica própria, trabalho académico, ensino e no reconhecimento internacional.


Prevenção e tratamento precoce das lesões articulares

A prevenção e o tratamento precoce deve ser uma preocupação e uma aposta de todos. Na Clínica Espregueira existem, atualmente, programas de prevenção que podem evitar cerca de 50% das lesões. O tratamento precoce destas patologias, com tratamentos orto biológicos de última geração, poderá dar qualidade de vida e, em muitos casos, evitar cirurgias.

Dor no Joelho – Causas

A dor no joelho é uma queixa comum que afeta as pessoas de todas as idades.
Pode ser o resultado de uma lesão, tal como um ligamento rompido ou cartilagem rasgada. A localização e a gravidade da dor pode variar, dependendo da causa do problema. Os sinais Os sinais e sintomas que às vezes acompanham a dor no joelho incluem:

• Inchaço e rigidez
• Vermelhidão e calor ao toque
• Fraqueza ou instabilidade
• Sons de estalidos ou compressão
• “Prisão” ou incapacidade de alongar completamente o joelho

Deverá consultar um especialista no caso de:
• Não conseguir suportar o peso sobre o joelho
• Possuir um inchaço pronunciado no joelho
• Não conseguir alongar ou dobrar completamente o joelho
• Visualizar uma deformidade óbvia na perna ou joelho
• Possuir febre, além de vermelhidão, dor e inchaço no joelho
• Cair porque o joelho “cede”.

Dor na Anca – Causas

A articulação da anca é uma estrutura muito importante e que lhe permite caminhar. Tem uma localização profunda rodeada por músculos poderosos. A articulação da anca, bem como os músculos e ligamentos envolventes, são fonte frequente de doença causando incapacidade, isto é, dificuldade em andar e dor.

A dor na anca é mais frequente nos idosos e nos desportistas, especialmente devido aos problemas degenerativos, isto é, de desgaste relacionados com o envelhecimento e às lesões associadas ao desporto, especialmente exercícios de alto impacto, como na corrida e salto.

As doenças mais comuns na região da anca são a artrose (desgaste da articulação) e a bursotendinite trocantérica (inflamação) que causam dor na anca.

A artrose da anca representa o desgaste da articulação, é uma doença mais comum em homens ou mulheres com mais de 50 anos e por isso chamamos de patologia degenerativa. O excesso de peso, trabalho físico pesado (ex. agricultores) ou doença da anca em criança, agravam esta doença.

Outras causas de dor na anca são a artrite da anca, tendinite dos adutores, entre outras menos comuns.

Dor Lombar – Causas

A coluna lombar corresponde à parte final da coluna vertebral, sendo a base de sustentação de toda a coluna vertebral. A patologia da coluna vertebral é uma das causas mais frequentes de absentismo laboral nos mais jovens e de deterioração da qualidade de vida nos mais velhos.

O sintoma mais comum é a dor “no fundo das costas” (lombalgia), impossibilitando os movimentos do tronco. Por vezes, esta dor pode irradiar para os membros inferiores, dificultando os movimentos das pernas (sensação de “perna presa”), sensação de “formigueiro” e diminuição da força muscular nas pernas. A lombalgia é considerada crónica quando se prolonga por mais de 3 meses.

A dor lombar pode ter várias causas, nomeadamente:

  • Após exercício físico intenso (contratura ou rutura muscular);
  • Após queda ou traumatismo (Fraturas vertebrais);
  • Após realizar trabalho pesado, no qual a postura não é a mais correta;
  • Hérnias discais (degenerescência dos discos intervertebrais – pequenas articulações entre cada vértebra), que formam pequenos sacos herniários que podem comprimir os nervos que vão para os membros inferiores (é o caso da dor ciática, que corresponde à compressão do nervo ciático, que tem origem na região lombar);
  • Escoliose (curvaturas anormais da coluna), normalmente causado pelo rápido crescimento em criança, uso de mochilas muito pesadas, má postura;
  • Patologia degenerativa (“artroses”, “bicos de papagaio”);
  • Espondilite (inflamação das articulações da coluna vertebral).

O excesso de peso, agrava todas estas patologias, uma vez que, existe uma maior sobrecarga sobre as articulações da coluna lombar.

Tratamentos para a dor no joelho, anca e lombar

Muitas vezes recorre-se às seguintes opções terapêuticas conservadoras:

  • Analgésicos e pomadas/cremes/geles anti-inflamatórios
  • Tratamento com calor ou frio
  • Dispositivos médicos ortopédicos (palmilhas, auxiliares, ortóteses, sapatos ortopédicos)
  • Fisioterapia
  • Treino muscular (fortalecimento e alongamento)
  • Eletroterapia e tratamento por ultrassons

Injetáveis:

Corticosteroides – As injeções de um medicamento corticosteroide na articulação do joelho podem ajudar a reduzir os sintomas de um sinal de artrite e proporcionar alívio da dor que dura há alguns meses. As injeções não são eficazes em todos os casos. Há um pequeno risco de infeção. E, seguramente, nos corticosteroides com efeito mais duradouro, a médio longo prazo, um desgaste acrescido das cartilagens.

Ácido hialurónico (viscossuplementação) – Este fluido espesso normalmente encontra-se em articulações saudáveis e injetá-lo nas danificadas pode aliviar a dor e fornecer lubrificação. A administração de viscossuplementação no joelho funciona como lubrificante e proporciona um alívio prolongado. A utilização desse tratamento está comprovada cientificamente.

PRP (Plasma Rico em Plaquetas) – Ao serem introduzidos no local da lesão, este vai ativar mecanismos que permitem a recuperação e cicatrização do tecido danificado.

Super PRP (Viscossuplementação + PRP) – A combinação do PRP com a viscossuplementação na mesma injeção, em certos casos, promove uma complementação e uma potenciação do efeito do tratamento.


Clínica Espregueira Móvel dá Assistência Médica Especializada em 15 Cidade do Norte e Centro do País

Com foco no Sistema Locomotor, Medicina Regenerativa e Medicina Desportiva, esta Clínica Móvel presta tratamentos modernos e diferenciadores a quem vive longe dos grandes centros urbanos.

A ideia da Clínica Espregueira Móvel surgiu nos anos 90, durante a época de estágio que o Professor João Espregueira-Mendes, Diretor da Clínica Espregueira, realizou na Clínica Mayo, nos EUA. Estes tipos de unidades móveis já existiam nos EUA, noutras especialidades, no entanto trata-se do primeiro projeto de unidades móveis dedicadas ao sistema locomotor na Europa.

Inserido no processo de expansão em curso, a Clínica Espregueira arrancou com um projeto inovador em Portugal, levando a diferentes localidades cuidados de saúde e tratamentos já prestados na Clínica do Porto.

A Clínica Espregueira Móvel tem como principal objetivo a realização de uma medicina de proximidade, isto é, levar especialistas e tratamentos de medicina regenerativa, de última geração, às populações do interior. As lesões articulares já são a maior despesa em saúde no mundo atingindo, em Portugal, milhões de pessoas. Este problema é causado, essencialmente, pelo aumento contínuo da esperança de vida, a prática de exercício físico mal orientada e por acidentes.

A Clínica Espregueira – FIFA Medical Centre of Excellence, entidade de referência em Medicina e Traumatologia Desportiva a nível nacional e internacional, com vocação especial para o Sistema Locomotor, Medicina Regenerativa e Medicina Desportiva – está a apostar numa medicina de proximidade, levando até ao interior uma Clínica Móvel com consultas para diagnosticar e tratar artroses e lesões das articulações, que afetam milhares de pessoas, quer pelo desgaste da idade, quer por trauma de desporto. A Clínica Espregueira Móvel desloca-se semanalmente às cidades de Águeda (quintas-feiras à tarde), Amarante (quartas-feiras à tarde), Aveiro (sextas-feiras todo o dia), Braga (sextas-feiras todo o dia), Chaves (terças-feiras todo o dia), Felgueiras (quintas-feiras à tarde), Guimarães (quintas-feiras de manhã), Lamego (segundas-feiras de manhã), Marco de Canaveses (quartas-feiras de manhã), (Oliveira de Azeméis (quintas-feiras de manhã), Peso da Régua (segundas-feiras à tarde), Ponte de Lima (segundas-feiras de manhã), Viana do Castelo (segundas-feiras à tarde), Vila Real (quartas-feiras de manhã) e Viseu (sextas-feiras todo o dia).

Neste primeiro período de atividade já foram tratadas cerca de 2.000 pessoas.

A Clínica Espregueira Móvel disponibiliza um médico e um enfermeiro, em presença física e um especialista, online. Nesta clínica, são realizados tratamentos injetáveis de medicina regenerativa (ortobiológicos) que atrasam ou podem mesmo evitar a cirurgia.

 São tratamentos não ci­rúrgicos, de vários tipos, com a injeção do nosso próprio sangue, de uma parte ci­catrizante do sangue com fatores de re­generação e vitaminas para a cartilagem, que vão estimular a regeneração. As nos­sas unidades móveis disponibilizam às populações de regiões menos centrais es­se tratamento inovador e de última gera­ção para conseguirmos melhorar a quali­dade de vida sem recurso à cirurgia.

A única coisa que é preciso fazer é uma pequena injeção, indolor, pode ser uma, duas ou três aplicações, consoante a patologia. Te­mos tratamentos de uma aplicação, por exemplo, e com uma simples injeção te­mos taxas de sucesso 80/90 por cento.

A Clínica Espregueira Móvel tem duas salas de consulta, uma sala de espera e uma sala de tratamentos, com fluxo laminar e equipamentos de última geração.

Os doentes poderão usufruir de consultas com médicos pós-graduados e altamente especializados, nos referidos tratamentos para as articulações (artrose, lesões das cartilagens, meniscos, ligamentos, tendões, ossos, músculos, entorses, tendinites, etc.). Neste caso, a primeira consulta de avaliação é gratuita. Também terão acesso a consultas de muitas outras especialidades com um médico presente e, simultaneamente, um especialista online diferenciado na patologia em causa.

A Clínica Espregueira Móvel funciona das 9h00 às 19h00 e as marcações devem ser realizadas através do telefone 220100112, ou do site www.clinicaespregueira.com

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...