Universidade Nova de Lisboa oferece Pós-Graduações Gratuitas

A Universidade Nova de Lisboa está a lançar uma série de cursos de pós-graduação para o próximo ano letivo, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Com o foco na área do Turismo e do Património, estes cursos inovadores estão a ser disponibilizados de forma gratuita para os cidadãos portugueses. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 11 de setembro.

São 25 os cursos lançados pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) num modelo de aprendizagem híbrida, conhecido como b-learning. Este modelo combina componentes de formação à distância com interações presenciais, permitindo que os alunos obtenham uma pós-graduação adaptada às suas necessidades e agendas.

A principal inovação destes cursos reside no facto de serem totalmente gratuitos para os residentes em Portugal. Os cursos estão divididos em duas principais categorias: 14 cursos na área do Turismo, Cultura e Criação, e 11 cursos na área do Património, Gestão e Participação.

Alguns dos tópicos abordados incluem “Museus: Participação e Mediação”, “Filme Etnográfico”, “Património: saberes-fazer e indústrias criativas”, “Turismo Sensorial e Turismo Noturno”, “Turismo e Alterações da Paisagem”, “Turismo, Sustentabilidade e Participação Pública” e “Storytelling: Inovação e Inclusão Digital”.

Maria Caldeira da Silva, subdiretora para a Internacionalização, Cultura e Parcerias Regionais da Nova FCSH, destaca a relevância destes cursos não apenas para os estudantes, mas também para as organizações dos setores. Ao integrarem esses cursos nos seus planos de formação, as instituições beneficiarão de uma valorização significativa dos seus recursos humanos.

A seleção das áreas do Turismo e Património não foi aleatória. A FCSH optou por essas áreas devido às suas competências consolidadas e à capacidade de abordagem única que a faculdade pode oferecer. Ao combinar as Ciências Sociais e as Humanidades, a instituição consegue examinar esses tópicos sob perspetivas distintas e muitas vezes subestimadas, mas essenciais para a sustentabilidade social e cultural.

O corpo docente é composto por cerca de 50 especialistas académicos e profissionais do setor do turismo e património, garantindo um ensino de alta qualidade que une a teoria à prática.

Os cursos estão abertos a candidatos com mais de 23 anos de idade e que possuam uma licenciatura. As inscrições já ultrapassaram a marca das 1000 pessoas, e o prazo para candidaturas termina no dia 11 de setembro.

Maria Caldeira da Silva não exclui a possibilidade de futuras edições destes cursos, que poderão contar com apoio financeiro através de bolsas sociais e/ou de mérito. Este programa é visto como uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento nestas áreas-chave, numa abordagem que combina a excelência académica com a experiência prática.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Avanços e Inovações na Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), enraizada na Covilhã desde 1998, é um...

Uma Cultura de Humanidades

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real...

Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem,...

No Caminho da Investigação do Desenvolvimento

A Faculdade de Engenharia está organizada em cinco departamentos: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Departamento...

Faculdade de Ciências: 50 anos a reinventar o fascínio das Ciências

A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade da Beira Interior (UBI) agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e...