Inovação Digital no Ensino Superior

A Universidade da Beira Interior (UBI) abraçou o contexto de acelerada evolução digital que se vive atualmente, estando focada na transformação e transição de processos de forma segura e fiável.

A UBI disponibiliza a todas/os as/os suas/seus estudantes um conjunto de ferramentas digitais de suporte ao processo ensino-aprendizagem, nomeadamente, a versão mais recente e estável do sistema de gestão de aprendizagem Moodle, uma conta de e-mail institucional e licenças Microsoft Office 365, que incluem a suite de produtividade e o Teams. O acesso ao universo digital na UBI é feito através de um portal único, que centraliza os serviços ao dispor. A UBI tem uma aplicação móvel Moodle com a sua marca, permitindo acesso direto aos conteúdos ali colocados através de Android e iOS. O atendimento nos serviços académicos da UBI é gerido pelo sistema de senhas SIGÄ, igual ao que é usado em outros serviços da administração pública em Portugal, permitindo também o seguimento da fila diretamente no telemóvel.

A UBI foi pioneira no processo académico totalmente desmaterializado com a integração da assinatura digital qualificada (com cartão do cidadão), projeto que continua a desenvolver e a evoluir. Todas as pautas, sumários e fichas de unidades curriculares existem em formato digital e são assinadas por vários intervenientes (docentes e funcionários dos serviços académicos) no final do semestre, inerentemente garantindo integridade e autenticidade a todos os documentos. A integração com o cartão do cidadão nota-se desde o momento da matrícula, dado que os estudantes podem importar diretamente os dados do cartão para o sistema de forma muito conveniente. A UBI encontra-se atualmente a integrar a Chave Móvel Digital (CMD) em vários dos seus processos internos, tendo já recebido validação de integração desse serviço com a Agência da Modernização Administrativa (AMA).

Sendo membro ativo da Aliança de Universidades Europeias UNITA, a UBI não só tem acompanhado de muito perto os progressos europeus ligados ao digital, como tem feito contribuições nesse contexto. Para além disso, conhece e adota as melhores práticas internacionais, bebendo da experiência das instituições de ensino superior parceiras ou partilhando com elas o conhecimento neste domínio. A título de exemplo, pode dizer-se que a UBI é uma das poucas universidades europeias que, à data, emite automaticamente (obtido o devido consentimento) cartões de estudante europeus aquando da inscrição de novas/os estudantes.

A UBI tem apostado na melhoria contínua das suas infraestruturas ligadas ao digital. No contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), por exemplo, foram comprados e instalados cerca de 50 quadros interativos nas salas da universidade e refrescada a rede Wi-Fi de várias das suas faculdades. A totalidade do parque informático em laboratórios de ensino foi renovado em 2023. A UBI instalou ecrãs digitais verticais de grandes dimensões em todas as suas faculdades para disseminação ágil da informação institucional e útil à/ao estudante e tem como pilar estratégico a continuação da aposta forte neste domínio, no futuro.

A UBI tem também uma oferta formativa sólida ligada ao digital, encabeçada pela Engenharia Informática (licenciatura, mestrado e doutoramento), Informática Web, Móvel e na Nuvem, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Eletromecânica, Design Multimédia, entre muitos outros. Todos estes cursos são extremamente atrativos para o mercado de trabalho atual, com o recrutamento a acontecer à porta da licenciatura ou ainda antes das/os estudantes terminarem os cursos.

 Num momento em que se atravessa um período de elevado dinamismo tecnológico, nomeadamente aquele que já é conhecido como o “Verão Quente da Inteligência Artificial”, a UBI tem acompanhado e até trabalhado em antecipação a algumas dessas mudanças, por exemplo, preparando cursos em temas emergentes e de vanguarda. Os cursos de licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados e em Engenharia Mecânica Computacional entraram em funcionamento no ano letivo de 2023/24 e, em 2024/25, entrará em funcionamento o curso de licenciatura em Computação Criativa. A UBI tem um Laboratório de Competências Transversais e disponibiliza uma vasta panóplia de cursos não conferentes de grau que permitem às/aos nossas/os estudantes valorizar o seu conjunto de competências durante a sua vida académica. A UBI tem promovido ativamente a discussão em torno do uso da inteligência artificial no ensino através de fóruns e seminários. A iniciar está um projeto de investigação de integração de um chatbot para pesquisa de informação nos conteúdos letivos.

Deixe um comentário

Outra Perspetiva

Avanços e Inovações na Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI), enraizada na Covilhã desde 1998, é um...

Uma Cultura de Humanidades

Criada em setembro de 2000, a Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI localiza-se nas antigas instalações da Real...

Ciências Sociais e Humanas no caminho da excelência

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade da Beira Interior (UBI) é um espaço vibrante de aprendizagem,...

No Caminho da Investigação do Desenvolvimento

A Faculdade de Engenharia está organizada em cinco departamentos: Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Departamento de Ciências Aeroespaciais, Departamento...

Faculdade de Ciências: 50 anos a reinventar o fascínio das Ciências

A Faculdade de Ciências (FC) da Universidade da Beira Interior (UBI) agrega os Departamentos de Física, Matemática e Química e...