Receção aos novos alunos da Faculdade no ano letivo 2023/2024

No Caminho da Investigação do Desenvolvimento

A Faculdade de Engenharia está organizada em cinco departamentos: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura, Departamento de Engenharia Eletromecânica, e Departamento de Informática.

A Faculdade de Engenharia integra cinco unidades de investigação sediadas na Faculdade e participa em quatro polos de unidades de investigação: Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais (FibEnTech), Center for Aerospace Sciences and Technologies (C-MAST), Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas (C-MADE), Centro de Investigação em Sistemas Electromecatrónicos (CISE), AeroG – LAETA (Associate Laboratory of Energy, Transports and Aeronautics), Instituto de Telecomunicações (IT), Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GeoBioTec-UBI), NOVA LINCS, e Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CiAUD).

Na Faculdade de Engenharia desenvolvem-se atividades de ensino e aprendizagem, atividades de transferência de conhecimento e de tecnologia, e atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) normalmente baseadas em projetos.

Na área de Ciência e Tecnologia Têxteis, as principais atividades de I&D centram-se nos seguintes domínios: tecnologias e processos alternativos para a indústria têxtil e do vestuário, têxteis não-convencionais, têxteis inteligentes, têxteis eletrónicos, biotecnologia têxtil, design funcional, materiais e processos têxteis, moda e design de moda, sustentabilidade e circularidade na indústria têxtil e do vestuário, acessórios de moda, tecnologias para a indústria do vestuário, produto de moda sustentável.

Na área de Ciências Aeroespaciais são desenvolvidas atividades de I&D com ênfase nos seguintes tópicos: propulsão, combustíveis e combustão, ondas de choque, aerodinâmica de aeronaves, astrodinâmica, órbitas de satélites, aeroelasticidade, estruturas de aeronaves, controlo, segurança de voo, gestão de projetos aeronáuticos, gestão de transporte aéreo e desempenho e projeto de aeronaves.

Na área de Arquitetura, as atividades de I&D centram-se nas áreas de construção em arquitetura, ciências da representação, história da arquitetura, projeto de arquitetura, proteção do património, teoria da arquitetura, e urbanismo.

Na área de Engenharia Civil, as atividades de I&D centram-se nas áreas de construção sustentável, gestão integrada da água, geotecnia, hidráulica fluvial, materiais de construção, mecânica e estruturas, mobilidade e transportes, saneamento ambiental, sustentabilidade ambiental de cidades, comunidades e territórios, e vias de comunicação.

Na área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores são desenvolvidas atividades de I&D com ênfase nos seguintes domínios: eletrónica e instrumentação, acionamentos e eletrónica de potência, robótica e automação industrial, energias renováveis, mobilidade elétrica e telecomunicações.

Na área de Engenharia Eletromecânica as principais atividades de I&D centram-se nos seguintes domínios: manutenção industrial, automação industrial e robótica, energias renováveis, mobilidade elétrica, materiais multifuncionais.

Na área de Engenharia e Gestão Industrial, as atividades de I&D mais relevantes têm-se centrado nos seguintes domínios: planeamento e controlo da produção, gestão da qualidade, melhoria contínua, gestão de projetos, logística e distribuição, sistemas de apoio à decisão.

Na área de Engenharia Mecânica são desenvolvidas atividades de I&D com ênfase nos seguintes domínios: otimização de sistemas energéticos, transferência de calor e sistemas térmicos, compósitos, estruturas e nanomateriais, materiais multifuncionais, modelos computacionais em reologia e magnetohidrodinâmica-eletrohidrodinâmica, dinâmica de fluidos computacional, modelação computacional, elementos finitos, engenharia e fabrico assistido por computador, inovação e tecnologias em sustentabilidade.

Na área da Bioengenharia são desenvolvidas atividades de I&D com ênfase nos seguintes domínios: sensores bio-médicos e análise de sinais biomédicos, biomecânica do corpo humano, biomateriais, sistemas biónicos, e projeto de dispositivos médicos.

Na área de Informática, as atividades de I&D mais relevantes têm-se centrado nos seguintes domínios: inteligência artificial, ciência de dados, recuperação de dados, processamento da linguagem natural, cibersegurança, redes de computadores, internet das coisas, computação em nuvem, computação gráfica, jogos digitais, realidade virtual, codificação de imagem e vídeo, e engenharia de software.

Sessão de Abertura da Conferência CIRMARE 2023

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Tradição aliada à Inovação nas Línguas, Literaturas e Culturas

O Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reconhecido pela sua tradição...

Ciências do Desporto e Educação Física apostam na Investigação

A nova direção da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) completou um ano...

Inovação e Excelência, um retrato do Departamento de Química

Em entrevista, Artur Valente, diretor do Departamento de Química da Universidade de Coimbra (DQUC) explica como os cursos pioneiros da...

Ensino de Vanguarda na Engenharia Mecânica

Disponibilizar uma oferta formativa universal, que seja capaz de tornar os alunos uma referência além-fronteiras, e continuar na linha da...

Um ensino de excelência da Engenharia Química

Formar as futuras gerações de Engenheiros Químicos com uma sólida e abrangente capacidade técnica e com aptidões interpessoais desenvolvidas é...